Contrato Local de Desenvolvimento Social arrancou em Oliveira do Hospital
16 Março, 2020 832 visualizações

Contrato Local de Desenvolvimento Social arrancou em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Arrancou na quarta-feira, dia 11 de março o projeto CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), que é promovido pelo Instituto da Segurança Social…

…  e tem o Município de Oliveira do Hospital como entidade promotora e a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral – sedeada em Meruge – como entidade executora.

A intervenção programada do CLDS-4G de Oliveira do Hospital – um projeto com uma dotação financeira atribuída de 540 mil euros – terá a duração de três anos e estará concentrada em duas áreas muito importantes, como são o Eixo 3 – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa e o Eixo 4 – Auxílio e Intervenção Emergencial às Populações Inseridas em Territórios Afetados por Calamidades e/ou Capacitação e Desenvolvimento Comunitários.

Dentro destes eixos foi já desenhado e candidatado um Plano de Ação, que está aprovado e pronto a ser implementado no terreno.

Este projeto, que decorre sob o slogan “CLDS4G – Oliveira do Hospital-Viver.Com”, assentará em quatro conceitos fundamentais – “Valorizar, Dinamizar, Aproximar, Partilhar” – e integra uma equipa multidisciplinar, coordenada pelo psicólogo Júlio Mendes, de que fazem parte também os seguintes técnicos: Ana Luzia Brito (Gestora Financeira); Joana Saraiva (Técnica Superior de Serviço Social); e Paula Ferrão (Animadora Sociocultural).

Para dar início às ações deste projeto a equipa do CLDS partiu, no dia 11 de Março,  para o terreno, numa iniciativa destinada a intervir nas aldeias mais periféricas onde predominam famílias mais envelhecidas e em situação de maior isolamento geográfico – como Rio de Mel, Alentejo e Barroca, na Freguesia de São Gião, e Felgueira Velha, na Freguesia de Seixo da Beira.

Diminuir as condições de isolamento geográfico das famílias e cidadãos e integrá-los em atividades que valorizem os seus saberes e capacidades, são alguns dos focos de intervenção do projeto, que se encontra alinhado com a estratégia nacional para envelhecimento ativo e saudável.

Anterior ARSCentro / Centros de Saúde da Região com reorganização nos serviços de atendimento
Seguinte Covid-19: Todas as escolas do país encerradas a partir de hoje

Notícias Relacionadas

Informação

Distrito: 80 acidentes, 1017 infrações e 8 detenções por excesso de álcool na última semana

Na semana de 28 de janeiro a 3 de fevereiro , o Comando Territorial de Coimbra  da GNR registou a ocorrência de 80 acidentes,  1017 infrações  e procedeu à detenção…

Cultura

Comédia revisteira na Casa da Cultura César Oliveira no feriado municipal

No âmbito das comemorações do Feriado Municipal de Oliveira do Hospital, no dia 7 de outubro, a Casa da Cultura César Oliveira recebe a comédia revisteira…

Última Hora

Nelas adere a projeto de construção de nova barragem

O Município de Nelas, juntamente com os Municípios de Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, …

Informação

Cerca de 300 pessoas participaram na São Silvestre de Oliveira do Hospital

Cerca de 300 participantes marcaram presença na “Corrida e Caminhada de São Silvestre”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, no passado dia 28 de Dezembro, em parceria com o

Informação

Nelas apoia construção do lar de Santar com 250 mil Euros

A Câmara Municipal de Nelas aprovou o apoio financeiro de 250 mil Euros para a construção do Lar e do Centro de Dia de Santar, em obra desde Maio passado

Educação

Alunos do Erasmus + do IPC podem estagiar em concelhos da Região de Coimbra

O Instituto Politécnico de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra celebraram, ontem, um Protocolo de Cooperação relativo a Estágios Erasmus +, assinado pelo presidente do IPC, Jorge

Última Hora

Prova nacional de patinagem artística amanhã em Seia

Seia recebe amanhã, dia 20 de junho, o Torneio Nacional de Benjamins de patinagem artística. O evento realiza-se…

Informação

Rodrigues Gonçalves apresenta “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria” (com vídeo)

A.J. Rodrigues Gonçalves esteve, hoje, em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova para apresentar o novo livro “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria”.

Informação

“Noite Solidária” em Lagares da Beira na Luta contra o Cancro

Amanhã, dia 15 de junho pelas 21h30, decorre mais uma iniciativa no âmbito do projeto “Dou mais Tempo à Vida”.

Vídeos

110 anos: Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense comemora percurso “sempre em crescendo” (com vídeo)

A Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense (SRLS), em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital,  comemora neste fim de semana, 9 e 10 de março, 110 anos de

Região

Três detidos por tráfico e posse ilegal de armas em Mangualde

Três homens foram detidos em Mangualde por tráfico e posse ilegal de armas. Os três suspeitos, de 26, 39 e 57 anos foram detidos…

Cultura

Rodrigues Gonçalves lança livro sobre os 150 anos da Filarmónica de Avô

O Avoense A. Rodrigues Gonçalves apresenta amanhã, 13 de agosto, a obra escrita alusiva à história a Filarmónica de Avô que se encontra a celebrar o 150º aniversário.