Dezoito concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio
9 Outubro, 2019 428 visualizações

Dezoito concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Guarda apresentam hoje um risco máximo de incêndio, …

… segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Aljezur, Monchique, Silves, Tavira, Castro Marim, Alcoutim (Faro), Odemira (Beja), Abrantes, Mação, Sardoal (Santarém), Gavião, Marvão, Nisa (Portalegre), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Penamacor (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, exceto Viana do Castelo e Braga, em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Nos próximos dias, o risco de incêndio vai manter-se muito elevado, sobretudo no sábado, devido às temperaturas máximas que vão estar acima dos 30 graus em algumas zonas do continente, no final da semana.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, temporariamente com períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro até ao início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 75 quilómetros por hora.

A previsão aponta ainda para uma pequena descida da temperatura mínima e descida da máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 09 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 20 (na Guarda) e os 29 (em Évora, Beja e Castelo Branco).

No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas variam hoje entre 11 graus de mínima e 25 graus de temperatura máxima.

Anterior Meruge: Tacho esquecido no fogão levou a alerta para incêndio em habitação que não se confirmou
Seguinte Região de Coimbra apresenta sessão sobre vitalidade das pequenas e médias cidades em Bruxelas

Notícias Relacionadas

Última Hora

CISE organiza saída de campo e curso de identificação de cogumelos

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela organiza este sábado, dia 2 de novembro, mais uma saída de campo para observação de cogumelos, com o intuito de

Informação

Presidente da Liga dos Bombeiros fala em “onda terrorista” organizada

O presidente da Liga dos Bombeiros Jaime Marta Soares considerou hoje que há uma “onda terrorista devidamente organizada” que provoca incêndios florestais,…

Sociedade

Produtor com mais ovelhas perdeu metade do efetivo e receia não ter condições para continuar a produzir Queijo Serra da Estrela

Paulo Rogério, proprietário da queijaria artesanal com o seu nome, foi fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro, …

Sociedade

Oliveira do Hospital comemora Semana dedicada à Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital vai comemorar o Dia Municipal para a Igualdade, assinalado anualmente a 21 de junho, com diversas iniciativas que decorrem até 24 de junho.

Informação

Fim de semana vai ser de temperaturas baixas, mas sem chuva

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas mínimas baixas, céu pouco nublado, mas sem precipitação.

Informação

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Desporto

Bicicletas invadiram Penacova para Maratona BTT Rota da Lampreia

Centenas de bicicletas voltaram a tomar de assalto os trilhos penacovenses, em mais uma edição da Rota da Lampreia, desta feita no último dia do maior festival gastronómico do concelho

Nacional

PSD nacional aprovou segundo conjunto de candidatos às autárquicas

O Partido Social Democrata tem já cerca de um terço das candidaturas às eleições autárquicas homologadas. A Comissão Política Nacional reuniu ontem …

Última Hora

Município de Góis já eliminou 90 ninhos de vespa asiática

O município de Góis já destruiu 90 ninhos de vespa asiática, no âmbito do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina.

Região

Acidente com autocarro de 52 estudantes na Covilhã provoca um ferido grave

Uma colisão entre um autocarro de transporte de estudantes e um veículo de passageiros provocou hoje um ferido grave, …

Última Hora

Carregal do Sal: Homem detido por posse ilegal de armas

O Comando Territorial de Viseu, através de militares do Posto de Carregal do Sal, deteve, no passado dia 7 de fevereiro, um homem, com 52 anos, no concelho de Carregal

Última Hora

TEN apresenta “Pas de Deux” em Seia

Depois da estreia em dezembro passado, em Vila Real, a primeira obra do coletivo da comunidade transmontana TEN – “Pas de Deux”- apresenta-se…