Eleito pela CDU em Ervedal da Beira denuncia “abandono” da extensão de saúde local
11 Fevereiro, 2020 848 visualizações

Eleito pela CDU em Ervedal da Beira denuncia “abandono” da extensão de saúde local

image_pdfimage_print

O eleito pela CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, João Dinis, reclama por “medidas urgentes”…

… para a extensão de saúde de Ervedal da Beira que “se encontra sem médico há um mês”, “sem aquecimento central há mais de três meses” e “com mais de mil utentes desamparados”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o eleito pela CDU verifica que “há grande desleixo por parte das entidades com responsabilidades diretas e mesmo indiretas pelo funcionamento da Extensão de Saúde, em Ervedal da Beira, no âmbito do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital”.

João Dinis refere que “está de “baixa” (prolongada) o agora único médico que presta serviço nesta Extensão de Saúde e não se sabe se há alguma previsão para o seu regresso a funções”. “Não satisfaz minimamente a “conversa” oficial segundo a qual há médico(s) de “substituição” no Centro de Saúde na cidade de Oliveira do Hospital, desde logo porque chega a ser um “crime” forçar idosos, fragilizados, a deslocarem-se a esta cidade para irem ao médico”, refere.

João Dinis alerta ainda que “há uns três meses que está avariado o sistema interno de aquecimento central do – ainda novo – edifício desta Extensão de Saúde e sem que as entidades da tutela “consigam” resolver o problema. “ Acontece que também há consultas de Saúde Infantil e, para combater o frio, têm sido funcionários(as) da Extensão a fornecer os aquecedores”, refere.

O eleito pela CDU verifica também que se mantêm desatualizados os contactos da extensão de saúde. “Quem procurar, na Net, encontrará os contactos da Extensão de Saúde ainda por atualizar desde 2017…ou seja, passados mais de dois anos, os interessados ainda não encontram disponíveis, na Net, os atuais contactos”, frisa.

Aponta ainda como “desleixo” o estado das bandeiras oficiais hasteadas nos mastros que “estão feitas em fitas”. “Uma vergonha!”, considera.

No comunicado que constituiu o teor da missiva que João Dinis enviou às entidades responsáveis, reclama “a solução urgente destes e de outros problemas que estão a afetar os utentes da Extensão de Saúde, em Ervedal da Beira”.

“Por exemplo, os utentes das povoações vizinhas a Ervedal da Beira não dispõem de transportes de acesso público para lá se deslocarem a consultas e falamos sobretudo de idosos”, expõe João Dinis, considerando tratar-se de outra falha que, no caso, “nem a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, nem a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira têm querido resolver”. “É uma inadmissível falta de sensibilidade”, entende

Esta tomada de posição do membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, João Dinis, foi comunicada aos presidentes da União e Assembleia da respetiva União de Freguesias, presidente do Município de Oliveira do Hospital, presidente da Assembleia Municipal oliveirense, Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro e Direção do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, referiu que “as competências para resolver os problemas não pertencem” à autarquia, que mandou construir o edifício que acolhe atualmente aquele serviço de cuidados de saúde primários.

“A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro tem de ter contratos de manutenção que não tem tido”, disse o autarca, que lamentou os problemas descritos pelo eleito da CDU.

“Preocupa-nos essa situação. Mas as responsabilidades não estão da parte da Câmara Municipal”, que, sublinhou, tem vindo a alertar a ARS e o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES – PIN), dirigido pelo médico Avelino Pedroso, para a necessidade de substituir os médicos em falta, tanto em Ervedal, como em Seixo e Lagares da Beira.

Após ter contactado a ARS do Centro e o ACES – PIN, a Lusa aguardava ontem às 17h30 que estas entidades tomassem posição.

com lusa.pt

Anterior Município de Oliveira do Hospital dinamiza sessões de treinos Interinstitucionais de Boccia Senior
Seguinte Região: Dois homens identificados por furtos a residências

Notícias Relacionadas

Educação

Eptoliva aprova “maior Plano e Orçamento de sempre”

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou,…

Última Hora

Empresas: Intermarché de Oliveira do Hospital está “mais próximo” da população

A loja Intermarché de Oliveira do Hospital está agora “mais próxima da população” no âmbito daquele que é posicionamento demonstrado pela nova gerência de maior envolvimento na comunidade.

Região

Tábua: Jovem ficou ferido em acidente

Um jovem, com cerca de 20 anos, sofreu ferimentos ligeiros num acidente na localidade de Fonte Arcada, no concelho de Tábua.

Região

CIM Região de Coimbra propõe plano com 32 medidas para apoio às vítimas dos incêndios de 15 e 16 de Outubro

Reunido em Oliveira do Hospital, o Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou por unanimidade uma tomada de posição, composta por 32 medidas de apoio às vítimas dos incêndios

Informação

GNR deteve quatro pessoas por fraude fiscal de cinco milhões de Euros

A GNR anunciou hoje, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, que a Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro, realizou no dia 19 de

Cultura

“Os Amigos de Lagos da Beira” comemoram VI aniversário com tarde musical

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” comemoram o seu VI aniversário no próximo dia 28 de abril, a partir das 21 horas, na sede da Associação Desportiva

Região

Papa vai canonizar Francisco e Jacinta em Fátima a 13 de maio

O Papa Francisco anunciou, hoje, no Vaticano que vai presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto em Fátima, no dia 13 de maio. 

Informação

Restrição de velocidade nas linhas da Beira Alta e do Douro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a aplicação de medidas preventivas de segurança relacionadas com a restrição de velocidade de circulação nas linhas ferroviárias da Beira Alta e do

Última Hora

“Esta noite ficará sempre nas nossas memórias porque todos vivemos um inferno”

No dia em que se assinalou um ano após a tragédia que assolou o concelho de Oliveira do Hospital, decorreu ontem, nos Paços do Concelho, uma sessão evocativa em memória

Última Hora

MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de não conhecer o terreno afetado pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vitimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), representado por Fernando Pereira, considera que o Ministro da Agricultura não conhece o terreno afetado pelos incêndios de

Sociedade

Idoso desaparecido em Quiaios foi encontrado numa zona de mato

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, encontrou ontem, dia 5 de junho, na localidade de Quiaios, um homem de 63 anos que estava desaparecido desde

Última Hora

José Manuel Silva apresentou candidatura à Câmara Municipal de Coimbra

O ex-bastonário dos médicos José Manuel Silva é candidato à Câmara Municipal de Coimbra e disse que o que distingue o seu projeto é a independência, a liberdade de pensamento