Covid-19: Governo realiza a partir de hoje testes de despiste nos lares
30 Março, 2020 832 visualizações

Covid-19: Governo realiza a partir de hoje testes de despiste nos lares

image_pdfimage_print

O governo vai realizar a partir de hoje uma operação de testes de despiste da covid-19 em todos os lares de idosos nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda, estendendo-se depois ao resto do país.

Esta é uma operação conjunta entre os Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (que tutela os lares) articulada com o Ministério da Ciência, em parceria com a Cruz Vermelha e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, que criou uma versão própria de um kit de diagnóstico do vírus.

“Vamos iniciar na segunda-feira [hoje] uma operação para testar a covid nos lares de todo o país, para prevenir a contaminação e a propagação”, informou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

Assim, a partir de hoje os testes vão realizar-se nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda e a meio da semana irão estender-se aos lares dos concelhos de Loulé e Portimão, através do Centro de Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, em colaboração com o IMM.

A ministra do Trabalho revelou que foi feita uma análise de risco em função dos concelhos onde há mais lares com maior número de pessoas.

Ana Mendes Godinho esclareceu que esta operação nos lares é preventiva e é paralela à operação normal do Ministério da Saúde quando são detetados casos.

A ministra prevê que na segunda semana de testes em lares a capacidade de resposta tenha aumentado. Os restantes concelhos do país onde irão aplicar-se os testes está a ser identificada, em função dos níveis de prioridade, do número de trabalhadores da capacidade diária dos testes.

Os testes de diagnóstico que vão ser aplicados resultam de um repto lançado a 12 de março pela cientista Maria Manuel Mota aos investigadores do IMM, instituto que dirige, para criarem o próprio kit seguindo o protocolo estabelecidos pelos Centros para Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Os kits, segundo Maria Manuel Mota, usam reagentes produzidos em Portugal, pela empresa de biotecnologia NZYTech.

Em Portugal, segundo o balanço feito domingo pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes, e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas. Dos infetados, 486 estão internados, 138 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Anterior Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e extensões com novas regras de funcionamento devido ao COVID-19
Seguinte Município de Seia distribui equipamentos de proteção ao hospital e instituições sociais do concelho

Notícias Relacionadas

Região

Suspeito de tentativa de homicídio há oito anos foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 41 anos suspeito da tentativa de homicídio de dois homens há cerca de oito anos, em Coimbra,..

Última Hora

Rally Vinho do Dão arranca este fim-de-semana em Nelas

O Rally Vinho do Dão, fruto da parceria Município de Nelas e Clube Automóvel do Centro, volta aos troços do concelho este fim-de-semana, dia 26 de maio, desta vez com

Informação

Alunos dos 11.º e 12.º poderão escolher exames nacionais que querem fazer

Os estudantes do 11.º e 12.º anos poderão escolher os exames nacionais que querem fazer de acordo com as disciplinas específicas pedidas pelas instituições do ensino superior a que se…

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, frente ao Vigor Mocidade por uma bola. A 23ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol

Última Hora

Tropas de operações especiais treinam na Serra da Estrela

As Forças do Centro de Tropas de Operações Especiais, da Brigada de Reação Rápida do Exército Português, iniciam hoje operações em Montanha na região da Serra da Estrela, concretamente nas

Informação

JSD organizou 4ª Academia Política em Oliveira do Hospital

Cerca de uma centena de jovens social democratas esteve reunida em Oliveira do Hospital, no passado fim-de-semana, na 4ª Academia Política Prof. António Barbosa de Melo organizada pela JSD Distrital

Sociedade

Desfile de Carnaval sai às ruas de Seixo da Beira este domingo

O desfile de Carnaval sai às ruas da freguesia de Seixo da Beira já este domingo, dia 3 de março.

Informação

Condeixa: Trânsito cortado na A1 para remover pesado que se despistou

O trânsito na autoestrada A1 está cortado perto do nó de Condeixa (Coimbra), no sentido sul/norte, para as autoridades removerem o veículo pesado que se despistou ao início da manhã.

Informação

Figueira da Foz: Jovem de 19 anos ficou ferida na sequência de uma corrida de carros ilegal

Uma jovem, de 19 anos, ficou ferida, na madrugada do passado domingo, na sequência de uma corrida de carros ilegal num parque de estacionamento na Figueira da Foz.

Informação

Feira do Queijo de Oliveira do Hospital com ação promocional no palácio do Gelo, em Viseu

Oliveira do Hospital realiza amanhã uma sessão de lançamento da Festa do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.

Informação

Mais de 340 bombeiros e 10 meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Tábua

São já 344 os bombeiros envolvidos no combate às chamas no concelho de Tábua, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. No terreno estão 86 viaturas, apoiadas por

Região

Politécnico de Coimbra homenageia antigos membros do Conselho Geral

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) realiza na próxima quinta-feira, dia 22 de junho de 2017, com início pelas 11h00, no edifício dos Serviços Comuns, uma cerimónia de homenagem a