Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes
23 Janeiro, 2019 2494 visualizações

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

image_pdfimage_print

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …

por um médico no Centro de Saúde, ao invés de serem encaminhados para Arganil ou para os Hospitais de Coimbra, como garante que está a acontecer desde o início do mês de janeiro.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira disse já ter solicitado uma reunião com carácter de urgência ao diretor do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital para esclarecer o que tem vindo a acontecer. É que segundo o responsável, em caso de situação não urgente, o 112 “encaminha os alunos para os hospitais de Arganil ou de Coimbra e não manda ambulância”. “Temos que telefonar depois para os bombeiros de Lagares da Beira ou Oliveira do Hospital. Só depois é que vêm os bombeiros e seguem as indicações que a linha 112 lhes dá” que, Segundo Carlos Carvalheira, não contempla o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

“Gostaríamos que houvesse aqui um canal aberto para que haja um médico no Centro de Saúde a fazer a primeira triagem”, afirmou o responsável à Rádio Boa Nova, verificando que as orientações são para “ir de imediato para Coimbra ou para Arganil”. Aquela seria também uma forma de o Agrupamento de Escolas “economizar algum dinheiro, porque a ambulância não espera e os assistentes operacionais que acompanham os alunos têm que regressar de Táxi e a escola não tem capacidade de suportar elevados custos”.

Assegurando aos pais dos alunos que, em qualquer situação, o auxílio será sempre prestado, Carlos Carvalheira apela também para que os próprios se dirijam à escola quando são avisados de qualquer tipo de ocorrência, para que possam acompanhar os seus educandos.

Carlos Carvalheira aguarda ainda pela marcação de reunião que solicitou ao coordenador do Centro de Saúde e disse já ter manifestado a sua preocupação à vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva.

A Rádio Boa Nova contactou Álvaro Luís, coordenador do Centro de Saúde Oliveira do Hospital, que não prestou qualquer esclarecimento à Rádio por estar em processo de cessação de funções. O novo coordenador do Centro de Saúde ainda não tomou posse no cargo.

Anterior Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego
Seguinte Orquestra Clássica do Centro junta-se a Bandas Filarmónicas de Penela

Notícias Relacionadas

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

PJ da Guarda deteve três suspeitos de tráfico de pessoas, sequestro e escravidão em Gouveia e em Espanha

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve três homens, “fortemente indiciados pela autoria dos crimes de tráfico de pessoas, de sequestro…

Última Hora

Sinistralidade: 100 acidentes e três mortos marcam a última semana no distrito de Coimbra

A semana de 7 a 13 de agosto fica marcada, no distrito de Coimbra pela ocorrência de uma centena de acidentes que resultaram em três vítimas mortais, cinco feridos graves

Região

Região: Prisão preventiva para suspeito de balear homem durante roubo

O suspeito de ter baleado um homem durante um roubo na quarta-feira, em Caria, concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco,…

Região

Penacova: Bebé nasceu em casa antes da chegada dos bombeiros. Mãe e filha foram encaminhadas para a maternidade

Na madrugada de domingo, uma mulher deu à luz uma menina em casa, antecipando-se à chegada da equipa de bombeiros, que já tinha sido solicitada…

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou na 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha

Decorreu no passado dia 16 de Julho, a 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, realizada em Malcata. Esta competição realizou-se em conjunto …

Região

Região: ASAE apreende meia tonelada de leitão abatido clandestinamente

A ASAE apreendeu cerca de meia tonelada de carne de leitão, durante o último período festivo e deteve três pessoas em flagrante delito.

Última Hora

Presidente da República visitou Oliveira do Hospital por causa dos incêndios e fez comunicação ao país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se, ontem à tarde ao concelho de Oliveira do Hospital, …

Informação

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à prospeção e pesquisa de minerais

O Município de Oliveira do Hospital já manifestou a sua oposição,junto da Direção Geral de Energia e Geologia, ao pedido de atribuição de direitos de prospeção …

Região

Estradas da serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela reabriram ao início da tarde, depois de terem sido encerradas durante a manhã…

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “Se eu me chamasse Paulo Rogério ou Luís F. de Brito o que eu fazia mesmo era mandá-los à…”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se nas medidas de apoio ao interior que, hoje,…

Última Hora

FAAD solicita apoio dos contribuintes para aquisição de equipamentos

A Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) solicita , agora que já está disponível no Portal das Finanças a entrega do IRS de 2019, apoio aos contribuintes para aquisição de equipamentos.