Costa apela a cumprimento de normas para evitar novo encerramento das fronteiras
1 Julho, 2020 313 visualizações

Costa apela a cumprimento de normas para evitar novo encerramento das fronteiras

image_pdfimage_print

As fronteiras entre Portugal e Espanha reabriram esta quarta-feira após três meses e meio de encerramento devido à pandemia Covid-19. A reabertura é oficialmente assinalada…

pelo Presidente da República português, o Rei de Espanha, o Primeiro-Ministro de Portugal e o homólogo de Espanha, em Badajoz e Elvas.

Esta manhã, o primeiro-ministro português, António Costa, apelou ao cumprimento “com muito rigor” de todas as normas de segurança e saúde contra a covid-19 para evitar a possibilidade de as fronteiras entre Portugal e Espanha voltarem a fechar.

“A última coisa que podemos pensar é termos de voltar de novo ao fecho da fronteira e da atividade económica. Temos de tentar evitá-lo e cumprir com muito rigor todas as normas de segurança e saúde”, disse António Costa em declarações à Rádio Nacional de Espanha.

Para o chefe do Governo português, até haver “uma vacina com um tratamento eficaz” é necessário que todos tenham presente “o risco da covid-19”, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Devido à pandemia de covid-19, por decisão conjunta, a fronteira luso-espanhola foi encerrada às 23:00 de 16 de março (00:00 de dia 17 em Espanha), com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços, e reabriu às 23:00 desta terça-feira, (00:00 de hoje em Espanha).

As autoridades dos dois países ibéricos quiseram conferir especial simbolismo político a esta reabertura e organizaram cerimónias durante a manhã de hoje, nos dois lados da fronteira, com a participação do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do rei de Espanha, Felipe VI, do primeiro-ministro português, António Costa, e do chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez.

Anterior Meios de combate a fogos reforçados com dispositivo na máxima capacidade
Seguinte Região: Incêndio destruiu fábrica de pasta de papel

Notícias Relacionadas

Região

PSD Arganil congratula-se pelo arranque das obras de beneficiação da EN342

O Partido Social Democrata (PSD) de Arganil congratula-se pelo início das obras de beneficiação da Estrada Nacional 342, na ligação entre Arganil e Côja, um dos maiores anseios dos arganilenses.

Informação

GNR apreendeu uma caçadeira e 56 cartuchos em investigação por violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) apreendeu, ontem,…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Destaque

S. Gião: “Se não houver apoio para recuperar as segundas habitações, isto fica um deserto completo”

O presidente da Junta de Freguesia de S.Gião, no concelho de Oliveira do Hospital, está preocupado com a demora na recuperação das 25 casas de segunda habitação…

Última Hora

Incêndio em Santarém obriga ao corte da Linha ferroviária do Norte

A circulação ferroviária na Linha do Norte está cortada devido a um incêndio que lavra na localidade de Omnias, em Santarém.

Última Hora

Verão começa sexta-feira com temperaturas entre 18 e 30 graus

O verão começa na sexta-feira com alguma nebulosidade e com máximas a variar entre os 18 e os 30 graus Celsius,…

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã sagrou-se Campeão Distrital do distrito da Guarda

O Maratona Clube Vila Chã esteve presente no 18º Campeonato Distrital de Pista de Veteranos, no passado dia 23 de junho, no Estádio Municipal da Guarda, onde foi representado por

Última Hora

GNR intensifica patrulhamento com operação “Todos os Santos”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no período de 31 de outubro a 4 de novembro, altura em que é celebrado o dia de “Todos os Santos”, vai intensificar o patrulhamento…

Informação

25 de abril: Alexandrino quer aproximar comemorações aos oliveirenses

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou, ontem, a vontade de aproximar as comemorações do 25 de abril à população do concelho. José Carlos Alexandrino sugeriu que,

Última Hora

Duas famílias oliveirenses “ficaram sem nada” em Moçambique. Terceira família está incontactável

O presidente do Município de Oliveira do Hospital informou que está a acompanhar a situação de duas famílias oliveirenses que “ficaram sem nada”, …

Última Hora

Eptoliva promove conferência Eptofuturos “O Poder dos Influencers Digitais em Tempos de Pandemia”

A Escola Profissional Eptoliva realiza hoje, pelas 18h00, mais uma conferência webinar no âmbito do ciclo de conferências Epto Futuros, sob o tema “O Poder dos Influencers Digitais em Tempo de Pandemia”.

Destaque

“Esta EXPOH foi muito bem conseguida. Valeu a pena”

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital chegou ontem ao fim. O certame, que teve início no dia 21 de julho, fechou com casa cheia e um espetáculo