Coronavírus: Presidente Marcelo alerta que “ninguém está preservado”
4 Fevereiro, 2020 973 visualizações

Coronavírus: Presidente Marcelo alerta que “ninguém está preservado”

image_pdfimage_print

O Presidente da República congratulou-se hoje por Portugal não ter “até agora” casos de infeção com o novo coronavírus, …

… mas realçou que “ninguém está preservado” com a atual circulação de pessoas e admitiu efeitos na economia global.

Questionado se considera que as autoridades portuguesas estão a fazer tudo o que é possível para prevenir a propagação deste vírus em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: “Há uma conjugação de fatores objetivos e subjetivos. Até agora, temos estado preservados de notícias menos boas nessa matéria, mas ninguém está preservado sempre, com a circulação que há no mundo, com a mobilidade que há no mundo”.

O chefe de Estado, que falava aos jornalistas na varanda do Palácio de Belém, em Lisboa, apontou a sua própria família como exemplo, referindo que tem netos que chegaram a Portugal vindos da China numa altura de “plena eclosão do vírus” e que “só no fim desta semana é que verdadeiramente passam quinze dias sobre a permanência deles cá”.

“Portanto, ninguém está preservado”, repetiu Marcelo Rebelo de Sousa ressalvando, contudo, que os seus netos vieram “de uma área da China longínqua em relação àquela onde o problema era mais grave”.

O Presidente da República salientou depois que a epidemia de coronavírus na China “afeta a atividade económica de uma economia muito poderosa e, portanto, afeta a atividade económica do mundo, ou pode afetar”.

“Pode vir a haver algumas perturbações, se houver uma quebra de produção significativa numa economia que determine uma quebra no comércio com outras economias e, portanto, uma desaceleração da economia mundial”, admitiu, acrescentando, porém, que isso “é menos importante do que a saúde das pessoas”.

Instando novamente a avaliar a forma como as autoridades portuguesas têm atuado para conter a propagação deste novo vírus, Marcelo Rebelo de Sousa disse que “tem havido uma colaboração de várias entidades para prevenir a chegada a Portugal, para reagir no caso de chegar a Portugal, para monitorizar e ir respondendo aos desafios que se colocam”.

“E, no fundo, estamos todos a aprender. Está Portugal a aprender, estão todos os países a aprender”, considerou, concluindo: “Até agora, o que se tem passado em Portugal tem sido bom para todos nós, e vamos esperar que assim continue”.

Quanto à capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) perante eventuais casos de infeção com o novo coronavírus que venham a surgir, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se confiante, elogiando a sua forma de atuação.

Segundo o chefe de Estado, “as pessoas acreditam no SNS e na capacidade excecional dos profissionais do SNS, que é uma resiliência e, ao mesmo tempo, uma rapidez de resposta a desafios difíceis e inesperados que surpreende sempre, porque ultrapassa aquilo que as pessoas muitas vezes temem que sejam as fragilidades do SNS”.

“Isso tem acontecido em situações múltiplas, essa capacidade de resposta, e é mais uma razão para termos muito orgulho no SNS, para defendermos o SNS, para agradecermos e tratarmos bem os profissionais do SNS”, afirmou.

fonte:lusa.pt

Anterior “Qualquer um dos elementos do executivo em permanência pode vir a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital”, garante Carlos Maia
Seguinte Turismo Centro de Portugal destaca importância económica do Rally de Portugal para a região

Notícias Relacionadas

Última Hora

Miranda do Corvo: Homem detido por violência doméstica. Agrediu companheira na presença das filhas menores

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Miranda do Corvo, deteve, no passado dia 21 de outubro, um homem de 44 anos, pelo crime de violência doméstica,

Nacional

BLC3 passa a “Campus de Tecnologia e Inovação”  e aposta em nova Imagem Institucional

A Associação BLC3, a operar em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital apostou em nova imagem institucional, que se tornará visível a partir de hoje, 31 de

Última Hora

“Ciclo pelas Igrejas” promove música e património do concelho de Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura vai promover, durante os próximos fins-de-semana, nos meses de outubro e novembro, vários concertos no âmbito da iniciativa

Última Hora

Dezenas de escolas fechadas devido à greve dos trabalhadores não docentes

Dezenas de escolas estão hoje fechadas em todo o país devido à greve do pessoal não docente, disse o sindicalista Artur Sequeira, lembrando que a solução para o setor passa

Última Hora

Viseu: Incêndio em habitação mata mulher de 84 anos

Um incêndio deflagrou ao início da tarde de domingo num apartamento, em Viseu, e fez uma vítima mortal, uma mulher de 84 anos.

Última Hora

GNR deteve 20 pessoas e identificou 114 pelo crime de incêndio florestal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve até 24 de março 20 pessoas e identificou outras 114 pelo crime de incêndio florestal, registando ainda 225 contraordenações…

Informação

Pousada do Convento do Desagravo vai reabrir com Flagworld Group

A Pousada do Convento do Desagravo, localizada em Vila Pouca da Beira, que fechou em 2017, vai reabrir pela mão do grupo hoteleiro Flagworld. O anúncio foi feito, esta manhã,

Desporto

Desporto para o fim de semana

Este fim de semana é marcado pela realização da terceira edição da Gala do Desporto (sábado 21h00). Reconhecer e valorizar todos os agentes desportivos que na época 2015/2016 contribuíram  para

Informação

81ª Volta: Tarde azul e branca consagrou João Rodrigues

A meio do contrarrelógio, a caminho da Avenida dos Aliados, já se percebia que João Rodrigues estava a ganhar tempo a Joni Brandão.

Nacional

Oliveira do Hospital fez forte promoção da Festa do Queijo em Lisboa

Realizou-se hoje em Lisboa uma forte ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital e de valorização do Queijo Serra da Estrela.

Informação

Dezassete concelhos de cinco distritos em risco máximo

Dezassete concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra e Leiria apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Almoço de Fim de Ano animou oliveirenses numa iniciativa do Intermarché

O casal Jorge e Cidália Lopes Graça, gerentes da loja Intermarché de Oliveira do Hospital, desafiou o Município de Oliveira do Hospital a juntar à mesa um conjunto de pessoas