Documentário “A Máscara de Cortiça” de Tiago Cerveira estreia em Góis (com vídeo)
17 Junho, 2020 603 visualizações

Documentário “A Máscara de Cortiça” de Tiago Cerveira estreia em Góis (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, caracterizada pela Máscara de Cortiça acaba é um das finalistas regionais das “7 Maravilhas”…

… do programa da RTP – este ano a celebrar a Cultura Popular, uma candidatura do Município de Góis em parceria com a Junta de Freguesia de Góis e a Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã.

No próximo sábado, 20 de Junho, pelas 21h, estreia, no Auditório da Casa da Cultura de Góis, o documentário realizado por Tiago Cerveira sobre este Património Imaterial, passado de geração em geração, através de testemunhos orais.

Em 2005, a Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã promoveu um levantamento de tradições, lendas e estórias afetas às aldeias do Xisto do Concelho de Góis. Fruto dessa recolha, esta associação em parceria direta com a Câmara Municipal de Góis e a Junta de Freguesia de Góis conseguiram revitalizar em 2006 a iniciativa popular “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”, recuperando o saber-fazer associado à construção das máscaras de cortiça, destacando, de modo fiel, as tradições associadas, desde a “vestimenta” dos foliões, às quadras jocosas, o tradicional baile, representação etnográfica, ateliês de máscaras, não descurando o momento do “poste do presunto” e a queima do “entrudo” realizados no Largo da Quintã, sendo a aldeia da Aigra Nova o centro nevrálgico de toda esta iniciativa.

O filme “A Máscara de Cortiça“ é uma iniciativa da Freguesia de Góis, produzida e realizada por Tiago Cerveira.

Após a exibição haverá lugar a uma conversa com o realizador e com as entidades envolvidas no projecto.

Esta curta documental que já está selecionada para vários festivais de cinema nacionais e internacionais, mostra-se pela primeira vez em Góis.

Conforme o Plano de Contingência da CCG – Auditório é obrigatória a utilização de máscara, sendo que o auditório apresenta uma lotação limitada a 100 pessoas. A entrada é gratuita mas de reserva obrigatória através do Posto de Turismo Municipal (Tlf. 235 770 113)

Anterior Incêndio de Pedrógão Grande que provocou 66 mortos aconteceu há três anos
Seguinte CIM Região de Coimbra unânime na defesa do Hospital dos Covões

Notícias Relacionadas

Educação

Município de Oliveira do Hospital abre candidaturas para Bolsas de Estudo no Ensino Superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai atribuir bolsas de estudo no ensino superior a alunos de cariz social e por mérito excecional.

Última Hora

Oliveira do Hospital entregou mais 17 habitações recuperadas após o grande incêndio de 15 de outubro

Ontem, cumpriu-se, em Oliveira do Hospital a entrega de 17 chaves das habitações que foram recuperadas ao abrigo …

Última Hora

Colisão rodoviária fez um morto e dois feridos em Penamacor

A colisão entre duas viaturas ligeiras no concelho de Penamacor provocou ontem à tarde um morto e dois feridos, disse à Lusa fonte…

Informação

Ponte de Sor: Despiste faz um morto e fere com gravidade duas pessoas

Um despiste de uma viatura ligeira, seguido de uma colisão numa árvore de grande porte, na Estrada Nacional 2 (EN2), em Ponte de Sor, causou a morte a um homem de 52 anos e

Região

Câmara de Viseu autua infraestruturas de Portugal por falta de limpeza de vias

A Câmara de Viseu abriu um processo de contraordenação à Infraestruturas de Portugal por falta de limpeza das estradas no concelho.

Última Hora

Feira do Porco e do Enchido volta a animar Meruge

Foi dado o pontapé de saída para a 14ª edição da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, que decorre dia 13 de Novembro no emblemático cenário da Laje

Informação

Covid-19: Há mais 6 mortos e 264 casos de infeção em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado, esta sexta-feira, pela Direção-Geral de Saúde, Portugal regista, desde o início da pandemia, 1.190 óbitos…

Região

Órgãos Sociais da Turismo Centro de Portugal já tomaram posse

Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, para o período 2018-23, tomaram, no passado dia 27 de julho, posse das suas funções, numa cerimónia que

Destaque

Município de Oliveira do Hospital criou conta solidária de apoio às vítimas do incêndio

O Município de Oliveira do Hospital criou uma conta solidária de apoio às vítimas do forte incêndio que afetou o concelho. Vamos todos ajudar através do IBAN: PT50 0035 0567 00026953430

Informação

Soltem Talentos anima noite de 2 de agosto na EXPOH

O concurso Soltem Talentos volta a ocupar lugar de destaque na programação da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

“Grande Rota do Alva” vai ser apresentada hoje em Penacova

A Grande Rota do Alva é apresentada hoje, às 15h00, na Casa do  Povo de São Pedro de Alva, numa parceria do Município de Penacova  com a CIM Região de

Informação

Município de Seia reabre feira semanal na quarta-feira

O município de Seia, no distrito da Guarda, vai reabrir a feira semanal na quarta-feira, após um período de suspensão…