Crianças da FAAD desenvolvem projeto “Missão 4R’s” em defesa do ambiente
9 Setembro, 2019 1050 visualizações

Crianças da FAAD desenvolvem projeto “Missão 4R’s” em defesa do ambiente

image_pdfimage_print

O Infantário da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) vai desenvolver, ao longo dos próximos dois anos, o projeto curricular Missão 4R’s, com o objetivo de consciencializar relativamente à preservação do meio ambiente.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, Sara Pereira, Diretora Técnica da Área da Infância na FAAD, refere que, para alcançar os objetivos, este projeto tem que envolver todas as pessoas que fazem parte do sistema educativo, nomeadamente as crianças, os pais, os educadores, as auxiliares, a Direção da Instituição e toda a comunidade envolvente. Nesse sentido, e porque toda a ajuda é uma mais-valia, solicitámos o apoio do Município de Oliveira do Hospital, assim como a intervenção do Planalto Beirão.

Segundo a diretora, as temáticas serão divididas pelos semestres dos anos letivos. No 1º semestre do ano letivo 2019/2020 é “Repensar  – Olhar à nossa volta” e, no segundo semestre é “Reciclar  – Pôr as mãos à obra. No ano letivo 2020/2021, “Reduzir – Alterar Comportamentos” é o tema do 1º semestre e “Reutilizar – Poupar para ganhar” é o tema do último semestre.

“De acordo com o tema escolhido para o biénio 2019/21 traçámos como objetivos gerais: trabalhar o tema transversalmente através das diferentes áreas do conhecimento, indicadas nas orientações curriculares e referenciais educativos; despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras; sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações; apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia-a-dia escolares; consciencializar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o Homem está inserido neste meio; estimular para a perceção da importância do Homem como agente de transformação do meio que o rodeia e a influência que tem; incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente; incorporar a rotina da recolha  seletiva; reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente; reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos; estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais; consciencializar sobre as diferentes formas de recolha e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum; consciencializar sobre o uso adequando e renovação de certas matérias primas e estimular a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano envolvendo a família (na poupança de recursos e separação do lixo)”

Esta manhã, as crianças que frequentam o pré-escolar e o ATL na Fundação de Aurélio Amaro Diniz passaram pelas ruas da cidade oliveirense e pelos Paços do Município de Oliveira do Hospital numa marcha pelo Ambiente.
“Preservem o Planeta, Salvem o Nosso Futuro” apelam os mais pequenos que estão de corpo e alma nesta “Missão 4R’s: Repensar, Reciclar, Reduzir, Reutilizar”.

Anterior Município de Seia altera sinalética rodoviária na EB Guilherme Correia de Carvalho
Seguinte Soure: Homem detido em flagrante por violência doméstica

Notícias Relacionadas

Região

Município de Nelas apresenta Feira do Vinho do Dão na BTL

O Município de Nelas marca presença, e pelo quarto ano consecutivo, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que arrancou ontem na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, …

Sociedade

Feira de Santo André realiza-se no dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

No próximo domingo, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, também conhecida como a Feira das Nozes,…

Região

Chuva torrencial provocou 22 inundações na cidade De Viseu

O mau tempo, nomeadamente a chuva forte que ontem caiu em Viseu, provocou 22 inundações nas imediações do Palácio do Gelo, do Continente e nas zonas de Marzovelos e Orgens.

Última Hora

Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua reabre no dia 1 de junho

O Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d´ Égua, Piódão, reabre este Verão e vai funcionar nos primeiros sábados de cada mês,…

Última Hora

Operação “Páscoa” termina com 921 acidentes, 30 feridos graves e sete vítimas mortais

A GNR divulgou hoje que a “Operação Páscoa” realizada entre os dias 18 e 22 de abril terminou com o registo de 921 acidentes 30 feridos graves e sete vítimas

Programas

Rui Fernandes é o convidado do Espaço BLC3 – Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Rui Fernandes, investigador na Spin-off Micnatur.

Informação

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à prospeção e pesquisa de minerais

O Município de Oliveira do Hospital já manifestou a sua oposição,junto da Direção Geral de Energia e Geologia, ao pedido de atribuição de direitos de prospeção …

Região

Doente internado com legionella morreu em Coimbra

Um doente com diagnóstico inicial de legionella morreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde estava internado, informou ontem a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Informação

Francisco Ferreira participa em conferência “Mobilidade com Ambiente” na Eptoliva

A escola profissional Eptoliva promove, amanhã, pelas 10h00 a Conferência EPTOFUTUROS “Mobilidade com Ambiente”.

Região

Mais de 20 concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Mais de duas dezenas de concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Viseu e Bragança apresentam…

Informação

Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Coimbra, no dia 7 de agosto, salvou um cão caído num poço, na localidade de Trouxemil.

Última Hora

Mais de 50 concelhos de 10 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de 10 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).