DGS estima pico da gripe na última semana do ano e primeira de 2020
13 Dezembro, 2019 496 visualizações

DGS estima pico da gripe na última semana do ano e primeira de 2020

image_pdfimage_print

O pico da gripe vai ser atingido entre a última semana deste ano e a primeira de 2020, estima a Direção-Geral da Saúde (DGS), que indica que a atividade gripal está com “tendência crescente”.

Apesar de a gripe estar ainda baixa a moderada, apresenta uma tendência crescente, à semelhança do que acontece em toda a região europeia.

“Estima-se que o pico seja atingido entre a última semana do ano e a primeira semana de 2020”, refere a DGS num comunicado hoje divulgado.

Na quarta-feira, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) apontou que o pico da gripe iria ocorrer entre o Natal e a segunda semana do ano novo, uma estimativa feita com base na dispensa de medicamentos e produtos de saúde para infeções respiratórias.

Segundo a DGS, a evolução da atividade gripal não é uniforme em todo o país, mas tem sempre “repercussões na procura de cuidados de saúde”. Em termos nacionais, os hospitais registaram na última semana (entre 2 e 8 de dezembro) cerca de 110 mil episódios de urgência, sendo que 02% foram casos de síndrome gripal. Nos centros de saúde, o número de consulta por síndrome gripal está também a crescer, sobretudo nas regiões norte e centro.

Até agora, o Instituto Nacional de Saúde (INSA) detetou a circulação de vírus da gripe dos tipos A e B, em que predomina o B e de uma determinada linhagem.

A DGS indica que esses vírus estão contemplados na vacina da gripe que está a ser dada no SNS. Os serviços públicos de saúde tiveram este ano disponíveis 1,4 milhões de doses de vacina da gripe para dar gratuitamente à população alvo da vacina, como idosos e institucionalizados.

As autoridades da saúde recomendam a vacinação contra a gripe, sobretudo em pessoas a partir dos 60 anos e em doentes crónicos e vulneráveis.É ainda deixado o apelo para que, em caso de doença ou síndrome gripal, não se acorra para a urgência, devendo ligar-se antes para o centro de contacto SNS 24 24 24.

Anterior Mostra “Da Nossa Terra – Especial Natal” em Oliveira do Hospital
Seguinte Saúde: Alexandrino rejeita que acordo com a FAAD seja “famigerado”. “Abençoado acordo”, contrapõe

Notícias Relacionadas

Última Hora

Fim-de-semana com temperaturas acima dos 26ºC

O fim-de-semana vai ser marcado por céu pouco nublado ou limpo e temperaturas que vão oscilar entre os 26 e os 30 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Madalena

Informação

Região: Fogo em Alvaiázere que mobilizou oito meios aéreos está em fase de resolução

Cerca de três horas depois do alerta, o incêndio que deflagrou ao início da tarde em Alvaiázere, no distrito de Leiria, e que obrigou ao corte da A13, …

Desporto

Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua sem somar pontos à sua caminhada pela Série C do Campeonato Nacional.

Informação

Grupo de “conterrâneos atentos” promove debate para impedir exploração de lítio na região

Um grupo de populares que se apresenta como “grupo de conterrâneos atentos” promove no próximo dia 26 de junho, …

Informação

Lançamento do livro “Memórias” revelou-se num momento de “amor” (com vídeo)

A emoção e o sentimento tomaram, ontem à tarde, conta do lançamento do livro “Memórias – Música, Prosa e Poesia” da Rádio Boa Nova .

Região

Vinte e quatro concelhos do país com risco máximo de incêndio

Vinte e quatro concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Destaque

Roubaram pneus de carrinha da Cáritas em S. Paio de Gramaços

Uma carrinha da Cáritas, ao serviço do centro localizado em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital foi objeto de furto na última noite.

Última Hora

Câmara de Santa Comba Dão tenta recuperar helicóptero do INEM

A Câmara de Santa Comba Dão afirmou hoje que está a tentar reverter a decisão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de transferir o seu helicóptero do heliporto de

Informação

Coimbra: Quatro pessoas detidas por condução com álcool em dois dias

Quatro pessoas foram detidas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Coimbra, nos dias 20 e 21 de dezembro, por terem sido intercetadas a conduzir sob o efeito de álcool.

Informação

Rio de Mel, em S. Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos”

A aldeia de Rio de Mel, na freguesia de S.Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação Inatel. O reconhecimento resulta de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Detido assistente hospitalar por abuso sexual de várias pessoas internadas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um homem sobre o qual recaem fortes suspeitas da autoria de vários crimes de abuso sexual de pessoas internadas, …

Informação

Incêndios: Oliveira do Hospital é o concelho com mais projetos aprovados para recuperação de empresas

À data de 21 de dezembro de 2017 o concelho de Oliveira do Hospital era o que contava com mais projetos aprovados para a recuperação de empresas afetadas pelos incêndios