DGS publica manual de medidas gerais de prevenção e controlo da Covid-19
14 Maio, 2020 523 visualizações

DGS publica manual de medidas gerais de prevenção e controlo da Covid-19

image_pdfimage_print

A Direção-Geral de Saúde (DGS) publicou hoje um manual sobre medidas gerais de prevenção e controlo da Covid-19.

No manual, com 30 páginas, estão reunidas todas as recomendações gerais feitas à população, designadamente sobre as medidas preventivas que têm sido referidas pelas autoridades de saúde (o distanciamento, o equipamento de proteção, a higiene pessoal, assim como a ambiental).

Particularmente sobre o uso das máscaras, a DGS lembra que esta só é efetiva se for combinada com outras medidas de prevenção, como a lavagem de mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento físico. “Por si só, a máscara não garante proteção, podendo fazer esquecer as outras medidas de prevenção. Por exemplo, se a máscara não estiver bem colocada, pode ter a tendência para tocar mais vezes na cara”, pode ler-se.

No caso das viseiras, a autoridade de saúde refere que são um equipamento de proteção contra a projeção de partículas sólidas e líquidas, que deve envolver a face. “Estes podem complementar a utilização de máscara mas não conferem proteção respiratória”, salvaguarda-se. As viseiras servem para proteger o utilizador das partículas expelidas por outras pessoas em proximidade, devendo a sua utilização ser considerada por profissionais que possam estar expostos a pessoas que não utilizem máscara, como por exemplo serviços de atendimento ao público, caso não estejam protegidos por uma barreira física

Pode ainda encontrar no manual informação sobre a doença em si, como acontece o contágio (através de contacto direto ou indireto) e os sintomas associados. O documento disponibiliza ainda, a partir da página 17, cartazes para impressão com as principais recomendações da DGS.

com:noticiasaominuto.com

Anterior Município de Oliveira do Hospital cancela EXPOH. Evento regressa em 2021
Seguinte Portugueses "muito contidos" no início do desconfinamento, considera Marcelo Rebelo de Sousa

Notícias Relacionadas

Informação

GNR já deteve 100 pessoas por crime de incêndio este ano

Entre o dia 1 de janeiro e esta terça-feira, dia 23, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fez 100 detenções por crime de incêndio florestal. Além dos detidos, foram identificadas 852 pessoas, suspeitas de

Última Hora

“Feira da Primavera” em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”, com uma exposição e venda

Última Hora

Temperaturas máximas vão descer até 8 graus a partir de quinta-feira

As temperaturas máximas vão descer 8 graus Celsius a partir de quinta-feira devido a uma massa de ar muito frio proveniente da Irlanda, prevendo-se também vento forte e queda de

Última Hora

Greve motoristas: Trabalhadores vão deixar de cumprir requisição civil e serviços mínimos

O porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pardal Henriques, anunciou, na manhã desta quarta-feira,…

Última Hora

Após oito anos Oliveira do Hospital volta a acolher Downtown Cidade D’ Oliveira

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe, este sábado, dia 9 de junho, a quinta edição Downtown Cidade D’ Oliveira.

Sociedade

BV Lagares da Beira, recebeberam equipamento de proteção (EPI)

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações aos jornalistas depois da entrega de novos equipamentos de proteção para incêndios (EPI) aos bombeiros de Lagares da Beira, disse

Destaque

Mulher agrediu técnica administrativa na extensão de saúde de Lagares da Beira

Uma mulher agrediu na passada segunda-feira, 1 de junho, a assistente técnica administrativa da Extensão de Saúde de Lagares da Beira. A GNR foi chamada ao local.

Cultura

Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com serenata

A Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com a serenata monumental na Sé Velha, sem a realização da habitual garraiada.

Vídeos

Alvôco de Várzeas renova bandeira Azul em praia fluvial mais acessível (com vídeo)

Pelo quarto ano consecutivo, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi brindada com Bandeira azul, símbolo de boas práticas ambientais.

Desporto

De Mateos vence em Braga e Alarcón conserva a camisola amarela

O espanhol Vicente De Mateos (Louletano) venceu, nesta sexta-feira, a oitava etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Barcelos a Braga, na distância de 147,6 quilómetros. O portista

Informação

Assembleia Geral Ordinária do FCOH realiza-se a 7 de junho

Está marcada para o próximo dia 7 de junho, a Assembleia Geral ordinária do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), …

Última Hora

Feliciano da Silva lança livro “O meu lindo jardim florido”

No próximo domingo, 16 de julho, decorrerá o lançamento do novo livro de Feliciano da Silva, “O meu lindo jardim florido”.