• Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
16 Janeiro, 2019 3161 visualizações

Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo

image_pdfimage_print

Nos últimos cinco anos, Tiago Fernandes, jovem oliveirense, tem-se aventurado e percorrido inúmeros países no seu Land Rover e pretende viajar para o resto da sua vida.

Com apenas 27 anos, o jovem natural de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, já percorreu cerca de 50 países e contabilizou mais de 200 mil quilómetros no seu jipe, o seu grande companheiro de viagem.

O gosto por viajar começou desde muito cedo por influência dos seus pais mas, assim que obteve a sua carta de condução, partiu em busca de novas aventuras.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Tiago Fernandes afirmou que “quanto maiores forem as viagens, melhor” e, por isso, a volta a África, realizada em 2014, foi a mais marcante também pelo tempo que exigiu estar fora do seu país, cerca de “um mês e meio”.

A escolha dos países para viajar recai sobretudo pelo facto de serem “mais próximos de Portugal” e “mais acessíveis de carro”.

À Rádio Boa Nova, Tiago Fernandes afirmou que “leva uma ideia” do que tenciona ver e percorrer “mas é muito difícil ter tudo planeado porque as coisas nem sempre correm como se quer”. “Não vale a pena planear muito. À medida que as coisas vão acontecendo, vamos vendo a melhor forma de prosseguir a viagem”, contou.

O fascínio pelos lugares que foi conhecendo levou-o a querer partilhar com os outros as suas experiências. Foi assim que surgiu “Tiago pelo Mundo”, uma página no Facebook, onde Tiago expõe fotografias e regista alguns momentos das suas viagens.

No que diz respeito ao acolhimento por parte da população do país que visita, o jovem refere que, apesar de algumas vezes dormir no seu carro, também lhe são abertas portas para pernoitar. “Vão-nos convidando para as suas próprias casas e acho que isso é muito interessante porque conheçamos a colher um bocadinho de cultura em cada sítio onde passamos e aprender diferentes línguas”, referiu.

Quanto aos maiores entraves que surgem nas suas aventuras, Tiago Fernandes confessa que a burocracia é o que mais teme. “Nós, ao passarmos uma fronteira, temos de ter uma série de documentos e requisitos. Por vezes sentimos medo de ter de voltar para trás porque implica fazer uma série de vistos e o sonho morreria ali numa fronteira”, explicou, mostrando-se feliz por nunca ter acontecido.

“Acho que as pessoas têm uma ideia um bocadinho errada de África porque têm a ideia de pobreza e, embora seja um continente considerado pobre, as pessoas têm uma alegria muito especial e isso faz a diferença”, afirmou, confessando que a sua maior aprendizagem foi percecionar que se “pode viver com muito pouco e sermos mais felizes”.

Nestas suas viagens, o jovem mostra sempre preocupação por causas solidárias. À Rádio Boa Nova, o oliveirense adiantou que já protagonizou entrega de bens como material escolar, equipamento médico e roupas em “várias comunidades”. Para este ano, Tiago Fernandes espera “reforçar este lado solidário”, numa viagem que vai realizar novamente em África.

Quanto ao futuro, o aventureiro perspetiva percorrer mais quilómetros, afirmando mesmo que, “se for possível”, gostaria de viajar para o resto da sua vida.

“Tenho algumas coisas planeadas na Europa e tenho vários projetos para uma grande viagem de novo. Um deles será, provavelmente, a volta a África novamente e tentar que o lado solidário dessa viagem seja bastante maior. Tenho outros para fazer. Não sei se vão todos acontecer mas há projetos para a Ásia, uma viagem de comboio até ao Vietnam e outros”, concluiu.

Oiça a entrevista na íntegra»»»»»

Beatriz Cruz

Anterior Homem de 38 anos morre em despiste de mota na Lousã
Seguinte Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos

Notícias Relacionadas

Informação

GAL ADIBER aprovou 1,4 milhões de Euros em novos incentivos para as micro e pequenas empresas

O Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra 14- 20 reunido, ontem, em Oliveira do Hospital, aprovou os termos do Aviso de Concurso às medidas do DLBC Rural

Nacional

Proteção civil alerta para possibilidade de inundações devido à chuva, trovoada e ventos fertos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de fenómenos extremos de vento e inundações devido à chuva e trovoada prevista para as próximas 24 horas.

Região

Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional,  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.

Última Hora

Reacendimento em Tábua mobilizou dezenas de operacionais

Um reacendimento ocorrido esta tarde, cerca das 15h00, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha obrigou à mobilização de cerca de 200 operacionais e, pelo menos, um meio

Última Hora

Município de Penacova realiza intervenção de regularização fluvial nos rios Alva e Mondego

O Município de Penacova encontra-se a realizar intervenções de regularização fluvial nos rios Alva e Mondego, uma acção no âmbito da transição dos saldos de gerência do Fundo Ambiental e

Região

Contribuintes têm até 15 de março para limpar terrenos

O Fisco está a avisar os contribuintes de que têm até 15 de março para limpar o mato e cortar árvores nas proximidades de casas e aldeias, podendo vir a

Destaque

Câmara de Oliveira do Hospital aumenta para 50 mil euros o apoio a cada uma das corporações de bombeiros

O Município de Oliveira do Hospital aumentou em 12.500 Euros o subsídio anual a cada uma das duas corporações de bombeiros do concelho, que passam a contar com um apoio

Destaque

José Carlos Alexandrino lamenta vandalismo na cidade e pede vigilância à GNR

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, lamenta situações de vandalismo que têm ocorrido na cidade oliveirense nos últimos dias.

Sociedade

Infantário da FAAD comemora 20 anos em modo de Gala

O Infantário da Fundação Aurélio Amaro Diniz prepara-se para comemorar o 20º aniversário. A efeméride vai ser assinalada com a realização de uma gala…

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital refere que construção do IC6 será um “marco histórico”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a construção do IC6, tal como hoje foi anunciado pela Infraestrturas de Portugal, …

Desporto

PIDS realiza “V Torneio 24 Horas” este fim-de-semana

A Associação Juvenil PIDS-  Partilha Inspiração, Associação Juvenil de Dinamização Social, promove, este fim-de-semana, a quinta edição do torneio de futsal “24 Horas”, que terá lugar no Polidesportivo do Seixo

Região

CCDRC obriga a retirar o tapete rolante da estância de esqui na Serra da Estrela

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) chumbaram a colocação do tapete rolante da Escola da