Covid-19: Oliveira do Hospital mantém-se sem casos positivos. INEM vem fazer testes a quatro casos preocupantes
24 Março, 2020 2701 visualizações

Covid-19: Oliveira do Hospital mantém-se sem casos positivos. INEM vem fazer testes a quatro casos preocupantes

image_pdfimage_print

O concelho de Oliveira do Hospital mantém-se sem casos positivos de COVID-19. A informação foi confirmada pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino….

… que se mostrou preocupado com quatro casos em vigilância ativa.

Em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova, o autarca oliveirense informou , que há oito casos que estão em vigilância ativa e há cinco casos em auto-vigilância.

“No caso de vigilância ativa espero que sejam feitos testes a quatro casos. As famílias estiveram duas horas com o telefone e não conseguiram contactar a linha SNS 24. É uma situação que nos preocupa”, afirmou na Rádio Boa Nova.

José Carlos Alexandrino adiantou que, através da Administração Regional de Saúde do Centro,  e através do Dr. João Pimentel ficou acordado de “hoje vir o INEM fazer estes quatro testes a pessoas que apresentavam um quadro clínico mais preocupante”.  “Estes quatro até tiveram alguma evolução positiva esta noite”.  Acrescentou que “há uma preocupação num caso, em que filha (com 27, 28 anos) apresentava hoje os primeiros sintomas”.  “Será mais uma pessoa que não estava referenciada”, referiu, esclarecendo que os oito casos não são na mesma aldeia.

Na Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino garantiu que as pessoas têm sido apoiadas pela Drª Margarida Santos, coordenadora do Centro de Saúde e também pelo Dr. Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz. “Estamos a trabalhar todos em conjunto. Assiste-se a uma melhoria, dois casos deixaram de ter febre. Persiste uma tosse bastante seca”, referiu.

O autarca adiantou ainda que a Câmara Municipal criou o “Gabinete de Crise”, que dispõe de números telefónicos para quem queira solicitar ajuda, como aquisição de bens essenciais ou para denunciar casos de pessoas que tenham regressado do estrangeiro ou de outros concelhos a Oliveira do Hospital.

238 605 268 ou 238 605 269 são os números que deve contactar para esse fim. Para além de apoio social, este gabinete dispõe de apoio psicológico. José Carlos Alexandrino reforça que “ninguém precisa de ir aos supermercados”. Os respetivos supermercados ou a equipa da Câmara Municipal entregam aos domicílios.

À Rádio Boa Nova, o presidente admitiu que é provável que “um dia destes haja um caso positivo no concelho”. “Admito que todos os concelhos possam vir a ter casos. Arganil tem um caso, uma profissional de saúde do CHUC, Vila Nova de Poiares também tem um caso e em Penela um motorista está infetado”, disse.

“A Câmara Municipal está preparada para o pior”, refere o autarca, adiantando que o Pavilhão Municipal oliveirense já dispõe de camas para eventuais casos.

A questão da economia também preocupa José Carlos Alexandrino, uma vez que esta pandemia afeta todos os setores, como o pequeno comércio, os pastores e as empresas.

Declarações de José Carlos Alexandrino no noticiário das 12h00 na Rádio Boa Nova

Anterior JS de Oliveira do Hospital defende isenção de taxas de acesso a exames
Seguinte Covid-19: 33 mortes e 2 362 infetados em Portugal

Notícias Relacionadas

Nacional

Cristiano Ronaldo eleito melhor do Mundo em 2016

Cristiano Ronaldo, que já ganhou a Bola de Ouro da revista France Football, recebeu ontem o seu quarto troféu de melhor jogador do mundo, num ano em que conquistou …

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã participou no Campeonato Nacional de Estrada

No passado dia 12 de janeiro, o Maratona Clube Vila Chã esteve presente no Campeonato Nacional de Estrada, em Lisboa, que se realizou no Estádio Nacional do Jamor.

Nacional

Centenas de escolas fechadas no país devido a manifestação dos trabalhadores em funções públicas

Centenas de escolas de norte a sul do país estão encerradas por causa do pré-aviso de greve emitido pelos dos sindicatos dos trabalhadores em funções públicas…

Última Hora

“Engenharia Informática” da ESTGOH entre os cursos com maior taxa de empregabilidade no país

A Direção Geral do Ensino Superior divulgou os dados relativos às taxas de empregabilidade dos cursos lecionados no país. Da lista faz parte o curso “Engenharia Informática” …

Região

Celorico da Beira: Detidos quatro homens na posse de 150 munições

A GNR deteve, na passada sexta-feira, quatro homens que estavam na posse de 150 munições de diversos calibres, em Celorico da Beira.

Última Hora

Proteção Civil emite aviso à população devido ao frio

O tempo frio que se vai acentuar a partir desta segunda-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), levou a Autoridade Nacional de

Informação

Peça de teatro “Em Alakai” em estreia na Bobadela

O Centro Social da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, recebe, no próximo sábado, dia 28 de setembro, pelas 21h30, a estreia da peça “Em Alakai”, uma adaptação livre

Região

Municípios da Região de Coimbra uniformizam procedimento relativo à realização de queimas e queimadas durante o período crítico

Os dezanove municípios da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra não vão autorizar a realização de queimadas, queimas de matos cortados e amontoados e…

Informação

EDP Distribuição investe na proteção da floresta em Coimbra

A EDP Distribuição procedeu à renovação e constituição de faixas de gestão de combustível junto às linhas elétricas aéreas de Alta e Média Tensão no distrito de Coimbra, …

Informação

FAVA promove freguesia de Côja e Barril do Alva até domingo

Tem hoje início, em Côja, no Parque Verde do Prado, mais uma edição da Feira de Artesanato, Velharias e Antiguidades (FAVA).

Última Hora

Homem morre atropelado por comboio em Aveiro

Um homem de cerca de 40 anos morreu na manhã desta terça-feira ao ser atropelado por um comboio de mercadorias na linha do Norte, em Aveiro.

Última Hora

Incêndio em Góis agrava-se depois de ter estado “praticamente dominado”

O incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar “praticamente dominado” na freguesia de Alvares,…