Covid-19: 30 casos positivos em Portugal. Presidente da República faz teste hoje
9 Março, 2020 693 visualizações

Covid-19: 30 casos positivos em Portugal. Presidente da República faz teste hoje

image_pdfimage_print

 A Direcção-Geral de Saúde (DGS) divulgou, durante a tarde deste domingo, o balanço diário sobre a propagação do surto do novo coronavírus, em Portugal. 

De acordo com o organismo, há 30 casos confirmados de pessoas infetadas no país – 18 homens e 12 mulheres -, mais nove do que no sábado.

Em comunicado, a DGS também dá conta de que uma das três dezenas de pessoas infetadas é da região do Algarve, registando-se assim o primeiro caso de Covid-19 no Sul do país.

Dos restantes casos confirmados, 22 encontram-se na região Norte, seis em Lisboa e Vale do Tejo e um na zona Centro.

Relativamente às idades, um terço dos pacientes tem entre 40 e 49 anos. Há duas mulheres entre os 70 e os 79 anos, as doentes mais idosas. Entre os 10 e os 19 anos, há cinco infetados (dois rapazes e três raparigas).

No total, existem 281 casos suspeitos, sendo que 56 infetados aguardam resultados laboratoriais, avança a entidade pública acrescentado que, até ao momento, 447 contactos encontram-se sob vigilância pelas Autoridades de Saúde.

Ainda segundo o boletim da DGS, há quatro cadeias de transmissão ativas, existindo seis casos importados – cinco de Itália e um de Espanha.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fará esta segunda-feira o teste ao Covid-19, confirmou à Lusa fonte oficial da Presidência da República.

De acordo com a mesma fonte, o resultado do teste, logo que estiver disponível, será divulgado no ‘site’ oficial da Presidência.

O Presidente da República, com 71 anos, não apresenta sintomas da doença, mas o teste vai ser feito como uma medida de prevenção, explicou a mesma fonte.

Horas antes desta confirmação da realização do teste, a Presidência da República havia anunciado que Marcelo Rebelo de Sousa suspendeu a agenda por duas semanas e irá permanecer em casa sob monitorização, “apesar de não apresentar nenhum sintoma” de infeção por Covid-19.

A decisão foi tomada depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter estado na terça-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa, com uma turma de uma escola de Felgueiras (Porto), que foi encerrada devido ao internamento de um aluno, adiantou a Presidência, numa nota publicada no ‘site’ oficial.

Atualização às 10h00: 31.º caso confirmado de Covid-19 em Portimão

A mãe da adolescente algarvia contagiada com o novo coronavírus também está infetada com a doença, confirmou a presidente da Câmara de Portimão. Sobe assim para 31 o número de casos do novo coronavírus em Portugal. A mulher é professora na Escola Básica 2,3 Professor José Buísel, o que já levou ao seu fecho.

Este é o segundo estabelecimento de ensino a ser fechado em Portimão, depois de no domingo ter sido dada a mesma ordem para a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.

 

Anterior Semana da Gastronomia abre caminho à Feira do Queijo de Oliveira do Hospital
Seguinte Viseu: PJ deteve suspeitos da autoria do crime de rapto e roubo

Notícias Relacionadas

Informação

Jovens de Oliveira do Hospital debatem alterações climáticas no Parlamento dos Jovens (com vídeo)

No âmbito das sessões do Parlamento dos Jovens, e subordinados ao tema Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos, 30 jovens deputados do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira

Última Hora

Distrito: 80 acidentes, 1017 infrações e 8 detenções por excesso de álcool na última semana

Na semana de 28 de janeiro a 3 de fevereiro , o Comando Territorial de Coimbra  da GNR registou a ocorrência de 80 acidentes,  1017 infrações  e procedeu à detenção…

Região

Município de Góis aposta em ações de sensibilização na prevenção de incêndios e limpeza da floresta

O Município de Góis tem em curso a limpeza de todos os espaços sob sua administração, inseridos em áreas de faixas de gestão de combustíveis dos aglomerados populacionais bem como

Informação

Oliveira do Hospital apresentou projetos ao Orçamento Participativo Portugal 2018

Vários grupos de trabalho contribuíram, ontem, com ideias e propostas para o Orçamento Participativo Portugal (OPP) 2018, no âmbito de um encontro promovido…

Última Hora

Município aprova voto de reconhecimento ao G.D. Bobadelense

O Município de Oliveira do Hospital aprovou um voto de reconhecimento ao Grupo Desportivo Bobadelense, pela conquista do Campeonato de Futebol da Fundação Inatel- Coimbra.

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança obras com volume de investimento superior a 5 milhões de euros

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Pacto de Coesão da CIM do Centro 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, este ano,…

Informação

Ex-bancário julgado por retirar 600 mil euros a clientes em Viseu

O Ministério Público pediu, ontem, uma pena próxima a quatro anos de prisão efetiva, em cúmulo jurídico, para o ex-bancário, Alberto Vieira, …

Desporto

Município de Tábua promoveu V Gala do Desporto

O Centro Cultural de Tábua recebeu, no dia 20 de janeiro, a V Gala do Desporto do Município de Tábua, que premiou as modalidades, os atletas e as associações do

Última Hora

SEF sinaliza jogadores  de clubes da zona centro   

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou seis atletas em situação irregular em Portugal, ligados a dois clubes de futebol da zona centro do país.

Destaque

Município de Oliveira do Hospital abriu novo concurso para requalificação da sede do Agrupamento de Escolas

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na passada quinta-feira, dia 9, a abertura de novo concurso para a requalificação…

Vídeos

Eleição da “Miss Queen” e programa “Aqui Portugal” realizam-se em Oliveira do Hospital (com vídeo)

O Município de Oliveira do Hospital realizou, esta manhã, a receção às misses que no próximo sábado, dia 30 de novembro, …

Informação

Convívio de Verão destacou importância da Rádio Boa Nova no concelho e na região

A Rádio Boa Nova realizou, no sábado, dia 15 de julho, o seu convívio de Verão. No Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, sobressaiu a importância da Rádio