Eleito pela CDU em Ervedal da Beira denuncia “abandono” da extensão de saúde local
11 Fevereiro, 2020 1792 visualizações

Eleito pela CDU em Ervedal da Beira denuncia “abandono” da extensão de saúde local

image_pdfimage_print

O eleito pela CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, João Dinis, reclama por “medidas urgentes”…

… para a extensão de saúde de Ervedal da Beira que “se encontra sem médico há um mês”, “sem aquecimento central há mais de três meses” e “com mais de mil utentes desamparados”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o eleito pela CDU verifica que “há grande desleixo por parte das entidades com responsabilidades diretas e mesmo indiretas pelo funcionamento da Extensão de Saúde, em Ervedal da Beira, no âmbito do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital”.

João Dinis refere que “está de “baixa” (prolongada) o agora único médico que presta serviço nesta Extensão de Saúde e não se sabe se há alguma previsão para o seu regresso a funções”. “Não satisfaz minimamente a “conversa” oficial segundo a qual há médico(s) de “substituição” no Centro de Saúde na cidade de Oliveira do Hospital, desde logo porque chega a ser um “crime” forçar idosos, fragilizados, a deslocarem-se a esta cidade para irem ao médico”, refere.

João Dinis alerta ainda que “há uns três meses que está avariado o sistema interno de aquecimento central do – ainda novo – edifício desta Extensão de Saúde e sem que as entidades da tutela “consigam” resolver o problema. “ Acontece que também há consultas de Saúde Infantil e, para combater o frio, têm sido funcionários(as) da Extensão a fornecer os aquecedores”, refere.

O eleito pela CDU verifica também que se mantêm desatualizados os contactos da extensão de saúde. “Quem procurar, na Net, encontrará os contactos da Extensão de Saúde ainda por atualizar desde 2017…ou seja, passados mais de dois anos, os interessados ainda não encontram disponíveis, na Net, os atuais contactos”, frisa.

Aponta ainda como “desleixo” o estado das bandeiras oficiais hasteadas nos mastros que “estão feitas em fitas”. “Uma vergonha!”, considera.

No comunicado que constituiu o teor da missiva que João Dinis enviou às entidades responsáveis, reclama “a solução urgente destes e de outros problemas que estão a afetar os utentes da Extensão de Saúde, em Ervedal da Beira”.

“Por exemplo, os utentes das povoações vizinhas a Ervedal da Beira não dispõem de transportes de acesso público para lá se deslocarem a consultas e falamos sobretudo de idosos”, expõe João Dinis, considerando tratar-se de outra falha que, no caso, “nem a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, nem a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira têm querido resolver”. “É uma inadmissível falta de sensibilidade”, entende

Esta tomada de posição do membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, João Dinis, foi comunicada aos presidentes da União e Assembleia da respetiva União de Freguesias, presidente do Município de Oliveira do Hospital, presidente da Assembleia Municipal oliveirense, Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro e Direção do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, referiu que “as competências para resolver os problemas não pertencem” à autarquia, que mandou construir o edifício que acolhe atualmente aquele serviço de cuidados de saúde primários.

“A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro tem de ter contratos de manutenção que não tem tido”, disse o autarca, que lamentou os problemas descritos pelo eleito da CDU.

“Preocupa-nos essa situação. Mas as responsabilidades não estão da parte da Câmara Municipal”, que, sublinhou, tem vindo a alertar a ARS e o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES – PIN), dirigido pelo médico Avelino Pedroso, para a necessidade de substituir os médicos em falta, tanto em Ervedal, como em Seixo e Lagares da Beira.

Após ter contactado a ARS do Centro e o ACES – PIN, a Lusa aguardava ontem às 17h30 que estas entidades tomassem posição.

com lusa.pt

Anterior Município de Oliveira do Hospital dinamiza sessões de treinos Interinstitucionais de Boccia Senior
Seguinte Região: Dois homens identificados por furtos a residências

Notícias Relacionadas

Informação

 “Férias + Solidárias” ocupa jovens em Oliveira do Hospital

Estão a decorrer, até 22 de junho, as candidaturas à edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” preconizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH).

Nacional

Depressão Elsa: Autoridades responderam a 443 ocorrências depois das 00h00

O mau tempo que se faz sentir, com a chegada da depressão Elsa, obrigou os bombeiros a responderem a 443 ocorrências entre as 00:00 e as 05:00 de hoje,…

Última Hora

Um avião anfíbio médio de combate a incêndios Fire Boss, sofre acidente na barragem de Castelo do Bode.

Um avião anfíbio médio FireBoss, de indicativo operacional Alfa 8, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, sofreu esta tarde um acidente quando efetuava uma manobra de scooping na barragem de

Região

Voluntários vão plantar mil árvores na Serra da Estrela

Mil árvores vão ser plantadas, no domingo, na Mata Nacional da Covilhã, área da serra da Estrela que foi afetada pelos incêndios em 2017.

Última Hora

Bombeiros de Oliveira do Hospital comemoram 97º aniversário com sentimento de “dever cumprido”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora domingo, 24 de março, o 97º aniversário.

Última Hora

Mau tempo provocou quedas de árvores e deslizamentos de terras no concelho de Oliveira do Hospital

O mau tempo que se tem feito sentir desde a tarde de ontem, devido à depressão Elsa que está a afetar o Norte e Centro…

Destaque

 Suspeito de atear fogo em Oliveira do Hospital ficou em prisão preventiva

  A Polícia Judiciária através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Proteção Civil da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da GNR, deteve um homem pela presumível

Destaque

Oliveira do Hospital: GNR recupera material furtado de residência

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, recuperou ontem, dia 10 de março, material furtado de uma residência, em Oliveira do Hospital.

Informação

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital está de regresso ao campo depois do Campeonato Nacional ter sido interrompido para jogos da Taça de Portugal.

Última Hora

Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião

A Aldeia de Montanha de Alvôco da Serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades

Última Hora

CCDRC e Município oliveirense entregaram mais uma casa. 70 casas de 123 estão concluídas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Município de Oliveira do Hospital entregaram hoje, num ato simbólico, mais uma casa pronta a habitar depois de

Destaque

Oliveira do Hospital tem seis novos casos de Covid-19. São quatro funcionárias e dois utentes de um lar de idosos (com vídeo)

O concelho de Oliveira do Hospital regista seis novos casos de infeção pelo novo coronavírus detetados num lar de idosos.