• Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
  • Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
  • Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
  • Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)
5 Novembro, 2019 1868 visualizações

Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)

image_pdfimage_print

O recente corte de quatro árvores de grande porte na freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, não foi bem  aceite por um grupo de populares…

… e pais de crianças que frequentam a EB1 da localidade, onde também foi cortada uma árvore que ali existia há dezenas de anos.

Reportagem áudio

Rosalinde Schön, mãe de um menino que frequenta escola de Travanca de Lagos, que no momento de deixar o filho na escola, presenciou o corte da árvore, acabou por iniciar o movimento contra o abate de árvores nas redes socais. Aconteceu no dia 11 de setembro e , em declarações à Rádio Boa Nova, Rosalinde Schön disse que questionou porque estavam a cortar a árvore que lhe responderam que a árvore estaria “mal”. A mãe contou que o barulho “era ensurdecedor”, que a “ação era brutal” e que para “as crianças foi um susto”.

Pedagogicamente, Rosalinde Schön entende que a ação foi despropositada já que nas escolas se ensina a plantar e preservar árvores. Referiu que no caso do filho, que tem “uma sensibilidade muito grande”, “ficou chocado e muito triste e “não queria creditar no que estava a acontecer”.

Rosalinde conta com o apoio dos outros  pais que também não concordam com o corte da árvore. Também João Dinis , com fortes ligações familiares a Tavanca de Lagos e com um filho na mesma escola, partilha o sentimento de  revolta pelo abate de árvores, não só junto à escola,  mas também no triângulo central de acesso ao centro da freguesia.

“Questionei um representante da junta que me disse: não te chateies, isto é apenas um cedro, é apenas um pinheiro”, contou à Rádio Boa Nova indignado com tamanha ignorância. João Dinis foi informado de que a decisão do abate das árvores resultou de votação em Assembleia de Freguesia. Porém, a ser assim, entende que é suposto que quem foi eleito para a junta,  esteja lá para defender a população e “não para tomar decisões levianas”.

Com a exceção de uma das árvores que sabe que estava seca, João Dinis não vê nenhum benefício no corte nas restantes árvores. “O custo é mais elevado do que a opção de intervencionar as árvores. Acho que era mais barato do que ter lá uma empresa a cortar as árvores”, comentou.

O popular questiona ainda a política municipal associada ao corte de árvores, já que junto do município lhe terá sido dito que a Junta de Freguesia tem autonomia nesta matéria. Considera lamentável que passados dois anos depois do grande incêndio que dizimou o concelho e os concelhos vizinho não haja uma política comum ambiental.

Contactada pela Rádio Boa Nova, a presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, Teresa Falcão de Brito, referiu(em declarações que não quis gravar) que a decisão de proceder ao corte das árvores  foi unânime em assembleia de freguesia realizada no dia 11 de junho 2019. Adiantou que no que respeita à escola, o corte da árvore foi necessário porque estava a degradar o muro, “que estava em risco de ruir” e “logicamente que o espaço vai ser requalificado”, acontecendo o mesmo com o triângulo central da localidade . À Rádio Boa Nova, Teresa Falcão de Brito admite que “custa-nos a todos cortar árvores” , “mas foi uma tomada de decisão consciente”.

Abordada pela Rádio Boa Nova, Teresa Dias, vereadora da Floresta do Município de Oliveira do Hospital verificou que cabe às Juntas de Freguesia gerir os seus espaços.

Anterior Projeto docente da EPTOLIVA ganha mais um prémio europeu em representação de Portugal
Seguinte 17ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge vai ser apresentada em Coimbra

Notícias Relacionadas

Última Hora

Tiago Cerveira leva “o Meio e a Gente” à urbanidade de Coimbra

As imagens com que, diariamente, o jovem Tiago Ceveira nos tem habituado e que refletem o “Meio e Gente” desta região da Beira Serra e da Serra da Estrela estão

Cultura

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

  Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com

Região

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal” promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota

Região

Fim de semana com calor. chuva regressa segunda-feira devido ao Ophelia

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira a chuva regressa devido à passagem do furacão Ophelia.

Última Hora

Francisco Campos vence 3ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. Venceslau Fernandes mantém a Camisola Amarela

Francisco Campos (Miranda-Mortágua) venceu ao sprint a terceira etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros que ligou, esta sexta-feira, Arganil a Abrantes.

Última Hora

Sampaense volta a perder na 3ª jornada da LPB Placard – Basquetebol

Final:    Sampaense 77   –   Vitória SC  90 Em partida muito bem disputada, o Sampaense teve sempre muitas dificuldades para superar o Vitória SC. A equipa comandada por

Informação

Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões contam com Programa Seleção

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) apresentaram hoje, quinta-feira 24 de março, em Viseu, o

Região

Coimbra quer Ministério da Coesão Territorial a tutelar autarquias

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra disse, hoje, esperar que o recém-criado Ministério da Coesão Territorial tutele áreas como as autarquias, …

Informação

DGS alerta para tempo quente e deixa conselhos para se proteger

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias e recorda que o calor pode ter efeitos negativos na saúde e que a população

Última Hora

Leiria: Colisão entre carro e moto provoca uma vítima mortal

Uma colisão entre um veículo ligeiro e uma moto provocou, esta manhã, uma vítima mortal em Leiria.

Sociedade

Cristiano Ronaldo eleito melhor do Mundo em 2016

Cristiano Ronaldo, que já ganhou a Bola de Ouro da revista France Football, recebeu ontem o seu quarto troféu de melhor jogador do mundo, num ano em que conquistou …

Opinião

Vítor Neves dedica “Ca$h Resto Z€ro” ao Natal

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves,