“É com muita alegria que nos reunimos neste domingo para celebrar a Eucaristia”
1 Junho, 2020 371 visualizações

“É com muita alegria que nos reunimos neste domingo para celebrar a Eucaristia”

image_pdfimage_print

Neste fim de semana assistiu-se ao retomar das celebrações religiosas com a participação de fiéis. Na cidade de Oliveira do Hospital, a Eucaristia Dominical…

… realizou-se no adro da Igreja Matriz, com o pároco local a partilhar a “alegria” pela presença de todos.

“É com muita alegria que nos reunimos neste domingo para celebrar a Eucaristia, escutar a Palavra de Deus, celebrar em comunidade a nossa fé”, começou por referir o pároco António Loureiro, no início da homilia.

O sacerdote lembrou os “tempos difíceis tanto em termos pessoais, sociais e eclesiais”. António Loureiro que, em tempo de pandemia, sempre celebrou a Eucaristia chegando à população através da Rádio Boa Nova e das redes sociais, considerou ontem que “para alguns, a experiência poderá ter sido positiva” e “para outros, poderá ter sido assim, assim”.

Como positivo, sublinhou o facto de as famílias terem tido tempo “para estar juntas”. “Os esposos, os pais com os seus filhos, os irmãos. Às vezes pode ter ajudado a reforçar os laços familiares. Pode ter potenciado algum conflito. Mas tivemos tempo para estar em família. Numa sociedade em que parece que já não há tempo para a família com tanto que fazer”.

Ainda num olhar à pandemia que está a afetar o mundo o pároco oliveirense referiu, ontem, que “parece que o homem tudo podia com a ciência, as telecomunicações, com as viagens e de repente um pequeno vírus parou o mundo e pôs tudo em questão”. “No fundo convida-nos à humildade do coração, a podermos descobrir que somos seres humanos e que só Deus é Deus. Deus permite que aconteçam doenças e os problemas. Mas, Deus está sempre pronto a ajudar-nos, nunca nos abandona, dá-nos a sua mão e por isso também este tempo para alguns é difícil em termos de fé”, observou o pároco.

Ainda em tempo de pandemia, mas de regresso às celebrações participadas mas com regras, António Loureiro questiona: “Será que este tempo de paragem nos ajuda a poder potenciar aquilo que há de bom dentro de nós. Será que depois da pandemia volta tudo ao mesmo? Ou efectivamente nos vamos sentir diferentes e transformados?”

António Loureiro, que é também arcipreste do Nordeste da Diocese de Coimbra, verificou ontem que “toda a gente diz que o mundo não vai ser igual e as pessoas não vão voltar a ser como antes”, mas constata que “se o coração do homem não muda tudo volta a ser igual”.

O regresso às celebrações religiosas participadas aconteceu no domingo de Pentecostes, em que a Igreja celebra a Festa do Espírito Santo. António Loureiro espera, por isso, que com o retomar das celebrações nesta ocasião, se possa verificar “a mudança do nosso interior”.

Anterior Incêndios 2017: Município de Seia abre período de candidaturas para atribuição de donativos da Conta Solidária
Seguinte Covid-19: Portugal com 32.700 casos (mais 200) e 1.424 mortes (mais 14)

Notícias Relacionadas

Última Hora

Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

O vice-presidente da direção-geral cessante Daniel Azenha foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), na segunda volta das eleições, com 53,4% dos votos.

Informação

Covid-19: Há mais 6 mortos e 264 casos de infeção em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado, esta sexta-feira, pela Direção-Geral de Saúde, Portugal regista, desde o início da pandemia, 1.190 óbitos…

Região

Massa de ar polar chega na sexta-feira

Uma mudança significativa do estado do tempo, devido a uma massa de ar polar, é esperada a partir da tarde de sexta-feira, com redução acentuada das temperaturas.

Última Hora

Alvôco das Várzeas vai hastear Bandeiras Azul, de Ouro e de Praia Acessível

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro, numa cerimónia

Informação

Região: Acidente de trabalho faz um ferido grave em pedreira de Ponte de Lima

Um homem de 55 anos ficou hoje ferido com gravidade na sequência de um acidente de trabalho numa pedreira na rua do Tesido, em Estorãos, no concelho de Ponte de

Última Hora

Região: Colisão na EN17 entre ambulância e pesado provoca três feridos graves. Uma mulher não resistiu aos ferimentos (notícia atualizada)

Uma colisão entre uma ambulância e um veículo pesado, ocorrida hoje na Estrada Nacional (EN) 17, no concelho de Celorico da Beira, provocou três feridos graves e um ligeiro.

Última Hora

Curso de Artes do Espetáculo da Eptoliva encantou em Góis

Prestes a finalizar o curso em Julho próximo, os finalistas do Curso de Artes do Espetáculo/Interpretação, estrearam na Casa da Cultura de Góis, …

Última Hora

Passos Coelho está de saída do PSD. Rui Rio está na corrida e perfilam-se outros nomes

O presidente do partido apresentou a sua retirada na reunião do Conselho Nacional que começou na terça-feira e só terminou nesta quarta-feira de madrugada,…

Última Hora

Férias Ativas 2018 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2018 terminaram com um mega encontro onde se reuniu a maioria dos participantes deste programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital, que é

Informação

Candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da Unesco integra Fórum Português de Geoparques

8 A adesão a Geopark foi aprovada pelos restantes membros do Fórum (Geopark Naturtejo, Arouca Geopark, Geopark Açores e Geopark Terras de Cavaleiros), que promoveram o apoio e acompanhamento do

Última Hora

Região Centro de Portugal distinguida nos prémios Guia Boa Cama Boa Mesa

O Centro de Portugal é uma das regiões em grande destaque nos prémios do “Guia Boa Cama Boa Mesa”. Este ano, foram distinguidos sete hotéis e dois restaurantes situados no território do Centro

Última Hora

Aveiro: Homem detido por homicídio na forma tentada e detenção de arma proibida

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, procedeu à detenção de um homem, com 61 anos de idade,…