Demitiu-se comissão criada na Guarda para coordenar resposta à pandemia
2 Junho, 2020 361 visualizações

Demitiu-se comissão criada na Guarda para coordenar resposta à pandemia

image_pdfimage_print

A comissão criada na Unidade Local de Saúde da Guarda para coordenar a resposta à pandemia da covid-19 demitiu-se em bloco após “uma situação de divergência” com a administração, disse hoje à agência Lusa o seu presidente.

O diretor do serviço de pneumologia e coordenador da equipa multidisciplinar para a covid-19 na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, Luís Ferreira, referiu que, na segunda-feira, pediu a demissão de coordenador e os restantes elementos foram solidários e também se demitiram de funções.

“Apresentei a demissão pessoal e os outros elementos acharam que deviam ser solidários com a minha posição”, disse o responsável.

Luís Ferreira apresentou a demissão de presidente da comissão covid-19 porque “ocorreu uma situação de divergência” com um elemento da administração da ULS da Guarda, sem especificar.

“Ocorreu uma situação de divergência em que eu achei que foi clara uma desconsideração para comigo, na qualidade de presidente da comissão, e não podia ser conivente com essa situação e tomei a decisão que achei mais adequada, que foi pedir a demissão, que é um ato absolutamente legítimo”, explicou à Lusa.

Com o pedido de demissão, passada a primeira fase em que “a existência da comissão foi fundamental”, o pneumologista do hospital da Guarda considera que “cabe ao Conselho de Administração [da ULS] encontrar novas soluções”.

“Acho que a comissão, durante estes três meses, teve um desempenho que foi reconhecido por todos, que foi mesmo um verdadeiro exemplo de integração de cuidados na ULS”, rematou Luís Ferreira.

A comissão liderada pelo pneumologista Luís Ferreira integrava Adelaide Campos (diretora Serviço de Urgência), Luísa Lopes (diretora Unidade de Cuidados Intensivos), Catarina Quinaz (infeciologista), João Correia (diretor Serviço de Medicina Interna), Alcina Tavares (coordenadora Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistências aos Antimicrobianos), Ana Viseu (coordenadora Unidade de Saúde Pública), José Valbom (Unidade de Saúde Ocupacional) e os enfermeiros Júlio Salvador e Vítor Salomé.

A presidente do conselho de administração da ULS da Guarda, Isabel Coelho, explica numa nota enviada às redações que a demissão da comissão covid-19 “partiu inicialmente do senhor coordenador da comissão, tendo os restantes membros sido solidários com este pedido”.

“Quanto ao ou aos motivos do pedido do senhor coordenador a ele próprio dizem respeito, pelo que qualquer explicação lhe deve ser solicitada”, acrescenta.

Isabel Coelho refere ainda que o Conselho de Administração “nunca retirou a sua confiança a esta comissão ou a qualquer um dos seus membros em particular, antes pelo contrário, não se cansa de enaltecer e agradecer o seu trabalho exemplar ao longo destes difíceis meses”.

A comissão covid-19 foi criada pela ULS da Guarda no início de março, altura em que o Hospital Sousa Martins (HSM) foi indicado como hospital de “segunda linha” no combate à pandemia.

O HSM foi indicado como hospital de referência atendendo às condições adequadas de instalações, equipamentos existentes no denominado Pavilhão Novo, à capacitação do seu Laboratório de Patologia Clínica e ao reconhecimento da competência técnica e profissionalismo dos seus recursos humanos, justificou na altura a ULS.

Fonte: Lusa

Anterior ADIBER recebeu candidaturas no montante de 1,8 Milhões de euros
Seguinte Comunidade Intermunicipal premeia projetos musicais da Região de Coimbra

Notícias Relacionadas

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do

Informação

Colaboradoras da Câmara de Penacova elaboram fatos de proteção para Corporação de Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Penacova adquiriu os tecidos e os materiais necessários para que várias colaboradoras da autarquia de Penacova metessem mãos à obra, juntando-se para a idealização…

Politica

Assembleia Municipal vota contas de 2016 e subsídios às Juntas de Freguesia

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne na próxima segunda feira, dia 24 de abril, em sessão ordinária, a partir das 14h30, no Salão Nobre da Câmara.

Região

Deram negativo os testes à Covid-19 realizados aos 62 de bombeiros de Nelas

Os testes de despistagem à Covid-19 realizados aos 62 elementos das corporações de bombeiros de Nelas e Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, deram resultado negativo.

Região

Pombal: GNR apreende 45 aves de espécies cinegéticas protegidas

O Comando Territorial de Leiria da GNR apreendeu, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Pombal, 45 aves de espécies cinegéticas protegidas e autóctones, na freguesia da Guia, em Pombal,

Última Hora

Grupo “Pomares no Coração” avança com reflorestação da freguesia após o fogo

A freguesia de Pomares, no concelho de Arganil, afetada pelo incêndio de 15 de outubro vai ser alvo de uma ação de reflorestação.

Última Hora

Centro de Portugal integra missão que vai conhecer as melhores práticas do enoturismo a nível mundial

O Centro de Portugal vai estar presente de 22 a 27 de fevereiro na Cidade do Cabo, África do Sul, para conhecer em pormenor a realidade do enoturismo naquele país. A deslocação

Informação

GNR realiza operação policial na Concentração Motard de Góis

A Guarda Nacional Republicana, através do Comando Territorial de Leiria, vai realizar uma operação policial, de 14 a 18 de agosto, no âmbito da 26ª Concentração Motard de Góis.

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Região: Acidente entre duas viaturas e um ciclista na EN17 provocou dois feridos ligeiros

Uma colisão frontal entre duas viaturas e que também envolveu um ciclista causou esta tarde, pelas 15h37, dois feridos ligeiros. O acidente aconteceu na EN17,…

Educação

“Ensinar é Voar” entusiasma alunos na EB1 de Oliveira do Hospital

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, esteve ontem em Oliveira do Hospital onde tomou conhecimento da Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social “Ensinar é Voar” dirigido aos alunos

Destaque

Associação quer apoiar vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal

Chama-se Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal e foi oficialmente apresentada, na tarde do último sábado, naquela que foi um das áreas mais afetadas pelo fogo