Covid-19: Conheça as medidas a implementar ao abrigo do estado de emergência
19 Março, 2020 1091 visualizações

Covid-19: Conheça as medidas a implementar ao abrigo do estado de emergência

image_pdfimage_print

O Governo reuniu-se, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros no Palácio da Ajuda, para aprovar as medidas que concretizam a execução do decreto do Presidente da República, que institui o estado de emergência, depois da aprovação do Parlamento e depois de obter o parecer favorável do Executivo de António Costa.

Depois de cerca de sete horas de reunião, e de o almoço dos ministros ter sido encomendado para o Palácio da Ajuda, António Costa explicou , em concreto, as medidas que serão aplicadas para reduzir o risco de contágio do novo coronavírus.

– A pessoas que estão infetadas ou em vigilância ativa fica imposto o isolamento obrigatório, constituindo crime se não obedecerem a esta medida.

– A pessoas que constituem grupos de risco é imposto um dever especial de proteção.

– Ao conjunto da população que não integra estes grupos têm o dever geral de recolhimento geral, diminuindo as saídas à  rua. Não é necessária autorização prévia de deslocação.

 Atividades económicas – Salvo os casos que se dediquem ao atendimento público devem continuar a sua ativida, salvo casos específicos.

– Atividades económicas que envolvem atendimento público a regra é o seu encerramento, mas há exceções, como é o caso de padarias, farmácias, postos de combustíveis e supermercados que se devem manter abertos.

– Estabelecimentos de restauração devem encerrar a atendimento ao público mas podem continuar com o serviço take away.

– Todas as empresas de qualquer ramo devem cumprir três tipos de normas: As normas de distanciamento social, cumprir todas as normas de higienização e todas estas empresas de qualquer ramo de atividade as condições de proteção individual dos trabalhadores a serviço.

– As medidas serão fiscalizadas pelas forças de segurança. Poderão encerrar estabelecimentos e atividades que não podem estar em funcionamento. Encaminhamento ao domicilio de quem viole essas regras. A forças de segurança deverão ainda fazer uma atividade pedagógica junto da população.

– Quem não cumprir estas medidas pode vir a ser punido.

– O Governo constituiu o gabinete de crise.

Depois de avançar com as medidas, António Costa respondeu às perguntas dos jornalistas.

-População tem o dever de recolhimento obrigatório.

– Conselho de Ministros volta a reunir-se amanhã

 

Anterior Covid-19: Caso positivo no Hospital de Viseu
Seguinte Chuva (por vezes forte) e neve colocam país sob aviso amarelo

Notícias Relacionadas

Última Hora

Concurso “A Maior Abóbora” promovido na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

   No âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2017, o Município de Oliveira do Hospital promove, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso

Informação

Mealhada: PJ apreendeu elevado número de armas e munições proibidas 

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, no âmbito de investigação que tem a seu cargo, procedeu à apreensão de um elevado número de armas

Desporto

FCOH: “Estamos a um passo de cumprir o objetivo da época”

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está a “um passo” de se sagrar campeão da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) e de subir

Última Hora

Bancos Alimentares apelam à participação em mais uma Campanha de Recolha de alimentos

Arranca já no próximo fim de semana, 30 de novembro e 1 de dezembro, mais uma campanha de recolha de alimentos, promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Sociedade

Coimbra entre os 15 distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte

Quinze distritos do continente vão estar esta segunda-feira e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte.

Destaque

Covid-19: Município de Oliveira do Hospital elabora “plano de contingência com os setores que promovem a concentração de pessoas”

O Município de Oliveira do Hospital decidiu, em reunião realizada na passada terça feira , “elaborar um plano de contingência …

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época da Páscoa

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período da Páscoa, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Região

Semana arranca com neblina, chuva e descida da temperatura

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta segunda-feira, períodos de chuva, em especial no litoral Norte e Centro e neblina ou nevoeiro matinal na região

Última Hora

Oliveira do Hospital aposta em Natal “simples” dedicado “às crianças e ao comércio local” (com vídeo)

O Largo Encantado abriu hoje, dia 16, as suas portas no centro da cidade de Oliveira do Hospital. O Comboio de Natal também iniciou o seu périplo pela cidade oliveirense,

Região

GNR detetou 769 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 16 a 22 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade

Informação

Aveiro: Jovem desaparecido na Praia da Barra

Um jovem com cerca de 20 anos desapareceu, na tarde de terça-feira, no mar, na Praia da Barra, em Ílhavo, no distrito de Aveiro. 

Região

Sinistralidade: três detenções, 709 infrações e 79 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a