• Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
  • Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
  • Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
  • Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
5 Novembro, 2019 2014 visualizações

Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)

image_pdfimage_print

O recente corte de quatro árvores de grande porte na freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, não foi bem  aceite por um grupo de populares…

… e pais de crianças que frequentam a EB1 da localidade, onde também foi cortada uma árvore que ali existia há dezenas de anos.

Reportagem áudio

Rosalinde Schön, mãe de um menino que frequenta escola de Travanca de Lagos, que no momento de deixar o filho na escola, presenciou o corte da árvore, acabou por iniciar o movimento contra o abate de árvores nas redes socais. Aconteceu no dia 11 de setembro e , em declarações à Rádio Boa Nova, Rosalinde Schön disse que questionou porque estavam a cortar a árvore que lhe responderam que a árvore estaria “mal”. A mãe contou que o barulho “era ensurdecedor”, que a “ação era brutal” e que para “as crianças foi um susto”.

Pedagogicamente, Rosalinde Schön entende que a ação foi despropositada já que nas escolas se ensina a plantar e preservar árvores. Referiu que no caso do filho, que tem “uma sensibilidade muito grande”, “ficou chocado e muito triste e “não queria creditar no que estava a acontecer”.

Rosalinde conta com o apoio dos outros  pais que também não concordam com o corte da árvore. Também João Dinis , com fortes ligações familiares a Tavanca de Lagos e com um filho na mesma escola, partilha o sentimento de  revolta pelo abate de árvores, não só junto à escola,  mas também no triângulo central de acesso ao centro da freguesia.

“Questionei um representante da junta que me disse: não te chateies, isto é apenas um cedro, é apenas um pinheiro”, contou à Rádio Boa Nova indignado com tamanha ignorância. João Dinis foi informado de que a decisão do abate das árvores resultou de votação em Assembleia de Freguesia. Porém, a ser assim, entende que é suposto que quem foi eleito para a junta,  esteja lá para defender a população e “não para tomar decisões levianas”.

Com a exceção de uma das árvores que sabe que estava seca, João Dinis não vê nenhum benefício no corte nas restantes árvores. “O custo é mais elevado do que a opção de intervencionar as árvores. Acho que era mais barato do que ter lá uma empresa a cortar as árvores”, comentou.

O popular questiona ainda a política municipal associada ao corte de árvores, já que junto do município lhe terá sido dito que a Junta de Freguesia tem autonomia nesta matéria. Considera lamentável que passados dois anos depois do grande incêndio que dizimou o concelho e os concelhos vizinho não haja uma política comum ambiental.

Contactada pela Rádio Boa Nova, a presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, Teresa Falcão de Brito, referiu(em declarações que não quis gravar) que a decisão de proceder ao corte das árvores  foi unânime em assembleia de freguesia realizada no dia 11 de junho 2019. Adiantou que no que respeita à escola, o corte da árvore foi necessário porque estava a degradar o muro, “que estava em risco de ruir” e “logicamente que o espaço vai ser requalificado”, acontecendo o mesmo com o triângulo central da localidade . À Rádio Boa Nova, Teresa Falcão de Brito admite que “custa-nos a todos cortar árvores” , “mas foi uma tomada de decisão consciente”.

Abordada pela Rádio Boa Nova, Teresa Dias, vereadora da Floresta do Município de Oliveira do Hospital verificou que cabe às Juntas de Freguesia gerir os seus espaços.

Anterior Projeto docente da EPTOLIVA ganha mais um prémio europeu em representação de Portugal
Seguinte 17ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge vai ser apresentada em Coimbra

Notícias Relacionadas

Sociedade

EXPOH: “Rafael e Diana” foram os vencedores do concurso Soltem Talentos (com vídeo)

Realizou-se ontem a final do concurso “Soltem Talentos”, no âmbito da programação da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Sociedade

ARCIAL comemora 40º aniversário

A ARCIAL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital completa amanhã, dia 14 de fevereiro, o seu 40.º aniversário.

Última Hora

Fogos de outubro de 2017 foram fenómeno inédito e com falhas no combate

Os incêndios de outubro de 2017 na região Centro constituíram um fenómeno inédito, resultante da conjugação de fatores meteorológicos, mas a Comissão Técnica Independente (CTI) também concluiu que houve falhas

Região

Crianças do concelho de Gouveia celebram Dia Eco Escolas no Dia Mundial do Ambiente

O Município de Gouveia, no âmbito do Dia Eco Escolas e do Dia Mundial do Ambiente, no dia 5 de junho, vai promover uma série de iniciativas com o Programa

Informação

Arganil cria Centro de Apoio à Integração de Migrantes

O Município de Arganil inaugura no próximo dia 5 de julho, pelas 15h00, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

Região

850 participantes juntos em ação de reflorestação em Pinhel

O Município e o Agrupamento de Escolas de Pinhel, no distrito da Guarda, anunciaram hoje que vão plantar “algumas centenas de sobreiros” durante uma ação de reflorestação que vai envolver

Destaque

“Em vez de seis meses parecem seis dias. Foi tudo demasiado rápido e com desafios permanentes…”

Passaram seis meses após o grande incêndio, mas para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino parece que passaram “seis dias”.

Informação

CPCJ de Oliveira do Hospital promoveu ações de prevenção contra abuso sexual de crianças e jovens

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital promoveu, através do projeto CARE da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV),…

Informação

Projeto Limpa+: Jovens de Oliveira do Hospital recolhem lixo em defesa do ambiente

O Projeto Limpa+, criado por jovens de Oliveira do Hospital, tem sido implementado em várias zonas do concelho, em forma de voluntariado, com o objetivo de defender o meio ambiente.

Politica

Alexandrino admite que lhe “dará gosto especial” disputar as eleições com João Paulo Albuquerque

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, escusou-se esta tarde a comentar a candidatura do seu conterrâneo, João Paulo Albuquerque,…

Informação

Proteção Civil registou 255 ocorrências no país devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou, desde as 00h00 até às 20h00 de quinta-feira, 255 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, sendo que 106 foram

Destaque

Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios

Hoje, no dia em que faz precisamente sete meses que aconteceu o trágico incêndio 15 de outubro, Luís Miguel Falcão de Brito conta que “ainda nada foi feito” e que