Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão
11 Agosto, 2016 1309 visualizações

Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

image_pdfimage_print

Doze incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros às 08h00 devido à sua dimensão…

… e velocidade do vento, adiantou Miguel Cruz, da Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, o Adjunto Nacional de Operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Miguel Cruz, disse que a noite foi muito difícil para os operacionais devido ao vento forte conforme estava previsto.

“Este vento manteve as coisas complicadas em alguns dos cenários que temos, em particular no distrito de Aveiro, no concelho de Arouca e de Águeda, e Castelo de Paiva e Anadia. Estes quatro incêndios são os mais complicados”, adiantou.

De acordo com Miguel Cruz, complicados estão também os incêndios em Vieira do Minho e Arcos de Valdevez, distrito de Braga, em Caminha, Viana do Castelo, e um em Viseu.

“Durante a noite houve zonas onde o incêndio se aproximou de algumas habitações e portanto o esforço dos bombeiros e a estratégia foi sempre a de defender por completo as habitações. Isso foi conseguido. Não houve vítimas para nós é o mais importante”, salientou.

Contudo, a expectativa de Miguel Cruz para o dia de hoje é a de que a situação “melhore um pouco” devido à previsão de diminuição do vento.

“Continuamos a ter valores muito elevados das temperaturas e vento forte, mas temos esperança que com a diminuição do vento consigamos com os dispositivos no terreno resolver algumas situações”, disse.

Miguel Cruz lembrou também que está prevista para hoje de manhã a chegada de reforços de meios aéreos de Marrocos e Espanha (para ajudar no combate a incêndios junto à fronteira).

No que diz respeito aos incêndios que mais preocupam, o responsável destacou o de Águeda, distrito de Aveiro, que mobilizava 337 operacionais, com o apoio de 103 veículos e seis meios aéreos. Por dominar continua também o fogo em Arouca, igualmente no distrito de Aveiro, que está a ser combatido por 306 bombeiros, com o auxílio de 97 veículos e cinco meios aéreos.

Ainda em Aveiro, os bombeiros estão a tentar dominar um incêndio em Anadia que mobiliza 331 operacionais, com o apoio de 98 meios terrestres e que levou à evacuação do Hotel do Buçaco. “Foi evacuado por medida de precaução. O hotel não foi afetado, nem a mata do Buçaco devido ao esforço grande por parte do dispositivo do incêndio de Anadia”, disse.

Miguel Cruz destacou ainda os fogos em Viana do Castelo, que continuam a preocupar bombeiros em Arcos de Valdevez e Caminha.

Às 08h00, de acordo com a página da Internet da ANPC, estavam ativos 12 incêndios [ocorrências importantes], sendo que o de Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, está em fase de resolução. De acordo com a ANPC, “ocorrências importantes”, são aquelas que decorrem há mais de três horas e mobilizam mais de 15 meios de socorro.

Anterior Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…
Seguinte Linha da Beira Alta cortada devido a incêndio

Notícias Relacionadas

Informação

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Informação

Seia: Condenado a 19 anos de prisão por matar mulher

Rui Andrade, o homem acusado de matar a mulher num acidente rodoviário em Seia e de simular um acidente para encobrir o mesmo, foi esta segunda-feira condenado pelo tribunal da

Informação

Município de Oliveira do Hospital aposta em iluminação pública eficiente

O Município de Oliveira do Hospital e a EDP Distribuição – Energia, S.A assinaram um protocolo que tem como objetivo a definição dos tipos correntes de iluminação, …

Última Hora

Belezas naturais da Serra da Estrela em exposição no CISE

A Fauna da Serra da Estrela está retratada em fotografia por Gert Verrijdt, até ao final do mês no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Última Hora

Marcelo propõe renovação do estado de emergência até 1 de maio. “Não podemos brincar em serviço”

O Presidente da República vai solicitar a renovação do estado de emergência, até ao dia 1 de maio. O anúncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa numa comunicação ao

Informação

Penacova homenageou José Barbosa Santos Leite

No dia em que passaram 90 anos sobre a morte do Major Santos Leite, a Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão homenageou, em parceria com a Câmara Municipal de

Região

Ensino à distância mantém-se no início do 3.º período

As aulas do terceiro período letivo vão arrancar ainda à distância devido à pandemia de covid-19, adiantou ontem a presidente…

Região

GNR vai dar apoio especial a idosos devido frio

A GNR vai reforçar as ações de vigilância e realizar um apoio especial junto dos mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos e isolados devido ao frio, indicou hoje

Última Hora

122 pessoas detidas por desobediência. “Vamos ter nas ruas 35 mil efetivos” na Páscoa, garante Eduardo Cabrita

Dando cumprimento às determinações do decreto que renovou o Estado de Emergência, em vigor desde ‪as 00h00 do dia 3 de abril, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública

Nacional

Governo dá tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

O primeiro-ministro, António Costa, assinou um despacho a conceder tolerância de ponto a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços do Estado e nos institutos públicos na terça-feira

Nacional

Diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa

A diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa e estima-se que 44% dos doentes esteja ainda por diagnosticar. Os números são conhecidos…

Educação

Bibliotecas Municipais assinalam Dia Mundial do Livro

No Dia Mundial do Livro, que hoje se assinala, as Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital vão ao encontro dos munícipes e leitores saindo do seu espaço habitual.