Depressão Elsa provocou “prejuízos de 13 milhões” na região de Coimbra
15 Janeiro, 2020 418 visualizações

Depressão Elsa provocou “prejuízos de 13 milhões” na região de Coimbra

image_pdfimage_print

O primeiro levantamento dos estragos provocados pelo mau tempo na área da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em dezembro, aponta para prejuízos na ordem dos 13 milhões de euros.

O valor foi divulgado pelo presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, numa reunião com a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, realizada na manhã de ontem em Coimbra para analisar o processo de descentralização de competências.

“Há um primeiro levantamento dos nossos municípios, ainda sem um grande rigor, que aponta para 13 milhões de euros, que é um valor enorme”, salientou, no final, aos jornalistas, acrescentando que a intempérie de dezembro motivou a ativação do Plano de Emergência Distrital.

O autarca de Oliveira do Hospital disse esperar que o “Governo encontre soluções”, até porque a tempestade Leslie, em outubro de 2018, “tem já no Orçamento do Estado uma verba prevista”.

Relativamente aos prejuízos provocados pela depressão Elsa na CIM Região de Coimbra, em dezembro, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública disse que a situação terá de ser analisada, já que os estragos ocorreram após a entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2020.

Alexandra Leitão salientou ainda que o Governo “está a fazer um esforço muito sério no sentido de assegurar que este ano seja marcado por uma transferência de verbas para as autarquias, com crescimento na casa dos 9,7%, e que poderá ser reforçado”.

“É também com este aumento das transferências do Estado para as autarquias que uma coisa muito importante vai ser acautelada – a necessidade de muitas autarquias têm de redimensionar, em alta, os seus serviços para poderem fazer face às competências que recebem”, sublinhou.

Segundo a ministra, além das verbas que são transferidas no quadro da própria descentralização, “este aumento das transferências para as autarquias que está já hoje na proposta de lei do Orçamento é muito importante”.

Fonte: Lusa

Anterior A chuva está de regresso e sete distritos estão hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima forte
Seguinte Montemor-o-Velho: Apreendidas 132 munições e três armas de fogo por violência doméstica

Notícias Relacionadas

Sociedade

Oliveira do Hospital investe “forte” no incentivo às compras e animação de Natal

Em plena quadra natalícia, aposta do município e da ADI volta a ser de incentivo às compras no comércio local. Sorteio de Natal, concurso de Montras surgem a par de

Cultura

Oliveira do Hospital acolhe sessão de esclarecimento sobre Programa de Apoio à Ação Cultural

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, amanhã, dia 22 de fevereiro, uma sessão informativa do Programa de Apoio à Ação Cultural da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Informação

“6ª Corrida do Alva 2020” realiza-se no dia 1 de março

O Clube Atlético de Oliveira do Hospital e o Maratona Clube de Vila Chã, levam a efeito, no dia 1 de março de 2020 pelas 10h30m,…

Informação

Município de Góis acolhe projeto Aprender, Brincar, Crescer em Góis

A Câmara Municipal de Góis acolhe o projeto Aprender, Brincar, Crescer, associando-se à Fundação Bissaya Barreto, instituição responsável pela implementação de grupos lúdicos para crianças e suas famílias – os Grupos Aprender,

Última Hora

Especialistas debatem “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe” em Oliveira do Hospital

Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, Oliveira do Hospital acolhe a realização do workshop “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe”.

Opinião

Opinião: No PSD de Oliveira do Hospital “há uma reflexão profunda a fazer”

Na emissão especial conduzida ontem noite por Albino José na Rádio Boa Nova, Vítor Neves, que todas as semanas  assina Ca$h Resto Z€ro, afirmou que…

Informação

Piruka presenteou oliveirenses com “boa energia e bom ambiente” (com vídeo)

Ontem à noite foi a vez de Piruka pisar o palco do Parque do Mandanelho, na EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital, onde não faltou “boa energia e bom

Última Hora

Fogo da Pampilhosa da Serra consumiu mais de 6.500 hectares de florestas

O incêndio florestal que começou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra e alastrou para o concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, consumiu mais de 6.500 hectares, …

Informação

Maus tratos a idosos aumentaram em Leiria

O aumento do número de casos de maus tratos a idosos levou a Câmara de Leira a apelar a todas as entidades e instituições do concelho para agirem em defesa

Desporto

FCOH e ADN vencem jogos da 4ª jornada do Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), as duas equipas do concelho oliveirense a jogar na Série C do Campeonato Nacional, venceram, ontem,

Região

Turismo Centro de Portugal: Filme “Haverá Tempo” premiado nos Estados Unidos

O filme “Haverá Tempo”, estreado pelo Turismo Centro de Portugal (TCP) no início da pandemia de covid-19, conquistou um prémio a nível internacional, no 53.º Festival Internacional de Filme e Vídeo dos

Sociedade

Bombeiros do distrito de Coimbra denunciam dívida de dois milhões de Euros por parte do CHUC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deve cerca de dois milhões de Euros às várias Associações Humanitárias de bombeiros do distrito. A denúncia foi feita ontem pelo presidente