Coronavírus: Confirmados dois casos positivos de infeção em Portugal
2 Março, 2020 803 visualizações

Coronavírus: Confirmados dois casos positivos de infeção em Portugal

image_pdfimage_print

Estão confirmados os dois primeiros casos positivos de infeção por Covid-19 em Portugal. Os dois doentes infetados estão internados em hospitais do Porto, um no Hospital de Santo António e outro no São João. 

Um dos doentes é um médico do Hospital Tâmega e Sousa que esteve no norte de Itália de férias. Ficou internado na tarde deste domingo no hospital de Santo António. Segundo avançou a ministra da Saúde Marta Temido, os primeiros sintomas deste doente, de 60 anos, foram sentidos a 29 de fevereiro.

O outro caso confirmado é o de um homem que foi a Espanha em trabalho e está internado no hospital de São João. Este doente tem 33 anos e sentiu os primeiros sintomas a 26 de fevereiro. Este caso aguarda contraprova através de análise do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA, embora já tenha testado positivo em duas análises.

Os dois doentes, disse a ministra Marta Temido, encontram-se “estáveis”. Os contactos mais próximos destes pacientes vão ser colocados em vigilância, determinando as autoridades o respetivo grau de risco de infeção pelo novo coronavírus.

Em resultado destes casos positivos, e apesar de o país ainda se encontrar em contenção, a ministra anunciou que vai ser aplicado aos voos de provenientes de Itália “uma rasteabilidade de contactos”, o que já estava a ser feito aos voos provenientes da China.

Reiterando os conselhos de higiene como forma de evitar contágios, Marta Temido aproveitou para  reforçar, uma vez mais: “Se tiverem qualquer sintoma, contactem a Saúde 24 (808 24 24 24)”, ao invés de se dirigirem às unidades de saúde.

Anterior Covid-19: Alexandrino vai reunir com responsáveis locais para definir “plano de ação”
Seguinte Serra da Estrela: Estradas encerradas devido à queda de neve

Notícias Relacionadas

Destaque

Marcelo Rebelo de Sousa preside a almoço solidário em Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, no dia 11 de março, a um almoço solidário em Oliveira do Hospital, no âmbito da Feira do Queijo, agendada

Destaque

Rádio Boa Nova apresenta “Dia 15” na comemoração do 33º aniversário

A Rádio Boa Nova comemora, no próximo dia 19 de março, o seu 33º aniversário. A data vai ser assinalada com o lançamento do livro “Dia 15”, …

Politica

Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, um voto de reconhecimento ao executivo municipal, Juntas de Freguesia, povo,…

Última Hora

Bebé Noah morreu em Coimbra um dia antes de ser avaliada administração de medicamento inovador

Uma bebé que era acompanhada no Hospital Pediátrico de Coimbra com atrofia muscular espinhal morreu, na terça-feira, um dia antes de serem avaliadas as condições para lhe ser administrado um

Informação

Covilhã: Nove pessoas desalojadas devido a incêndio em habitação

Um incêndio numa habitação na Covilhã, na noite de quinta-feira, deixou uma residência inabitável e desalojou nove pessoas, que foram para casa de familiares.

Região

Eventos desportivos reforçam atratividade turística de Seia

A Câmara Municipal de Seia (CMS) tem vindo a materializar um conjunto de produtos estratégicos, de que constituem exemplo os Caminhos de Montanha, mas também iniciativas como o “Oh Meu

Politica

Passos Coelho está de saída do PSD. Rui Rio está na corrida e perfilam-se outros nomes

O presidente do partido apresentou a sua retirada na reunião do Conselho Nacional que começou na terça-feira e só terminou nesta quarta-feira de madrugada,…

Informação

CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra analisou, na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua, a solução apresentada pelo Governo para o IP3,…

Sociedade

Equipa “Trevo 4 folhas” promove caminhada brilhante na luta contra o cancro

Chama-se “Glow Walk” e consiste numa caminhada urbana noturna que vai acontecer, no próximo dia 31 de maio, pelas 21h00, na cidade de Oliveira do Hospital, …

Informação

Município de Góis aderiu ao Ano Nacional da Colaboração

O Município de Góis respondeu ao desafio apresentado pelo Fórum para a Governação Integrada (Forum GovInt) para aderir ao Ano Nacional da Colaboração – 2019, através da apresentação de propostas de iniciativas a

Informação

Câmara de Arganil melhora acessos à Zona Industrial de Côja e ruas do Bairro de Côja

O Município de Arganil informou que vai avançar com as obras de requalificação do acesso à Zona Industrial de Côja e…

Última Hora

Monchique: Recuperação das 32 casas afetadas pelo fogo ronda os 2 milhões

O ministro do Ambiente estimou hoje que o investimento para recuperar as 32 habitações afetadas pelo incêndio de Monchique, no Algarve, não vai ultrapassar os dois milhões de euros, financiamento