Design, Ciência e Informática marcaram ciclo de conferências EPTO FUTUROS promovidas pela EPTOLIVA
16 Junho, 2020 304 visualizações

Design, Ciência e Informática marcaram ciclo de conferências EPTO FUTUROS promovidas pela EPTOLIVA

image_pdfimage_print

Design, Ciência e Informática foram as áreas que marcaram a entrada no mês de junho, do ciclo de videoconferências EPTO FUTUROS 2020, promovidas pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil,…

…e que se vão prolongar até ao final deste mês, a decorrer em seminários online em vídeo (webinar do Zoom) e transmitidas ao vivo em live streaming no Facebook, permitindo uma enorme interacção e partilha de experiência comprovadas pelas milhares de visualizações estas videoconferências têm tido nas várias redes sociais.

A comemorar o Dia Mundial do Ambiente, o Município de Oliveira do Hospital associou-se à EPTOLIVA no EPTO FUTUROS “DESIGN&SCIENCE na Era das Indústrias Sustentáveis – Missão 20|30”, assinalando o Dia dos Cursos de Técnico de Design/Design de Equipamento em articulação com a Ciência, uma área que há muito é indissociável do sucesso e qualidade do ensino da EPTOLIVA, corroborada pelas palavras do vice-presidente de Oliveira do Hospital, Dr. José Francisco Rolo, que a substantivou como “uma escola ciência, sustentável, criativa, inovadora, um espaço de sinergia que honra os Municípios de Oliveira do Hospital e Tábua e que honra a qualidade do ensino profissional em Portugal”.

Também a Ex Ministra do Ambiente e atual presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Eng.ª Dulce Pássaro saudou esta iniciativa escolar e a sensibilidade com que o Município tem afirmado as questões ambientais no território.

Sustentabilidade Ambiental e Economia Circular foram os temas centrais deste seminário que reuniu um leque de convidados de várias áreas, com a moderação das Professoras Honorata Pereira e Helena Raimundo. Criar valor sustentável para a inovação nos modelos de negócio ancorada na estratégia de economia circular, foi a proposta apresentada por Suzana Alípio, Diretora Executiva da Associação Nacional de Jovens Empreendedores (ANJE), a que se associaram a estilista Maria Emília Durães, e o empresário Telmo Sancho, gestor da empresa “Móveis Sancho & Filhos, Lda. que reconheceram na sustentabilidade uma perspetiva estratégica e determinante para a modernização e competitividade das empresas.

A promoção da economia circular, enquanto conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais constitui-se a missão 20|30 de educação da EPTOLIVA. O desenvolvimento de projetos científicos e ambientais que promovem a bioeconomia, a economia circular e o eco-design têm trazido à EPTOLIVA o reconhecimento quer a nível nacional como internacional, enquanto metodologia adequada e dinâmica motivadora elogiadas por Sandra Canário Ribeiro, da Direção Geral de Educação – Redes de Clubes Ciência Viva na Escola, e Rosa Doran, presidente do Núcleo Interactivo de Astronomia.

Com a apresentação de vários projetos sobre o design de produtos e ciência projetados para vários ciclos de vida, economicamente viáveis e ecologicamente mais eficientes, a videoconferência Design&Science terminou com a Prof.ª Graça Silva, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, que adjetivou a EPTOLIVA como a Escola de Futuro, onde o elo entre a comunidade e o meio empresarial é inseparável das suas práticas pedagógicas.

O Dia do Curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, sob o tema “Comunicação na Pandemia: A Resposta das Organizações promoveu para o efeito, o encontro de convidados de várias áreas e serviços que testemunharam as mudanças vivenciadas ao nível da informação e comunicação nas organizações. Com a moderação do professor Mário Pinto, o ensino à distância, a telemedicina, o teletrabalho, entre outras atividades foram os exemplos apresentados pelos respetivos convidados, Arquiteto Carlos Veiga, Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Eng.º Pedro Couceiro, Diretor dos Serviços Informáticos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra e Dr. João Pita Negrão, Senior Manager on Work Transformation Logic na Deloitte Consulting.

Neste período pandémico que nos entrou vida a dentro sem pedir licença, e após a questão “O que é que nós não teríamos feito, se não fosse a informática?”, desafiada pelo presidente da ADEPTOLIVA, Prof. Daniel Costa, este webinar foi conclusivo na certeza que a informática é uma área necessária e em franca ascensão no futuro. Como referiu Pedro Couceiro, esta situação trouxe a todos, uma oportunidade de evolução, porque “avançámos 10 anos ao nível de mentalidades”. Este “salto quântico” promoveu uma maior qualidade de trabalho, transformações significativas e mais seguras no espaço de socialização, ajustamentos de horários e a possibilidade de juntar mais pessoas num espaço virtual. Esta é uma oportunidade que decerto vamos aproveitar e tirar partido de algumas adaptações já conseguidas e “o Futuro é perceber como tudo poderá ser feito em controlo remoto”, como concluiu João Pita Negrão.

Anterior CP repõe Intercidades na Beira Alta e Beira Baixa a 100% a partir de sexta-feira
Seguinte Incêndio de Pedrógão Grande que provocou 66 mortos aconteceu há três anos

Notícias Relacionadas

Informação

 Região: Homem suspeito de agredir companheira fica sujeito a pulseira eletrónica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve no dia 29 de maio, um homem de 53 anos, pelo crime de

Região

Sensibilização para a limpeza de terrenos em Góis

A Associação Florestal do Concelho de Góis e a Cooperativa Social e Agro-Florestal de Vila Nova do Ceira, no âmbito de uma ação financiada pelo Fundo Florestal Permanente e à

Informação

BLC3 promove “Open Day” dirigido à comunidade

A BLC3 arrancou, no passado dia 14 de novembro, com o primeiro dia da iniciativa “Open Day”, …

Região

Campanha da Cáritas em tempo  de pandemia resultou em mais de 600 produtos

Numa época em que aumentaram os pedidos de ajuda , a Cáritas de Coimbra realizou, no 19 de maio, uma campanha de recolha de bens …

Informação

Câmara de Arganil recupera equipamentos municipais de lazer danificados pelo incêndio

Disponibilizada a verba decorrente da candidatura ao Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), a Câmara Municipal de Arganil avançou com a reabilitação dos equipamentos municipais de lazer, fortemente danificados

Região

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Nelas

Uma mulher de 61 anos foi, ontem, encontrada morta dentro de um poço, na localidade de Vilar Seco, em Nelas, distrito de Viseu.

Cultura

“Origens” une artistas e passa da fotografia para a tela

Alguns dos elementos que Tiago Cerveira, jovem de Oliveira do Hospital, captou através da objetiva que todos os dias o acompanha, estão agora reproduzidos em tela,…

Informação

Meio Mundo é ponto de venda do livro “Dia 15” editado pela Rádio Boa Nova

O livro “Dia 15”, lançado e editado pela Rádio Boa Nova, está disponível para compra, pelo valor de 10 Euros, na papelaria e livraria Meio Mundo, na cidade de Oliveira

Informação

Pampilhosa da Serra iniciou testes a grupos de risco

O município da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, iniciou hoje a realização de testes de diagnóstico da covid-19 a grupos de risco.

Última Hora

Adolescente encontrado sem vida na barragem da Aguieira

Um jovem de 17 anos, que tinha sido dado como desaparecido este domingo, na barragem da Aguieira, foi encontrado sem vida algumas horas depois.

Região

Coimbra: Dois homens agredidos por se beijarem em público

Um casal homossexual foi violentamente agredido, no passado sábado, no centro comercial Alma Shopping, em Coimbra, por ter trocado um beijo de despedida.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: Vítor Neves atribui à falta de pessoas a responsabilidade por não acontecerem mais coisas no interior

No espaço de opinião da Rádio Boa Nova, Vítor Neves, centra-se hoje na falta de pessoas a que se assiste no interior, nomeadamente na região da Beira Serra …