Diretora Geral da Saúde verifica que “tem havido estabilidade nas curvas”. “Poderemos estar ou não em planalto”
8 Abril, 2020 488 visualizações

Diretora Geral da Saúde verifica que “tem havido estabilidade nas curvas”. “Poderemos estar ou não em planalto”

image_pdfimage_print

A Direção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde realizaram a conferência de imprensa diária relativa à evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal, tendo esclarecido…

… que Portugal continua a ter que esperar por mais respostas da ciência para saber se e quando atingiu ou atingirá o pico.

Na conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde e do Ministério da Saúde, Graça Freitas adiantou que se tem assistido a uma “estabilidade nas curvas – real e projetada -, o que indica que poderemos estar ou não em planalto. Não sabemos, teremos de esperar mais uns dias” para perceber se efetivamente Portugal já atingiu o pico da infeção por Covid-19.

A curva epidemiológica, explicou aos jornalistas a diretora-geral da Saúde, “é feita com dados reais” e há outra, a projetada, que é elaborada com base no futuro. “É do conjunto destas curvas, real e projetada, que os cientistas e académicos fazem uma estimativa do pico”.

Importa, pois, dar continuidade às medidas adotadas durante o Estado de Emergência porque, “se abrandarmos, podemos ter um segundo pico, ou uma segunda ou terceira onda. Temos de olhar para estes dados [estabilidade das curvas] com muita cautela e precaução”.

Sobre o tema, precisou ainda o secretário de Estado da Saúde que “muito se em dito sobre a curva epidemiológica, que é importante para saber onde estamos e para onde vamos. Mas há uma coisa que não podemos perder de vista: a curva portuguesa pode ter oscilações, mas a resposta tem de ser firme e determinada. Não podemos vacilar sob pena de prolongarmos o que ninguém quer que se prolongue mais do que o estritamente necessário”.

Com efeito, reforçou António Sales, “é preciso reforçar a ideia de que Portugal só vence esta difícil provação com o empenho de todos e que somos todos necessários neste caminho, profissionais de saúde, autarcas, IPSS, setor social e sociedade civil”.

Anterior Covid-19: Portugal regista 380 mortos e 13.141 infetados
Seguinte Município de Oliveira do Hospital investiu mais de 400 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

Notícias Relacionadas

Informação

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Última Hora

Comentário: “… o que aconteceu foi um passeio de José Carlos Alexandrino. Aquela cadeira vazia vai ficar na memória política de Oliveira do Hospital”

Num comentário ao debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, realizado ontem à noite, …

Última Hora

Viseu terá em 2018 sala de espetáculos para quatro mil pessoas

A cidade de Viseu deverá dispor, a partir de julho de 2018, de uma sala de espetáculos com capacidade para quatro mil pessoas, após a requalificação do pavilhão multiusos,…

Região

Gabinetes Técnicos Florestais da Região de Coimbra participam em formação no apoio no combate aos incêndios rurais

A “organização do Posto de Comando Operacional, Sistemas de Informação Geográfica e software de comportamento do fogo para o apoio à decisão operacional em incêndios rurais”…

Sociedade

Associação das vítimas dos incêndios de 15 de outubro queixa-se de “discriminação” nos apoios a fundo perdido

A  Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal queixa-se de que os lesados pelos incêndios de 15 de outubro estão a ser alvo de “discriminação negativa” nos

Destaque

“Há Festa na Zona Histórica” arranca hoje em Oliveira do Hospital

A habitual festividade que marca os Santos Populares, designada “Há Festa na Zona Histórica”, arranca hoje em Oliveira do Hospital.

Região

Coimbra tem 100 voluntários finalistas de enfermagem prontos a intervir

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) anunciou hoje que tem “mais de uma centena de voluntários finalistas de enfermagem” prontos para intervir…

Última Hora

Seia distinguido com galardão “Município Amigo do Desporto”

O Município de Seia recebeu, pelo segundo ano, o título de ‘Município Amigo do Desporto’, uma distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), durante a gala do

Última Hora

“Pedalar para Plantar” com percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017

O Município de Góis está a promover a iniciativa “Pedalar para Plantar” que consiste num percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017, entre os dias 10 e 17

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 73º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 2 de junho, o seu 73º aniversário.

Última Hora

 “Noite do Queijo” anima Mercado Municipal no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela

Promovido pela organização Oliveira no Coração, com a parceria do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital,

Última Hora

Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)

Hoje, 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Oliveira do Hospital, a data fica marcada com a realização de uma ação…