Diocese de Coimbra envia processo de canonização de Lúcia para o papa
14 Fevereiro, 2017 1545 visualizações

Diocese de Coimbra envia processo de canonização de Lúcia para o papa

image_pdfimage_print

O inquérito diocesano do processo de canonização de Lúcia de Jesus, um dos pastorinhos de Fátima, com mais de 15 mil páginas de “provas e testemunhos”, foi ontem …

… encerrado com uma sessão no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra.

Promovida pela diocese de Coimbra e vice-postulação da Causa de Canonização da Irmã Lúcia, a cerimónia, que decorreu ao final da tarde de ontem, na igreja do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, concluiu formalmente a fase diocesana do processo, que vai ser enviado para a Congregação da Causa dos Santos e passa, assim, “a partir de agora, para a competência direta” da Santa Sé e do papa.

A fase diocesana do processo, que demorou cerca de oito anos, reúne, em 15.483 páginas, os escritos de Lúcia e os depoimentos das mais de 60 testemunhas “ouvidas acerca da sua fama de santidade e das suas virtudes heroicas”, disse o bispo de Coimbra, Virgílio Antunes.

Esta fase teve como objetivo “recolher as provas necessárias para mostrar que, ao longo da sua vida”, Lúcia de Jesus “praticou as virtudes heroicas que se esperam de um santo canonizado, de alguém que pode ser modelo para os outros irmãos na fé”.

Para a diocese de Coimbra, “este é um momento verdadeiramente histórico”, designadamente porque “não há notícia recente” de uma canonização, sublinhou o Virgílio Antunes, recordando, no entanto, as ligações a Coimbra de santos como António, Teotónio e [rainha] Isabel.

Agradecendo a todos quantos se envolveram no processo para a canonização de Lúcia de Jesus, desde o papa Bento XVII ao Santuário de Fátima ou ao Carmelo de Coimbra (onde a carmelita viveu, em clausura, a maior parte da sua vida e onde morreu em 2005, aos 98 anos), o prelado concluiu que “o inquérito que hoje se encerra é fruto de muito trabalho, generosidade e muito amor à Igreja”.

 

 

 

Anterior O Minuto 91 deu destaque ao atletismo local e aos últimos sucessos
Seguinte Novo modelo da Peugeot Citröen vai criar 400 novos postos de trabalho em Mangualde

Notícias Relacionadas

Região

Tondela: Despiste de trator faz um morto

As autoridades registaram, na noite de quinta-feira, um despiste de um trator agrícola na localidade de Lobão da Beira, em Tondela, Viseu, que resultou na morte do condutor.

Informação

COVID-19: GNR descontaminou cerca de 2400 ambulâncias e 70 instalações

O núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR procedeu à descontaminação de cerca de 2 400 ambulâncias e de 70 instalações, desde o

Região

Colisão com quatro veículos condicionou o IC2 em Coimbra

Uma colisão envolvendo quatro veículos, dois ligeiros e dois pesados, no IC2 em Coimbra, fez esta manhã um ferido ligeiro.

Última Hora

Região de Coimbra promove Igualdade e não discriminação

Os municípios da Região de Coimbra formalizam amanhã, terça feira, 4 de junho, protocolos de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação com …

Última Hora

Voluntários começam reflorestação com 5.000 árvores em Arganil

Mais de 5.000 árvores serão plantadas na Serra do Açor, concelho de Arganil, na quinta-feira, numa ação solidária de reflorestação que envolve 500 voluntários de vários pontos do país.

Cultura

Presépio artesanal anima o Natal em Vila Franca da Beira

A localidade de Vila Franca da Beira conta com um novo atrativo neste Natal. Trata-se de um novo presépio popular e artesanal que pode ser apreciado no largo da Capelo

Última Hora

“Bairro da restauração” é novidade na Feira de S. Mateus que vai decorrer de 9 de agosto a 6 de setembro

A criação do bairro da restauração é uma das principais novidades na Feira de S. Mateus que, ontem à noite, foi apresentada por Jorge Sobrado, gestor da Viseu Marca,…

Desporto

FCOH segue em frente na Taça AFC e Sampaense perdeu em casa

O FCOH deslocou-se ao Penelense para disputar a 2ª eliminatória da Taça AFC. Foi preciso o prolongamento para decidir quem seguia em frente e foi o Oliveira do Hospital que

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento,…

Última Hora

12 detenções, 496 infrações e 66 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 31 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020,

Última Hora

Festival Municipal da Canção com inscrições abertas até 16 de fevereiro

Encontram-se a decorrer, até 16 de fevereiro, as inscrições para o “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Filme Promocional do Centro de Portugal ganhou mais um prémio internacional

Um filme promocional do Turismo Centro de Portugal juntou mais um prestigiante prémio internacional à sua coleção. Poucas semanas depois de ter recebido um “Silver Screen”….