“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa
20 Maio, 2019 1884 visualizações

“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa

image_pdfimage_print

O livro “Contos e Poemas de Natal”, escrito pelo professor José Ramos Mendes, foi apresentado, no passado sábado, na Capela da Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

Na ocasião, José Brito, presidente do Município da Pampilhosa da Serra, recordou o falecido escritor como “um homem excecional, com uma cultura acima da média”, salientando a grande “disponibilidade” para com as instituições do concelho.

“Reconhecemos e agradecemos toda a disponibilidade dele, de acordo com aquilo que fosse a exigência do concelho”, referiu José Brito, que se mostrou “grato por tudo aquilo que o professor Ramos Mendes fez pelo concelho de Pampilhosa da Serra e pelo concelho de Arganil”.

A Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, coube a apresentação do livro, cuja edição ficou a cargo do Agrupamento. A responsável referiu que foi “com muito agrado” que aceitou o desafio e adiantou que “a escola tratou do design e da logística”, junto dos alunos de Educação Visual.

“O professor Ramos Mendes deixou tudo escrito. Foi o primeiro de muitos, espero. Porque o espólio que a família tem não deve ficar na gaveta”, disse.

Comovida, Marta Mendes, filha do autor, confessou que era um “dia de muita emoção”. “Acho que é nosso dever entregarmos este espólio para que o meu pai não seja esquecido e para que estes escritos não fiquem entre as quatro paredes”, começou por dizer.

A recordar que cresceu a ouvir estas histórias, Marta Mendes explicou que o livro apresenta contos e poemas de Natal. “Os contos que estão aqui são realmente vivências dele, na sua infância, no Seminário. Contos sempre direcionados com aquilo que era o seu propósito de vida: a justiça, a humanidade e a paixão que ele tinha de viver”, explicou.

 

A Filarmónica de Pampilhosa da Serra ficou a cargo da sessão da abertura. No final, foram lidos poemas do livro pelas vozes de Duarte e Henrique Mendes Quaresma, netos do professor Ramos Mendes.

Refira-se que José Ramos Mendes foi presidente da Assembleia Municipal de Pampilhosa da Serra, presidente da Assembleia Geral e Maestro da Filarmónica de Pampilhosa da Serra, Juiz da Confraria do Maranho, presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra e presidente da Casa do Benfica de Arganil. Para além disso, foi ainda colaborador na Rádio Boa Nova, com um programa da sua autoria.

Futuramente, no dia 18 de Agosto, José Ramos Mendes vai ser homenageado na sua terra natal, em Sobral Valado, pela Comissão de Melhoramentos de Sobral Valado, com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra.

Anterior Góis encaminha alimentos para vítimas  de Moçambique
Seguinte Turismo do Centro apresenta durante dois dias o maior debate sobre turismo interno em Portugal

Notícias Relacionadas

Região

Pinhel: Homem desaparecido desde domingo foi encontrado com vida

O homem de 85 anos que estava desaparecido desde domingo no concelho de Pinhel, no distrito da Guarda, foi encontrado com vida, esta terça-feira.

Última Hora

Prospeção de minerais, como lítio e outros, preocupam população de Seixo da Beira

A presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, Margarida Claro, manifestou na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital (AMOH), …

Desporto

II Ultra Trail do Colcurinho resultou num sucesso  

Foi um verdadeiro sucesso o II Ultra Trail do Colcurinho que se realizou no domingo, dia 30 de outubro, no âmbito da 15ª Festa da Castanha de Aldeia das Dez,

Região

FACIT decorre de 28 de junho a 2 de julho com novidades e artistas de renome nacional

A 9.ª edição da FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, que vai decorrer de 28 de junho a 2 de julho, foi apresentada hoje, em conferência de

Informação

Legislativas 2019: Partido Socialista também venceu em Oliveira do Hospital (com vídeos)

O PS foi a força política mais votada neste domingo no âmbito das eleições legislativas, conseguindo até agora 36,73 por cento votos elegendo 96 deputados. O PSD foi a segunda

Última Hora

Miguel Ventura toma posse para mais um mandato na liderança da Adiber

Está marcada para dia 30 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos órgãos sociais da ADIBER até 2018. Miguel Ventura mantém-se na liderança.

Região

Tondela: Colisão na Estrada Nacional 2 fez um ferido grave

A colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 2 resultou, na tarde de sábado, em dois feridos, um grave e um ligeiro. O acidente aconteceu na zona da aldeia

Última Hora

Homem detido por 39 furtos nos distritos de Viseu e Guarda

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, na passada segunda-feira, um homem de 39 anos,…

Última Hora

Incêndios: Portugal “não pode voltar a cair na armadilha do combate”

O presidente da estrutura de missão para a instalação do Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais considerou hoje que Portugal “não pode voltar a cair na armadilha do combate”,

Região

Suspeito de tentativa de homicídio há oito anos foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 41 anos suspeito da tentativa de homicídio de dois homens há cerca de oito anos, em Coimbra,..

Destaque

Melhores do desporto vão ser distinguidos em Oliveira do Hospital (com vídeo)

É já no próximo sábado, dia 25 de janeiro, pelas 21h00, que se realiza a 6ª edição da Gala do Desporto promovida …

Educação

IPC promove projeto de desperdício alimentar em parceria com a Re-Food

Durante as duas próximas semanas, as Unidades Orgânicas de Ensino do Politécnico de Coimbra (IPC) situadas na cidade de Coimbra recebem a Re-Food para apresentação da parceria …