Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes
23 Janeiro, 2019 2622 visualizações

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

image_pdfimage_print

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …

por um médico no Centro de Saúde, ao invés de serem encaminhados para Arganil ou para os Hospitais de Coimbra, como garante que está a acontecer desde o início do mês de janeiro.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira disse já ter solicitado uma reunião com carácter de urgência ao diretor do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital para esclarecer o que tem vindo a acontecer. É que segundo o responsável, em caso de situação não urgente, o 112 “encaminha os alunos para os hospitais de Arganil ou de Coimbra e não manda ambulância”. “Temos que telefonar depois para os bombeiros de Lagares da Beira ou Oliveira do Hospital. Só depois é que vêm os bombeiros e seguem as indicações que a linha 112 lhes dá” que, Segundo Carlos Carvalheira, não contempla o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

“Gostaríamos que houvesse aqui um canal aberto para que haja um médico no Centro de Saúde a fazer a primeira triagem”, afirmou o responsável à Rádio Boa Nova, verificando que as orientações são para “ir de imediato para Coimbra ou para Arganil”. Aquela seria também uma forma de o Agrupamento de Escolas “economizar algum dinheiro, porque a ambulância não espera e os assistentes operacionais que acompanham os alunos têm que regressar de Táxi e a escola não tem capacidade de suportar elevados custos”.

Assegurando aos pais dos alunos que, em qualquer situação, o auxílio será sempre prestado, Carlos Carvalheira apela também para que os próprios se dirijam à escola quando são avisados de qualquer tipo de ocorrência, para que possam acompanhar os seus educandos.

Carlos Carvalheira aguarda ainda pela marcação de reunião que solicitou ao coordenador do Centro de Saúde e disse já ter manifestado a sua preocupação à vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva.

A Rádio Boa Nova contactou Álvaro Luís, coordenador do Centro de Saúde Oliveira do Hospital, que não prestou qualquer esclarecimento à Rádio por estar em processo de cessação de funções. O novo coordenador do Centro de Saúde ainda não tomou posse no cargo.

Anterior Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego
Seguinte Orquestra Clássica do Centro junta-se a Bandas Filarmónicas de Penela

Notícias Relacionadas

Última Hora

Rodrigues Gonçalves apresenta “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria” (com vídeo)

A.J. Rodrigues Gonçalves esteve, hoje, em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova para apresentar o novo livro “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria”.

Informação

Chuva volta a Portugal continental a partir de quarta-feira

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e a temperatura mínima vai subir.

Última Hora

Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional,  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.

Última Hora

Região: GNR identificou homem de 86 anos suspeito de violência doméstica

A GNR identificou um homem de 86 anos pelo crime de violência doméstica, no concelho da Covilhã.

Região

Oito detenções e 54 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial da GNR de Coimbra realizou, na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, um conjunto de operações visaram a prevenção e combate…

Última Hora

Receitas caducadas prolongadas mais 6 meses

O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos e respetiva receita médica, para durar no estado de emergência e salvaguardar a continuidade do acesso aos medicamentos com

Última Hora

Oliveira do Hospital formou Laço Azul Humano contra os maus tratos na infância

Cerca de 600 pessoas, a maioria crianças, deram hoje forma a um gigantesco Laço Azul Humano, numa iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Hospital no mês da prevenção dos

Última Hora

150 quedas de árvores no distrito de Coimbra. Oliveira do Hospital e Tábua sem eletricidade

A depressão Glória provocou 150 quedas de árvores e 30 quedas de estruturas em todo o distrito de Coimbra, não se registando, até às 13h00 de hoje, qualquer ferido, disse

Região

5º circuito Municipal de Escolas de Natação em Arganil

Amanhã, dia 9 de fevereiro, pelas 15 horas, a Piscina Municipal de Arganil vai ser palco da 5ª concentração do Circuito Municipal de Escolas de Natação.

Destaque

Oliveira do Hospital aposta em Natal “simples” dedicado “às crianças e ao comércio local” (com vídeo)

O Largo Encantado abriu hoje, dia 16, as suas portas no centro da cidade de Oliveira do Hospital. O Comboio de Natal também iniciou o seu périplo pela cidade oliveirense,

Última Hora

Câmara de Tondela quer separadores centrais no IP3

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, defendeu hoje a colocação de separadores centrais e a duplicação de alguns troços do Itinerário Principal (IP) 3, …

Região

Acidente com camião fez dois mortos em Pombal

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um pesado de mercadorias provocou, ontem ao final da tarde, duas vítimas mortais – um homem e uma mulher – no IC2, em