“Cordão humano solidário” rejeita desmantelamento do Hospital dos Covões
9 Junho, 2020 327 visualizações

“Cordão humano solidário” rejeita desmantelamento do Hospital dos Covões

image_pdfimage_print

Diversas organizações e cidadãos realizam hoje, em Coimbra, um “cordão humano solidário” em defesa do Hospital dos Covões.

A iniciativa, que começa às 10:30 na entrada principal daquele hospital de Coimbra, tem como objetivo alertar a população da cidade e da região Centro para a passagem da urgência para o seu nível básico, por decisão da administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Os promotores da concentração alegam que a transformação da atual urgência dos Covões, na margem sul do rio Mondego, em Serviço de Urgência Básico “irá levar ao encerramento da resposta de cardiologia, de pneumologia e de medicina interna” pelo também designado Hospital Geral do CHUC.

Por outro lado, essa mudança vai “aumentar em cerca de 25% o número de macas” nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), polo principal do CHUC, cujo conselho de administração é presidido pelo médico e professor universitário Fernando Regateiro.

No “cordão solidário”, em São Martinho do Bispo, estarão representados o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro, o Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, o Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas, o Sindicato da Hotelaria do Centro e a União dos Sindicatos de Coimbra.

Também a Ordem dos Médicos, o Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos e o Sindicato Independente Profissionais Enfermagem anunciaram a sua presença.

Os organizadores recusam o desmantelamento do Hospital dos Covões, do qual foi utente o principal impulsionador do SNS, o socialista António Arnaut, um dos fundadores do PS, que residia em Santa Clara, na margem esquerda do Mondego.

Fonte: Lusa

Anterior Acompanhe aqui a webinar: "Comunicação na Pandemia: A resposta das Organizações" promovida pela Eptoliva
Seguinte Turismo Centro de Portugal e Sodicentro apresentaram projeto “Ao volante pelo Centro de Portugal”

Notícias Relacionadas

Região

“Festival Forte 2018”: 9 detenções e 729 doses de droga apreendidas

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, entre o dia 30 de agosto e 2 de setembro,…

Região

Jovem morre colhido por Alfa Pendular em Oliveira do Bairro

Um homem de 22 anos morreu, esta manhã, depois de ter sido colhido por um Alfa Pendular, em Oiã, Oliveira do Bairro.

Região

PJ deteve homem que simulou o próprio rapto no Sabugal

Um homem de 47 anos foi detido pela Polícia Judiciária depois de ter simulado o seu próprio rapto na localidade do Sabugal, no distrito da Guarda.

Última Hora

Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Foram eleitos, na passada sexta-feira, os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC)  para o triénio 2019-21.

Última Hora

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Vídeos

Ministra da Coesão Territorial garante que as pessoas podem “fazer férias no Aqua Village com segurança e toda a tranquilidade”

A unidade hoteleira de base termal Aqua Village Health Resort & Spa, localizada nas Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, … … reabriu na passada sexta-feira,

Programas

“A Escola e o Meio” emite último programa do ano letivo 2018/2019

Este sábado, dia 15 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Mais de 20 concelhos em risco muito elevado de incêndio e quatro com risco extremo de exposição aos raios ultravioletas

Mais de 20 concelhos do interior Norte e Centro, Alentejo e Algarve apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),

Informação

GNR detetou 769 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 16 a 22 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade

Região

Ferido grave em explosão com máquina de soldar em Sever do Vouga

Um homem sofreu hoje queimaduras com gravidade quando se encontrava a trabalhar com uma máquina de soldar numa oficina de automóveis, em Sever do Vouga, distrito de Aveiro,…

Nacional

Mais de 2.200 toneladas de alimentos doados aos Bancos Alimentares

Mais de 2.200 toneladas de alimentos foram doados aos Bancos Alimentares contra a Fome, na campanha que decorreu no fim de semana, anunciou hoje a instituição.

Cultura

Isabel Baltazar lança livro na Feira do Livro de Arganil

A autora Isabel Baltazar vai lançar o livro “Irene de Vasconcelos- a Europeia” na Feira do Livro de Arganil.