Contrato Local de Desenvolvimento Social arrancou em Oliveira do Hospital
16 Março, 2020 750 visualizações

Contrato Local de Desenvolvimento Social arrancou em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Arrancou na quarta-feira, dia 11 de março o projeto CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), que é promovido pelo Instituto da Segurança Social…

…  e tem o Município de Oliveira do Hospital como entidade promotora e a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral – sedeada em Meruge – como entidade executora.

A intervenção programada do CLDS-4G de Oliveira do Hospital – um projeto com uma dotação financeira atribuída de 540 mil euros – terá a duração de três anos e estará concentrada em duas áreas muito importantes, como são o Eixo 3 – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa e o Eixo 4 – Auxílio e Intervenção Emergencial às Populações Inseridas em Territórios Afetados por Calamidades e/ou Capacitação e Desenvolvimento Comunitários.

Dentro destes eixos foi já desenhado e candidatado um Plano de Ação, que está aprovado e pronto a ser implementado no terreno.

Este projeto, que decorre sob o slogan “CLDS4G – Oliveira do Hospital-Viver.Com”, assentará em quatro conceitos fundamentais – “Valorizar, Dinamizar, Aproximar, Partilhar” – e integra uma equipa multidisciplinar, coordenada pelo psicólogo Júlio Mendes, de que fazem parte também os seguintes técnicos: Ana Luzia Brito (Gestora Financeira); Joana Saraiva (Técnica Superior de Serviço Social); e Paula Ferrão (Animadora Sociocultural).

Para dar início às ações deste projeto a equipa do CLDS partiu, no dia 11 de Março,  para o terreno, numa iniciativa destinada a intervir nas aldeias mais periféricas onde predominam famílias mais envelhecidas e em situação de maior isolamento geográfico – como Rio de Mel, Alentejo e Barroca, na Freguesia de São Gião, e Felgueira Velha, na Freguesia de Seixo da Beira.

Diminuir as condições de isolamento geográfico das famílias e cidadãos e integrá-los em atividades que valorizem os seus saberes e capacidades, são alguns dos focos de intervenção do projeto, que se encontra alinhado com a estratégia nacional para envelhecimento ativo e saudável.

Anterior ARSCentro / Centros de Saúde da Região com reorganização nos serviços de atendimento
Seguinte Covid-19: Todas as escolas do país encerradas a partir de hoje

Notícias Relacionadas

Destaque

“Apesar de tanta desgraça, estamos todos aqui a comemorar os 96 anos desta Associação”

A realização de um minuto de silêncio pelas vítimas mortais da tragédia de outubro marcou, ontem, a comemoração do 96º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira Hospital

Última Hora

Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital

O Presidente da Comissão Política Concelhia Nacional do PSD, Rui Rio, desloca-se esta sexta-feira ao concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

PJ detém homem por alegado abuso sexual de criança

Um homem de 31 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) da Guarda por crime de abuso sexual de crianças, cometido de “forma continuada” e num contexto de “habitual convivência”

Informação

Casal ficou ferido em despiste no IC6

Um automóvel despistou-se ontem, cerca das 17h30, no IC6, ao quilómetro 14, na zona de São Martinho da Cortiça, concelho de Arganil.

Região

Trabalhos na Estrada Nacional/ER 342 – Arganil-Côja estão suspensos

O Município de Arganil anunciou, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a suspensão dos trabalhos da empreitada de beneficiação da ER 342, entre Arganil e Côja, …

Destaque

Benfica 5 – AA Coimbra 1 | Benfica vence a Taça de Portugal – Seniores Feminino em Hóquei em Patins

Benfica e AA Coimbra defrontaram-se na final da Taça de Portugal em Hóquei em Patins – Seniores  Femininos SL BENFICA  –  5 AA COIMBRA – 1 Uma partida disputada com

Informação

Faleceu o pai de Célia Lourenço, colaboradora da Rádio Boa Nova

O pai da professora Célia Lourenço, coordenadora do programa “A Escola e o Meio” da Rádio Boa Nova, Vasco Lourenço, faleceu esta quarta feira, com 84 anos.

Última Hora

Depressão Elsa: Autoridades responderam a 443 ocorrências depois das 00h00

O mau tempo que se faz sentir, com a chegada da depressão Elsa, obrigou os bombeiros a responderem a 443 ocorrências entre as 00:00 e as 05:00 de hoje,…

Informação

Antigos autarcas de Santa Comba Dão condenados por uso indevido de telemóveis e “tablets”

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, foram condenados …

Última Hora

“Estou a movimentar-me para continuar. Mas, para me reerguer preciso de ajuda”

A Carpintaria Brito, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, foi uma das 85 empresas afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho.

Informação

GNR reforçou equipas de apoio aos idosos no distrito da Guarda

O comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou que a instituição reforçou para o dobro o número de “Núcleos de Idosos em Segurança” no distrito, …

Informação

Região: GNR registou 63 acidentes e 827 infrações na última semana

Na semana de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou a ocorrência de 63 acidentes e mais de 800 infrações no distrito