Doze distritos sob aviso amarelo por causa do tempo quente. Risco máximo e muito elevado de incêndio no interior Norte e Centro
22 Julho, 2020 458 visualizações

Doze distritos sob aviso amarelo por causa do tempo quente. Risco máximo e muito elevado de incêndio no interior Norte e Centro

image_pdfimage_print

Doze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente e em oito deles o aviso prolonga-se até ao final do dia de quinta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O aviso amarelo por causa da persistência do tempo quente prolonga-se até às 21h de quinta-feira nos distritos de Bragança, Évora, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Já nos distritos de Guarda, Santarém, Viana do Castelo e Braga o aviso amarelo vigora até às 20h de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto à radiação ultravioleta, todo o território de Portugal continental apresenta hoje com risco muito elevado.

Nestas situações é aconselhada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol.

DGS deixa (mais) conselhos para se manter saudável e fresco

As temperaturas continuam elevadas e, por este motivo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) prossegue nos conselhos à população portuguesa sobre os cuidados a ter para se manter saudável, hidratado e fresco. A Autoridade para a Saúde começa por destacar que deve evitar o calor dentro das habitações, pelo que recomenda que “corra as persianas ou feche as portadas durante o dia”.

Ainda durante a permanência em casa não se esqueça de a refrescar “no período noturno, permitindo a circulação do ar dentro de casa”. Deve também manter a habitação “arejada” e “evitar ligar o forno”, refere num post colocado no Facebook.

Mas e na rua? Tenha em atenção que é necessário que passe em ambientes frescos “pelo menos duas a três horas por dia”.

“Em períodos de muito calor, procure passar pelo menos duas a três horas por dia em ambientes frescos”, acrescentando a DGS que é fundamental ter “especial atenção aos idosos, crianças, grávidas e doentes crónicos”.

Se tem de viajar de carro, “escolha as horas de menos calor” para o fazer. “Não permaneça dentro das viaturas estacionadas” e “não deixe os animais domésticos” no veículo.

Noutro post, a autoridade volta a chamar a atenção para a necessidade de se manter hidratado, bebendo água “mesmo quando não tem sede”. Em alternativa, ingira “sumos de fruta natural”, mas “evite o consumo de bebidas alcoólicas”.

Risco máximo e muito elevado de incêndio no interior Norte e Centro

Treze concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Santarém e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia em que está prevista possibilidade de trovoada no interior norte e vento forte nas terras altas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco muito elevado de incêndio estão hoje mais de 130 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.

Em risco elevado o IPMA coloca mais de 30 municípios dos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Évora, Portalegre, Beja e Faro.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou na terça-feira que o estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios vai passar a azul, o mais baixo, a partir das 00:00 de hoje devido ao desagravamento das condições meteorológicas, avançou hoje a Proteção Civil.

O estado de alerta especial azul significa que o grau de risco é moderado, existindo as condições para a ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais.

O IPMA prevê para hoje possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde e vento por vezes forte nas terras altas. Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e da temperatura máxima no litoral oeste.

As temperaturas máximas devem subir hoje até aos 36.º (Évora e Beja) e as mínimas não vão baixar dos 17.º (Leiria)

Em Oliveira do Hospital, os termómetros variam, hoje, entre os 18 e os 33 graus.

Anterior Pároco de Oliveira do Hospital celebra 30 anos de sacerdócio
Seguinte Sinistralidade: 494 infrações, 58 acidentes e 19 detenções no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nacional

Ensino superior: Número de candidatos à primeira fase aumentou 3,4%

O número de candidatos à primeira fase de acesso ao ensino superior aumentou 3,4% este ano, em relação a 2018, anunciou hoje o Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e

Última Hora

Três feridos após viatura se ter incendiado na A1

Três pessoas ficaram hoje feridas, uma com gravidade, após se ter incendiado a viatura em que seguiam na A1 na zona de Condeixa-a-Nova, disse hoje uma fonte da GNR de

Informação

Semana começa com temperaturas acima dos 30 graus

A semana começa com céu pouco nublado ou limpo e temperaturas máximas acima dos 30 graus celsius, em especial nas regiões do interior centro e sul e Vale do Tejo.

Informação

Chuva torrencial provocou 22 inundações na cidade De Viseu

O mau tempo, nomeadamente a chuva forte que ontem caiu em Viseu, provocou 22 inundações nas imediações do Palácio do Gelo, do Continente e nas zonas de Marzovelos e Orgens.

Nacional

Projecto Melhor Eucalipto com sessões de informação para produtores florestais

Depois de Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo), o Projecto Melhor Eucalipto segue hoje para Sever do Vouga (distrito de Aveiro), no Centro de Artes e Espetáculos, com mais uma

Informação

Viatura dos bombeiros de Oliveira do Hospital ardeu em incêndio em Alvôco de Várzeas

Uma viatura de combate a fogos florestais da corporação de bombeiros de Oliveira do Hospital, ardeu ao início da tarde de hoje no incêndio que consumiu mato e pinhal numa

Informação

Investigadores do INESC Coimbra e da Universidade de Coimbra desenvolvem aplicação para ajudar a localizar o fogo

Um grupo de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) e da Universidade de Coimbra (UC)…

Informação

Região: PJ deteve homem de 54 anos suspeito de abusar de jovem alcoolizada

A Polícia Judiciária anunciou a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem, de 54 anos, “pela presumível prática de um crime de abuso sexual…

Região

Gouveia: Município reduz valor da água, saneamento e resíduos e cria linha de apoio para ajudar pessoas vulneráveis

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, anunciou hoje que decidiu reduzir o valor da próxima fatura da água, saneamento e resíduos a pagar pelos munícipes e empresas, em

Informação

Aumento de nascimentos dá novo fôlego a creche de Travanca de Lagos

A freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital assistiu ao aumento do número de nascimentos. A comprová-lo está o número de crianças a frequentar a creche

Informação

Fundação INATEL suspende campeonatos. AF Coimbra suspende toda a atividade

A Fundação INATEL, no cumprimento das recomendações emanadas pelas Direção-Geral da Saúde, informa que as suas ações, incluindo os campeonatos desportivos, estão suspensas até dia 3 de abril.