Consulta de Saúde Mental apoia 388 pessoas afetadas pelo incêndio em Oliveira do Hospital
5 Junho, 2018 1158 visualizações

Consulta de Saúde Mental apoia 388 pessoas afetadas pelo incêndio em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A consulta de Saúde Mental e Comunitária em Oliveira do Hospital está a acompanhar 388 pessoas na sequência do grande incêndio de outubro. Mas, desde 2015, já foram dadas 1 544 consultas, “abrangendo 365 utentes”.

Em reunião pública da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH), João Paulo Albuquerque, vereador do PSD, mostrou-se preocupado com o apoio prestado às vítimas da catástrofe, “que são muitas”. O social-democrata fez mesmo alusão a um estudo relativo aos incêndios de outubro, que demonstra que “uma em cinco mulheres e um em oito homens estão psicologicamente afetados”.

Na ocasião, Célia Franco, médica responsável pela Consulta de Saúde Mental e Comunitária, esclareceu que neste momento, seis meses após o incêndio, a equipa está a “avaliar o impacto” que as pessoas “ainda sentem”. “Só podemos falar em stress pós-traumático ao fim de seis meses”, explicou a especialista, notando, porém, que todos os utentes em consulta “vão ser mantidos em vigilância durante três anos”. Com 388 utentes a frequentarem as consultas, Célia Franco afirmou que “a primeira preocupação foi recolher todas as sinalizações numa base de dados única” que permitisse “saber quem é que aparentemente teria sido afetado”.

Para o vice-presidente da CMOH, José Francisco Rolo, estas consultas são “ganhos de proximidade ao utente e às instituições”, permitindo “que um conjunto de indivíduos não tenha de fazer o esforço” de sair da sua zona de residência para se deslocar ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. “Isto é um evidente ganho em termos de qualidade de prestação de cuidados de saúde. É a proximidade e a oportunidade de trabalhar em rede”, defendeu.

José Carlos Alexandrino, presidente da autarquia, apreciou o trabalho realizado pela equipa médica, mostrando-se convicto de que o seu Município mostrou “uma boa resposta nestes casos”.

Anterior Piódão promove simulacro de evacuação
Seguinte Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

Notícias Relacionadas

Desporto

Rendimento Desportivo em debate no Ciclo de Conferências de Desporto

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH), em parceria com a Eptoliva,  retoma no próximo dia 20 de abril, a partir das 21h00, no auditório da Caixa de Crédito

Destaque

A Rádio Boa Nova com campanhas especiais de publicidade.

A Rádio Boa Nova com campanhas especiais de publicidade, para um Natal e Fim de Ano em beleza Promova já a sua empresa ou negócio, aos melhores preços.

Região

Sinistralidade: oito detenções, 642 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Coimbra é o distrito com mais municípios distinguidos por apoio à família. Oliveira do Hospital é um deles

O distrito de Coimbra é aquele com mais municípios (12) distinguidos este ano com a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e Oliveira do Hospital é exemplo

Informação

Defesa da coesão do território juntou Turismo do Centro e Secretaria de Estado da Valorização do Interior

O Turismo Centro de Portugal e a nova Secretaria de Estado da Valorização do Interior reuniram-se em Castelo Branco, na passada segunda-feira, num encontro “muito produtivo e em que ficou

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou no 41º Campeonato Distrital de Corta-Mato no Sabugal

O Maratona Clube Vila Chã participou no 41º Campeonato Distrital de Corta-Mato na aldeia de Santo António, no Sabugal, no passado dia 27 de janeiro, onde esteve representado por 13

Última Hora

Município de Arganil assinala 40 anos do Serviço Nacional de Saúde com plantação da “Oliveira SNS”

O Serviço Nacional de Saúde completou 40 anos no dia 15 de setembro e o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer celebra-se no próximo sábado,…

Última Hora

Aveiro: PJ deteve homem por crimes de coação sexual

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, fora de flagrante delito, um indivíduo, com 47 anos de idade,…

Última Hora

Cooperativa promove colóquio sobre “Nutrição Animal”

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza no dia 21 de abril, pelas 11h00, um colóquio alusivo à “Nutrição Animal”.

Informação

Cerâmica arganilense acolhe 12ª edição Arganil Rock no dia 20 de abril

A Cerâmica arganilense acolhe, no próximo dia 20 de abril, a 12ª edição do Arganil Rock, com início pelas 22h30.

Última Hora

CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A cidade de Oliveira do Hospital conta, desde há sete meses, com um espaço de apoio à criança e às relações familiares, mas também aos adultos e seniores. Trata-se do

Destaque

EXPOH correspondeu às expectativas de Anselmo Ralph. “Foi um prazer ter estado aqui” (com vídeo)

Anselmo Ralph foi o artista que subiu, ontem à noite, ao palco do Parque do Mandanelho, naquela que foi a segunda noite da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.