Covid-19: Governo declara estado de alerta para todo o país
13 Março, 2020 578 visualizações

Covid-19: Governo declara estado de alerta para todo o país

image_pdfimage_print

O Ministério da Administração Interna e o Ministério da Saúde declararam estado de alerta para todo o país. A medida foi anunciada na última noite a partir da presidência do Conselho de Ministros.

O ministro da Administração Interna e a ministra da Saúde vão declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de Proteção Civil e as forças e serviços de segurança em prontidão”, afirmou Mariana Vieira da Silva, ministra da presidência.

A ministra da Presidência admitiu que isto pode ser apenas o princípio, estando tudo em aberto para o caso da situação se agravar dramaticamente.

Foi decretado o estado de alerta, colocando-se as forças de segurança e de proteção civil em estado de “prontidão” – e nesta sexta-feira o MAI deverá explicar melhor o alcance desta medida -, mas a lei permite que se vá mais longe (estado de emergência ou mesmo estado de sítio, sendo que nestes casos terá de envolver o Presidente da República).

O Governo afirma, por outro lado, que não se prevê um orçamento retificativo para fazer face aos gastos suplementares – mas também não fecha a porta a que isso venha a acontecer.
Para já, a medida mais cara para o erário público custará 294 milhões (ao orçamento da Segurança Social, para pagar pais que fiquem em casa com os filhos agora sem aulas.

Anterior Covid-19: Conheça as 30 medidas do Governo para conter o novo coronavírus
Seguinte Cerca de 20 profissionais dos hospitais de Coimbra em avaliação após contacto com doente infetada

Notícias Relacionadas

Última Hora

Viseu e Guarda são os distritos com mais idosos a viver sozinhos

Quase oito mil idosos moram sozinhos ou isolados em Viseu e na Guarda, os distritos do país com mais pessoas nestas condições, segundo dados …

Última Hora

Inglês morreu em ida ao mar na praia de Mira

Um cidadão inglês morreu afogado na Praia de Mira, esta segunda-feira de manhã. A mulher só se apercebeu do sucedido cerca de uma hora e meia depois, quando averiguou o

Região

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado

Desporto

Alexandrino considera que o FCOH é “a melhor equipa” e vai vencer o campeonato e subir de divisão

José Carlos Alexandrino acredita que o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) “vai conseguir os seus objetivos” de vencer o campeonato da Divisão de Honra da …

Educação

Um milhão de Euros para requalificar sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

A sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai ser requalificada num investimento de cerca de um milhão de Euros, …

Informação

Feira da Primavera em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”,…

Informação

Linha da Beira Alta cortada devido a incêndio

O incêndio que lavra no concelho de Anadia interrompeu a circulação de comboios. A Linha da Beira Alta está cortada entre Mortágua e Pampilhosa.

Última Hora

JSD organizou 4ª Academia Política em Oliveira do Hospital

Cerca de uma centena de jovens social democratas esteve reunida em Oliveira do Hospital, no passado fim-de-semana, na 4ª Academia Política Prof. António Barbosa de Melo organizada pela JSD Distrital

Destaque

Portugal: 140 mortes e 6.408 infetados por Covid-19

Subiu para 140 o número de vítimas mortais por Covid-19 em Portugal. Há mais 446 infetados nas últimas 24 horas, subindo o valor total para 6.408 de acordo com o

Região

Evento Dão Primores premeia colheitas de 2015

No passado dia 23 de Maio, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão cumpriu, mais uma vez, a tradição de divulgar os prémios…

Última Hora

Nova campanha do Banco Alimentar acontece este fim-de-semana

O Banco Alimentar realiza, este fim-de-semana, 2 e 3 de junho, uma nova campanha de recolha de alimentos, pelos 21 Bancos Alimentares Contra a Fome de Portugal.

Última Hora

Reconstrução de casas é a prioridade em São Gião, Oliveira do Hospital

A recuperação das quase 30 habitações que arderam na freguesia de São Gião, Oliveira do Hospital, é a prioridade da Junta de Freguesia,…