Diocese de Coimbra envia processo de canonização de Lúcia para o papa
14 Fevereiro, 2017 1507 visualizações

Diocese de Coimbra envia processo de canonização de Lúcia para o papa

image_pdfimage_print

O inquérito diocesano do processo de canonização de Lúcia de Jesus, um dos pastorinhos de Fátima, com mais de 15 mil páginas de “provas e testemunhos”, foi ontem …

… encerrado com uma sessão no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra.

Promovida pela diocese de Coimbra e vice-postulação da Causa de Canonização da Irmã Lúcia, a cerimónia, que decorreu ao final da tarde de ontem, na igreja do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, concluiu formalmente a fase diocesana do processo, que vai ser enviado para a Congregação da Causa dos Santos e passa, assim, “a partir de agora, para a competência direta” da Santa Sé e do papa.

A fase diocesana do processo, que demorou cerca de oito anos, reúne, em 15.483 páginas, os escritos de Lúcia e os depoimentos das mais de 60 testemunhas “ouvidas acerca da sua fama de santidade e das suas virtudes heroicas”, disse o bispo de Coimbra, Virgílio Antunes.

Esta fase teve como objetivo “recolher as provas necessárias para mostrar que, ao longo da sua vida”, Lúcia de Jesus “praticou as virtudes heroicas que se esperam de um santo canonizado, de alguém que pode ser modelo para os outros irmãos na fé”.

Para a diocese de Coimbra, “este é um momento verdadeiramente histórico”, designadamente porque “não há notícia recente” de uma canonização, sublinhou o Virgílio Antunes, recordando, no entanto, as ligações a Coimbra de santos como António, Teotónio e [rainha] Isabel.

Agradecendo a todos quantos se envolveram no processo para a canonização de Lúcia de Jesus, desde o papa Bento XVII ao Santuário de Fátima ou ao Carmelo de Coimbra (onde a carmelita viveu, em clausura, a maior parte da sua vida e onde morreu em 2005, aos 98 anos), o prelado concluiu que “o inquérito que hoje se encerra é fruto de muito trabalho, generosidade e muito amor à Igreja”.

 

 

 

Anterior O Minuto 91 deu destaque ao atletismo local e aos últimos sucessos
Seguinte Novo modelo da Peugeot Citröen vai criar 400 novos postos de trabalho em Mangualde

Notícias Relacionadas

Informação

CCPOH: Secção de Motores promove Passeio de Clássicos “Rota do Vinho do Dão – Mangualde”

A Secção de Motores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realiza no próximo domingo, 29 de setembro,

Informação

‘À Volta do Fado’ com Vitorino no adro da Capela dos Ferreiros

‘Coimbra com Vitorino’ é o próximo espetáculo do ciclo ‘À Volta do Fado’, a realizar-se no dia 22 de setembro, sábado, pelas 21h30, no Adro da Capela dos Ferreiros, em

Desporto

AG da AF Coimbra aprovou orçamento e plano de atividades para a época 2020/2021

A Assembleia Geral da Associação de Futebol de Coimbra aprovou por unanimidade, na passada segunda-feira, ao fim da tarde, o Orçamento e o Plano de Atividades para a época 2020/2021.

Última Hora

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, esta tarde, um aviso à população devido à precipitação forte, vento e agitação marítima.

Região

Valentina: Interrogatório a pai e madrasta adiado para amanhã

O interrogatório ao pai e à madrasta de Valentina, a menina de nove anos encontrada sem vida pela Polícia Judiciária ontem de manhã, num eucaliptal de Peniche, só se vai realizar amanhã.

Politica

PSD: Mónica Quintela lidera lista candidata pelo círculo eleitoral de Coimbra à Assembleia da República

A Comissão Política Distrital do PSD procedeu, esta tarde, à entrega da lista de  candidatos  a deputados à Assembleia da República …

Região

Centro de Portugal participa na maior feira de artesanato do Mundo

O Turismo Centro de Portugal participa, desde o dia 30 de novembro e até 8 de dezembro, na 24.ª edição da L´Artigiano in Fiera,… 

Informação

Idosa de 79 anos atropelada mortalmente em Coimbra

Uma mulher de 79 anos foi ontem atropelada mortalmente, em Coimbra, por um automóvel que subia a avenida Elysio de Moura.

Região

Chamas em Leiria mobilizam seis meios aéreos

Um incêndio deflagrou esta tarde, pelas 16h18, na localidade da Bemposta, concelho de Alvaiázere, Leiria.

Destaque

Proteção Civil apresenta Dispositivo Conjunto de Proteção e Socorro na Serra da Estrela

A Autoridade Nacional Proteção Civil (ANPC) assinala hoje a ativação do Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela com a realização de uma cerimónia, pelas 14h30, na Torre, na

Região

Incêndios: Autarca de Arganil rejeita “medidas em cima da tragédia”

O presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves, rejeita que novas medidas nas áreas da proteção civil e do ordenamento florestal sejam tomadas pelo Governo “em cima da tragédia”.

Última Hora

Temperaturas elevadas continuam

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.