Covid-19: Ministro anunciou sete detenções pelo crime de desobediência e agradeceu aos portugueses pela adesão generalizada às medidas de proteção
23 Março, 2020 477 visualizações

Covid-19: Ministro anunciou sete detenções pelo crime de desobediência e agradeceu aos portugueses pela adesão generalizada às medidas de proteção

image_pdfimage_print

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, falou aos jornalistas depois de uma reunião de monitorização do Estado de Emergência.

Ainda que anunciando sete detenções este domingo, deixou um agradecimento aos portugueses pela adesão generalizada às medidas de proteção.

No término da primeira reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, o ministro da Administração Interna indicou, numa conferência para adiantar as conclusões desse encontro, que foram já realizadas sete detenções pelo crime de desobediência, no âmbito da luta contra a pandemia da Covid-19.

Explicando que a intervenção das autoridades policiais tem ocorrido “numa dimensão mais pedagógica”, o governante sublinhou, ainda assim, que se verificaram “sete detenções por constatação de factos de crime de desobediência”.

“Um dos casos foi particularmente grave porque foi de violação do dever de confinamento, que protege não só o cidadão afetado pela doença mas visa proteger toda a sociedade, todos aqueles que com ele entram em contacto”, acrescentou. As outras seis detenções, explicou, aconteceram por incumprimento das indicações das forças de segurança.

O governante fez a ressalva que estes sete casos, que definiu como “pontuais”, não refletem a adesão generalizada dos portugueses às medidas de proteção. Eduardo Cabrita sublinhou que as forças policiais deram conta de “uma grande tranquilidade” na aplicação das medidas que foram implementadas por causa do surto viral.

Cabrita foi ainda questionado sobre o navio de cruzeiro MCS Fantasia, operado pela MSC Cruises, que atracou este domingo no porto de Lisboa, depois de ter saído do Rio de Janeiro com destino à Europa. Depois de retirados os passageiros portugueses, que foram sujeitos a despistagem, o ministro explicou que os restantes passageiros serão repatriados. Estes, porém, nunca estiveram, “tecnicamente, em território nacional”.

Eduardo Cabrita indicou que os representantes das forças de segurança e vários secretários de estado, reunidos este domingo desde as 17h, voltarão a reunir na próxima terça-feira

Anterior Executivo de Penacova aprova a saída da APIN-Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior
Seguinte GNR deteve dois homens por tráfico de estupefacientes em flagrante delito

Notícias Relacionadas

Informação

Viseu: Incêndio em urbanização atinge quatro casas

Deflagrou, na tarde desta quinta-feira, um incêndio que atingiu quatro habitações no Bairro da Bela Vista, na freguesia de Silgueiros, em Viseu, sem registo de vítimas.

Última Hora

Incêndios: Mais 41 Equipas de Intervenção Permanente nos bombeiros voluntários em junho

As corporações de bombeiros vão ter, a partir de 1 junho, mais 41 Equipas de Intervenção Permanente (EIP), passando o país a dispor de um total 344.

Região

Jovem detido em Seia por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, no dia 19 de maio, deteve um homem de 21 anos, por tráfico de estupefacientes, em Seia.

Última Hora

Centro de Portugal marca presença na Feira Internacional de Turismo de Madrid

A marca Centro de Portugal vai estar presente de forma diversificada na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorrerá esta semana na capital espanhola.

Informação

Maratona tecnológica desafia participantes a encontrar soluções sobre Propriedade Industrial

Realiza-se nos dias 28 e 29 de fevereiro, sexta-feira e sábado, no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra (UC), o PI Hackathon,…

Informação

GNR apreendeu 262 doses de droga em viagens de finalistas para Espanha

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 262 doses de droga durante uma ação de fiscalização para prevenir comportamentos de risco dos jovens portugueses,…

Destaque

Rancho Folclórico Sampaense comemora 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense, de S. paio de Gramaços, comemora domingo, dia 11, 40 anos de “centenas de atuações” em festivais no país e no estrangeiro. O objetivo do grupo,

Informação

UF Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços é “pentacampeã” do Torneio Inter-Freguesias

A União de Freguesias (UF) de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços venceu, pelo quinto ano consecutivo, o Torneio Inter- Freguesias, de futebol 7, depois de derrotar a

Última Hora

Tempo vai manter-se quente. Governo vai prolongar o estado de alerta

O ministro da Administração Interna disse hoje que o Governo vai prolongar o estado de alerta face às atuais indicações meteorológicas…

Informação

GNR intensifica fiscalização rodoviária com operação “Estrada Segura”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) começa já a partir de amanhã, quinta-feira, 31 de janeiro, com uma operação de fiscalização rodoviária, que durará até segunda-feira.

Última Hora

Agricultores e produtores florestais exigiram apoios ao governo

Um grupo de agricultores e produtores florestais lesados pelos incêndios de outubro exigiram, ontem, ao governo medidas de apoio, considerando que “já basta de propaganda de milhões”.

Região

GAL ADIBER aprovou 1,4 milhões de Euros em novos incentivos para as micro e pequenas empresas

O Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra 14- 20 reunido, ontem, em Oliveira do Hospital, aprovou os termos do Aviso de Concurso às medidas do DLBC Rural