Depressão Elsa: Mais de 6 200 ocorrências, 2 mortos, 1 desaparecido e 70 desalojados
20 Dezembro, 2019 511 visualizações

Depressão Elsa: Mais de 6 200 ocorrências, 2 mortos, 1 desaparecido e 70 desalojados

image_pdfimage_print

Mais de 6.200 ocorrências foram registadas em Portugal continental desde quarta-feira na sequência do mau tempo, que provocou até ao início da manhã desta sexta-feira 70 desalojados, dois mortos e um desaparecido.

Segundo o último balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), foram registadas 6.237 ocorrências desde quarta-feira, com os distritos do Porto, Viseu e Lisboa a serem os mais afetados pelo mau tempo provocado pela passagem da depressão Elsa.

Só entre as 00h00 e as 7h00 de hoje a proteção civil registou 353 ocorrências.

As ocorrências principais estão relacionadas com quedas de árvores, movimentos de terras, inundações e quedas de estruturas.

A depressão Elsa que assola o país desde quarta-feira causou até esta sexta-feira mais de 6.200 ocorrências em todo o país e, pelo menos, duas mortes. Para esta sexta-feira, o IPMA prevê que o mau tempo abrande, mas seguir-se-á uma nova tempestade: Fabien. Melhorias no estado do tempo ‘a sério’ só mesmo no domingo.

O anoitecer desta quinta-feira confirmou as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) quanto aos ventos fortes, precipitação intensa e agitação marítima, efeitos da passagem da depressão Elsa. Os últimos dados apontam para mais de 6.200 ocorrências desde quarta-feira, maioritariamente quedas de árvores e de estruturas e inundações.

Na noite anterior, a zona Norte do país tinha sido a mais afetada, mas ontem o mau tempo estendeu-se a todo o país e fez as primeiras vítimas mortais: um homem de 50 anos no Montijo, após a queda de uma árvore, e um homem em Castro Daire, após o desabamento da sua casa. Há uma pessoa desaparecida na mesma localidade depois de um aluimento de terras, na Estrada Nacional 2, na freguesia de Ribolhos. Fonte da Proteção Civil de Viseu indicou ao Notícias ao Minuto que as buscas foram retomadas esta manhã, cerca das 8h00.

Ainda de acordo com o último balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), feito às 9h desta sexta-feira à Lusa,  70 pessoas ficaram desalojadas na sequência do mau tempo. Foram ainda ativados o plano municipal de emergência da Mealhada e o plano distrital especial de cheias de Coimbra.

A passagem da depressão Elsa causou ainda danos “muito significativos” na rede elétrica da EDP.

Os efeitos da depressão Elsa fizeram-se sentir também em Espanha, onde há também a lamentar uma vítima mortal. Um homem morreu na localidade de Puenxo, nas Astúrias, onde os ventos que atingiram os 160 quilómetros por hora, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

Anterior Mau tempo: Câmara de Seia decreta Situação de Alerta
Seguinte IPMA estende aviso vermelho em cinco distritos até às 3h00 desta sexta. Segue-se a depressão Fabien

Notícias Relacionadas

Informação

Maus tratos a idosos aumentaram em Leiria

O aumento do número de casos de maus tratos a idosos levou a Câmara de Leira a apelar a todas as entidades e instituições do concelho para agirem em defesa

Última Hora

Oliveira do Hospital: Mau tempo condiciona estradas do concelho

Está interdita por tempo indeterminado a circulação a veículos pesados na EM 508 entre a Ponte das Três Entradas e Vale de Maceira, na freguesia de Aldeia das Dez.

Informação

Resultado de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense conseguiu a sua 2ª vitória no campeonato ao derrotar em casa o CD Gouveia por 3-1. O Tourizense foi goleado em casa pelo

Informação

Alunos do 1.º CEB sobem ao palco da Casa da Cultura César Oliveira

Esta sexta-feira, amanhã, dia 8 de junho, o Município de Oliveira do Hospital recebe a aventura “No Palco com o Gaspar e a Inês”, uma iniciativa dinamizada no âmbito do

Nacional

Coimbra entre os distritos sob aviso devido ao mau tempo

Além da chuva, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento, agitação marítima e neve nos pontos mais altos para esta quarta-feira.

Região

Procissão do Senhor dos Passos em Ervedal da Beira

A localidade de Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, prepara-se para a realização da solene procissão do senhor dos Passos. Esta importante manifestação de fé acontece no

Região

Homem de 70 anos morre em jogo de “futebol a andar” em Miranda do Corvo

Um homem com cerca de 70 anos morreu hoje em Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, quando praticava desporto num torneio de “futebol a andar” para seniores.

Última Hora

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital continua com dificuldades em alcançar vitórias.

Informação

Covid 19: Paciente internado no Curry Cabral não está infetado

Foram negativos os resultados das análises realizadas ao paciente português internado no Curry Cabral, que apresentava suspeitas de infeção pelo coronavírus.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Ambiente com ação junto do Comércio Local

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, na próxima segunda-feira, 5 de junho, com uma ação de sensibilização…

Última Hora

Fogo no concelho de Nelas está em fase de resolução

O incêndio na localidade de Lapa do Lobo, concelho de Nelas, distrito de Viseu, estava às 06h30, em fase de resolução, segundo a Proteção Civil,…

Destaque

“Prevenção dos maus tratos na infância” em destaque na Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova realizou, esta manhã, um programa alusivo à temática “Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”.