Covid-19: Ministro anunciou sete detenções pelo crime de desobediência e agradeceu aos portugueses pela adesão generalizada às medidas de proteção
23 Março, 2020 589 visualizações

Covid-19: Ministro anunciou sete detenções pelo crime de desobediência e agradeceu aos portugueses pela adesão generalizada às medidas de proteção

image_pdfimage_print

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, falou aos jornalistas depois de uma reunião de monitorização do Estado de Emergência.

Ainda que anunciando sete detenções este domingo, deixou um agradecimento aos portugueses pela adesão generalizada às medidas de proteção.

No término da primeira reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, o ministro da Administração Interna indicou, numa conferência para adiantar as conclusões desse encontro, que foram já realizadas sete detenções pelo crime de desobediência, no âmbito da luta contra a pandemia da Covid-19.

Explicando que a intervenção das autoridades policiais tem ocorrido “numa dimensão mais pedagógica”, o governante sublinhou, ainda assim, que se verificaram “sete detenções por constatação de factos de crime de desobediência”.

“Um dos casos foi particularmente grave porque foi de violação do dever de confinamento, que protege não só o cidadão afetado pela doença mas visa proteger toda a sociedade, todos aqueles que com ele entram em contacto”, acrescentou. As outras seis detenções, explicou, aconteceram por incumprimento das indicações das forças de segurança.

O governante fez a ressalva que estes sete casos, que definiu como “pontuais”, não refletem a adesão generalizada dos portugueses às medidas de proteção. Eduardo Cabrita sublinhou que as forças policiais deram conta de “uma grande tranquilidade” na aplicação das medidas que foram implementadas por causa do surto viral.

Cabrita foi ainda questionado sobre o navio de cruzeiro MCS Fantasia, operado pela MSC Cruises, que atracou este domingo no porto de Lisboa, depois de ter saído do Rio de Janeiro com destino à Europa. Depois de retirados os passageiros portugueses, que foram sujeitos a despistagem, o ministro explicou que os restantes passageiros serão repatriados. Estes, porém, nunca estiveram, “tecnicamente, em território nacional”.

Eduardo Cabrita indicou que os representantes das forças de segurança e vários secretários de estado, reunidos este domingo desde as 17h, voltarão a reunir na próxima terça-feira

Anterior Executivo de Penacova aprova a saída da APIN-Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior
Seguinte GNR deteve dois homens por tráfico de estupefacientes em flagrante delito

Notícias Relacionadas

Última Hora

PIDS comemora 4º aniversário

A associação PIDS – “Plano de Intervenção e Dinamização da Freguesia de Seixo da Beira” comemora, no próximo sábado, dia 26 de outubro, o seu 4º aniversário. As comemorações terão

Informação

Região: PJ deteve um homem suspeito de tentar matar o irmão

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem com 47 anos de idade, …

Informação

Festival do Secundário realiza-se em Quiaios

Decorre entre os dias 25 e 29 de março, em Quiaios, na Figueira da Foz, a 15º edição do MOCHE Festival Secundário promovido pela empresa UrbanFun Lda. Depois das 14

Última Hora

A.D. Lagares da Beira joga último jogo do campeonato este domingo

A Associação Desportiva de Lagares da Beira joga, este domingo, 19 de maio, o último jogo do campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra.

Última Hora

FCOH 1 – Praiense 1 – Transmissão em direto (Parceria com o FCOH)

Campeonato de Portugal – Série C – 2ª Jornada FCOH empata em casa frente ao SC Praiense, num jogo que merecia mais. O FCOH e a Rádio Boa Nova transmitiram

Última Hora

No Salão Encantu’s o regresso “está a ser bom, mas calmo”. “Não podemos embarcar em facilitismos” (com vídeo)

Joana Ribeiro, conhecida cabeleireira da cidade de Oliveira do Hospital, reabriu a porta do seu salão no dia 4 de maio. Passados 24 dias, a jovem cabeleireira conta à Rádio

Informação

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Campeonato Nacional está de regresso este fim-de-semana depois de ter estado interrompido devido a jogos da Taça de Portugal.

Destaque

Aqua Village abre hoje e convida a experiências de natureza nas Caldas de S. Paulo

O complexo turístico Aqua Village Health Resort & Spa, localizado nas caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital entra hoje em funcionamento.

Informação

Município de Oliveira do Hospital investiu mais de 400 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apoia, uma vez mais, os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público.

Região

Cinfães: Acidente com fogo-de-artifício faz um morto

Um acidente com fogo-de-artifício, que estava a ser lançado junto a uma igreja em São Cristóvão da Nogueira, em Cinfães, fez uma vítima mortal esta manhã.

Última Hora

Cristina Salgado apresenta “O Amor na Educação” na Eptoliva

No próximo dia 19 de janeiro (sexta-feira) terá lugar a apresentação do livro “O Amor na Educação” de Cristina Salgado.

Região

CIM Região de Coimbra promove ações de formação à distância

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, enquanto entidade formadora acreditada, irá iniciar, a partir da próxima semana, uma conjunto de ações de formação em regime de formação à