Covid-19: “Saúde Com Todos” estreou hoje na Rádio Boa Nova em parceria com a Saúde Pública de Oliveira do Hospital
21 Abril, 2020 1096 visualizações

Covid-19: “Saúde Com Todos” estreou hoje na Rádio Boa Nova em parceria com a Saúde Pública de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Rádio Boa Nova deu hoje início a um novo programa, destinado a informar e esclarecer os ouvintes acerca dos cuidados e melhores práticas, para fazer face ao novo coronavírus, o Covid-19.

“Saúde Com Todos” é um programa em parceria com a Unidade de Saúde Pública de Oliveira do Hospital coordenada pela Delegada de Saúde Maria Guiomar Sarmento.

O novo programa da Rádio Boa Nova é emitido à terça-feira às 8h30 e à quinta-feira às 18h30 e vai estar acessível em podcast no site da Rádio Boa Nova em www.radioboanova.pt.

No primeiro programa, transmitido, esta manhã, o médico interno de Saúde Pública, Paulo Luís explicou o papel da Unidade de Saúde Pública de modo geral, bem como no contexto de pandemia Covid-19.  “A autoridade de saúde é notificada dos casos positivos ou suspeitos e são realizados inquéritos epidemiológicos e vigilâncias”, explicou o responsável. Na prática, adiantou, “sempre que é detetado e notificado um caso positivo ou suspeito de Covid 19 é contactada a pessoa, e tenta-se perceber com que é que ela contactou e com que é que ela esteve durante o período de incubação do vírus. Essas pessoas são identificadas e tomadas medidas de isolamento e acompanhamento, as ditas vigilâncias”. “Isto ao mesmo tempo que contactamos com as pessoas que vigiamos, tiramos dúvidas e damos informação que elas peçam”, adiantou também.

No primeiro programa “Saúde com Todos”, o médico interno de Saúde Pública de Oliveira do Hospital, que é coordenada por Maria Guiomar Sarmento, destacou ainda o trabalho “em articulação com os médicos de família e vários elementos da proteção civil, contribuindo todos para o controlo desta doença”.

“A saúde pública faz-se com todos. Cada um de nós é um agente da saúde pública. Cada um de nós pode e deve trabalhar a sua saúde. Se cada um de nós trabalhar a sua saúde, seremos uma comunidade mais saudável e feliz. Sem dúvida”, referiu.

O programa “Saúde com Todos” disponibiliza o email saudepublicaohp@gmail.com para que os ouvintes possam colocar as suas dúvidas e questões. “Tentaremos de modo anónimo esclarecer as dúvidas dos munícipes”, referiu Paulo Luís.

Anterior Capela de S. Pedro, em Avô, foi assaltada. Pároco apela à população para que vigie património
Seguinte Covid-19: 762 pessoas morreram em Portugal. Há 21.379 infetados

Notícias Relacionadas

Região

Viseu: Feira de S. Mateus nomeada para os prémios dos Festivais Ibéricos

A Feira de São Mateus, em Viseu, está nomeada para a categoria Melhor Festividade da quarta edição dos Prémios dos Festivais Ibéricos, cujos vencedores são anunciados a 13 de março

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Desporto

Iniciados da Académica de Santarém realizaram estágio solidário em Oliveira do Hospital

A equipa de iniciados “A” da Académica de Santarém escolheu Oliveira do Hospital, concelho muito afetado pelos incêndios, para a realização de um estágio solidário, em que o futebol serve

Região

Nelas: investimento de 5 milhões cria 21 postos de trabalho na produção para a indústria farmacêutica de cannabis

A Câmara Municipal de Nelas acaba de protocolar com a empresa “Endopure, Lda” a cedência de um lote de terreno de cinco mil metros quadrados na Zona Industrial de Nelas,…

Sociedade

COVID-19: ANEPC envia aviso à população por SMS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na sequência da renovação do estado de emergência, envia esta quinta-feira, dia 9 de abril, um aviso à população por SMS,…

Informação

Oliveira do Hospital avança com reabertura condicionada do Mercado Municipal

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital decidiu permitir a venda em banca no Mercado Municipal às sextas-feiras, das 9 às 13 horas.

Sociedade

Alunos de Oliveira do Hospital participam em Programa Empreendedorismo nas Escolas

No âmbito do Programa Empreendedorismo nas Escolas, iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) com os 19 municípios seus constituintes, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico… …

Sociedade

Estradas encerradas na Serra da Estrela devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse fonte do Comando Distrital de

Informação

Aveiro e Nazaré: Apreendidas 1,5 toneladas de crustáceos e pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, apreendeu, no passado dia 20 de novembro, nas localidades de Aveiro e Nazaré, 1 050

Destaque

Covid-19: Oliveira do Hospital continua sem casos positivos. Oito pessoas estão em isolamento profilático

O concelho de Oliveira do Hospital continua sem registo de casos positivos de Covid-19. Neste momento, oito pessoas estão em isolamento profilático nas suas habitações.

Informação

Bombeiros de Nelas e Canas de Senhorim vão contar com Equipa de Intervenção Permanente

O Governo e Câmara Municipal de Nelas garantem que, a partir de 2019, cada um dos Corpos de Bombeiros de Nelas e de Canas de Senhorim vão contar com uma

Última Hora

Mais de mil operacionais combatem fogo na Sertã

Mais de mil operacionais combatem, hoje de manhã, o incêndio na Sertã, no distrito de Castelo Branco, esperando-se a chegada de dois aviões de Espanha para ajudar no combate, disse