Covid-19: Nove pessoas em quarentena e um caso suspeito de infecção em Oliveira do Hospital
16 Março, 2020 13333 visualizações

Covid-19: Nove pessoas em quarentena e um caso suspeito de infecção em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje, em declarações à Rádio Boa Nova, que não há nenhum caso positivo de infecção por Covid 19 no concelho, …

…mas que se encontram “nove pessoas em quarentena e há um caso suspeito de infeção que aguarda pelo resultado das análises”.

José Carlos Alexandrino referiu que para já a situação em Oliveira do Hospital não se compara com o que acontece com outros concelhos e informou que o Município vai impor restrições no acesso ao edifício da Câmara Municipal. “Precisamos todos de tomar atitudes preventivas” afirmou, notando que gostaria que o concelho fosse “dos menos atingidos”.

“Estou preocupado pelos sinais exteriores do país”, disse o autarca, sugerindo alguns cuidados: “se nós todos tivermos uma atuação consciente, falando a um a dois metros e tendo alguns cuidados…”. José Carlos Alexandrino adiantou que, enquanto presidente da CIM da Região de Coimbra tem falado com o presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro. À Rádio Boa Nova, Alexandrino considerou que a zona centro não tem uma situação muito grave, já que conta com 10 casos. “Mas ter dois em estado critico, é uma percentagem muito elevada. A nossa defesa está nas nossas mãos”, constatou.

Questionado sobre a possibilidade de ser declarado o Estado de Emergência no país na próxima quarta-feira, José Carlos Alexandrino considerou que já chega tardiamente. Logo lembrou que houve casos de países, onde o combate à epidemia correu bem devido à declaração do estado de emergência. “São posições adestempo”, considerou José Carlos Alexandrino, lembrando que já defendia o fecho das escolas antes de o Governo ter avançado com a medida. “Esta é uma batalha colectiva”, verificou o autarca, que se mostrou crítico à atuação nos aeroportos, onde “não houve o cuidado de perguntar de onde vinham ou de tirar a febre”. “As medidas excecionais, devem ser tomadas em situações excecionais e nós estamos num tempo de excepcionalidade”, considerou.

Para o autarca oliveirense “devemos defender o país e defender os contactos em termos sociais”. Por isso, também aconselha os oliveirenses que regressam das grandes cidades ao concelho para que fiquem em quarentena.

Sobre as empresas e lojistas que já optaram pelo encerramento defende que, passada esta pandemia, o Estado apoie estes empresários. “Tem que haver um esforço financeiro do orçamento para que os empresários possam recuperar”, afirmou.

Em direto, no noticiário das 12h00, o presidente do município oliveirense, disse ter dado indicações ao presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz, Álvaro Herdade, para que proceda à aquisição de ventiladores, que venham a ser necessários para tratar os possíveis casos de infeção pela Covid-19 no concelho de Oliveira do Hospital. 

Ouça as declarações na íntegra>>>

Anterior Ferido grave em explosão com máquina de soldar em Sever do Vouga
Seguinte Oliveira do Hospital suspende acesso de cidadãos à Câmara Municipal

Notícias Relacionadas

Educação

Já são conhecidos os vencedores do Concurso 3R_NATAL_Ambiental 2017

Já são conhecidas as árvores vencedoras do concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental 2017”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Relíquia de São João Paulo II visita as paróquias de Oliveira do Hospital

No passado dia 22 de Maio de 2016, em cerimónia onde foi declarado solenemente São João Paulo II como padroeiro do Concelho/Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, foi enviada …

Última Hora

Coimbra tem 100 voluntários finalistas de enfermagem prontos a intervir

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) anunciou hoje que tem “mais de uma centena de voluntários finalistas de enfermagem” prontos para intervir…

Educação

Universidade da Beira Interior suspende aulas. Politécnico da Guarda suspende atividades extracurriculares

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vai suspender as aulas, a partir de segunda-feira e por tempo indeterminado, como medida preventiva contra a propagação do surto de Covid-19.

Região

Covid-19: Primeiro caso confirmado em Nelas. Autarquia ativou Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

A Câmara de Nelas confirmou, no passado domingo (22 de março), a existência do primeiro caso positivo de Covid-19 no concelho. Segundo a autarquia, o caso é de “um residente

Destaque

Alexandrino apela a “cuidados redobrados” para conter a entrada do Covid-19 no concelho (com vídeo)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje, em videoconferência, que o único caso positivo de Covid-19 relacionado…

Nacional

Projecto Melhor Eucalipto com sessões de informação para produtores florestais

Depois de Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo), o Projecto Melhor Eucalipto segue hoje para Sever do Vouga (distrito de Aveiro), no Centro de Artes e Espetáculos, com mais uma

Região

Falta de matéria-prima obriga ao fecho de Vinícola de Nelas

A falta de matéria-prima de uvas ditou o encerramento da vinícola mais antiga da região do Dão, em Nelas, com o despedimento coletivo de nove funcionários.

Última Hora

Sapador suspeito de atear fogo na Covilhã fica em prisão preventiva

O sapador florestal de 34 anos suspeito de ter ateado um fogo no concelho da Covilhã vai ficar em prisão preventiva.  Segundo disse à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária

Última Hora

Região: Suspeito de abusar de enteada ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem de 30 anos suspeito de abusar sexualmente de uma menor, que era filha da mulher

Informação

III Maratona do Pedal em BTT em Ervedal da Beira

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  vai realizar no próximo domingo, 4 de junho, pelas 9h30, em Ervedal da Beira – Oliveira do

Informação

Um milhão de euros para projetos nas zonas afetadas por fogos de outubro

De acordo com um comunicado divulgado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o Fundo Recomeçar já abriu as candidaturas de apoio financeiro para entidades públicas,…