Depressão Jorge traz chuva no fim de semana
28 Fevereiro, 2020 923 visualizações

Depressão Jorge traz chuva no fim de semana

image_pdfimage_print

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o regresso da chuva a todo o território continental para este fim de semana e uma descida da temperatura máxima, em especial no Interior.

O IPMA informa esta sexta-feira, através de uma nota divulgada no site, que o “sistema frontal associado à depressão Jorge deverá atravessar Portugal continental com atividade moderada na região Norte, e enfraquecendo gradualmente enquanto se desloca para sul”.

Assim, para sábado, dia 29, prevê-se períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, por vezes forte no Minho e Douro Litoral até ao início da manhã, estendendo-se à região Sul a partir da manhã.

A previsão aponta para que a chuva passe a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes que poderão ser de neve acima de 1.200 metros de altitude.

O vento será por vezes forte no litoral Norte e Centro até ao início da manhã de sábado, sendo moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 90 km/h, e enfraquecendo no final do dia. Devido ao vento forte, no sábado, três distritos estarão sob aviso amarelo: Viana do Castelo, Braga e Porto.

O IPMA assinala ainda que a temperatura máxima deverá descer, em especial no Interior, não ultrapassando 12°C em Trás-os-Montes e Beira Alta e atingindo valores entre 15 e 19°C no litoral e região Sul.

No dia seguinte, domingo, o cenário deverá repetir-se, com previsão de períodos de chuva, sendo persistente e por vezes forte a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e em geral fraca na região Sul. Há também no domingo a possibilidade de queda de neve acima de 1.200 metros de altitude até ao início da manhã.

Para esta sexta feira, dia 28, a previsão do IPMA é de céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, até final da manhã.

A partir do final da tarde, aumento de nebulosidade com ocorrência de períodos de chuva fraca no Minho e Douro Litoral no final do dia. O vento é fraco, tornando-se moderado (15 a 35 km/h) do quadrante sul no litoral Norte e Centro a partir do final da tarde. Nas terras altas, vento é fraco, tornando-se fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul a partir do final da manhã e moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir do final da tarde. Hoje é esperada uma pequena descida da temperatura mínima na região Norte. Assim como da temperatura máxima nas regiões do interior.

No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas hoje variam entre 4 graus de mínima e 20 graus de temperatura máxima.

com:noticiasaominuto

Anterior Operação “Carnaval”: GNR deteve 320 pessoas com taxa de álcool no sangue superior a 1,2g/l
Seguinte Bloco de Esquerda considera urgente terminar ligação rodoviária do IC6

Notícias Relacionadas

Região

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…

Educação

EPTOLIVA mostra que ensino profissional “é uma alternativa muito válida”

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, está hoje a promover a conferência Epto Futuros “Indústria 4.0. Jornadas Técnicas do Curso de Mecatrónica.

Última Hora

Secção Regional da Ordem dos Médicos alerta para perigo de falência em urgência de Coimbra por falta de médicos

A Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Médicos (OM) alerta para a situação “incomportável”…

Última Hora

Gerry Lyubenova foi a vencedora do 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

A búlgara Gerry Lyubenova foi a grande vencedora do 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), festival que contou com a participação de 48 crianças e jovens,

Última Hora

Arganil:Luís Paulo Costa assinala lançamento regional da campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”

O lançamento regional da campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” foi assinalado pelo presidente…

Região

Penacova promoveu ação de formação da Vespa Velutina

O Município de Penacova e a Associação Nativa – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental promoveram, no passado dia 30 de junho, uma ação de formação sobre a Vespa Velutina – Métodos de controlo

Última Hora

Santa Ovaia promove 8º Festival das Sopas

  No próximo sábado, dia 16 de setembro, as tradicionais e saborosas sopas serão o centro das atenções da 8ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia, concelho de

Última Hora

Sobe para 41 o número de casos por coronavírus em Portugal

Foram confirmados mais dois novos casos por infeção do novo coronavírus em Portugal. O número total subiu assim para 41, informou a Direção-Geral da Sáude (DGS) no último balanço, divulgado

Informação

Bancos Alimentares apelam à participação em mais uma Campanha de Recolha de alimentos

Arranca já no próximo fim de semana, 30 de novembro e 1 de dezembro, mais uma campanha de recolha de alimentos, promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Informação

PJ deteve suspeito de crime de homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro e com a colaboração da PSP de Viseu, deteve um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio, na forma tentada,

Última Hora

Casa da Cultura acolhe “Uma Exposição em Azul” no âmbito do feriado municipal

“An Exhibition in Blue – Uma exposição em Azul” é o tema da exposição de pintura que vai estar patente na Casa da Cultura César Oliveira, a partir de 6

Informação

CISE promove percursos pedestres em julho e agosto

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE volta a realizar, em julho e agosto, percursos dirigidos a todos os amantes do pedestrianismo, …