• Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
  • Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo
16 Janeiro, 2019 3300 visualizações

Conheça Tiago Fernandes, o jovem oliveirense que viaja pelo mundo

image_pdfimage_print

Nos últimos cinco anos, Tiago Fernandes, jovem oliveirense, tem-se aventurado e percorrido inúmeros países no seu Land Rover e pretende viajar para o resto da sua vida.

Com apenas 27 anos, o jovem natural de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, já percorreu cerca de 50 países e contabilizou mais de 200 mil quilómetros no seu jipe, o seu grande companheiro de viagem.

O gosto por viajar começou desde muito cedo por influência dos seus pais mas, assim que obteve a sua carta de condução, partiu em busca de novas aventuras.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Tiago Fernandes afirmou que “quanto maiores forem as viagens, melhor” e, por isso, a volta a África, realizada em 2014, foi a mais marcante também pelo tempo que exigiu estar fora do seu país, cerca de “um mês e meio”.

A escolha dos países para viajar recai sobretudo pelo facto de serem “mais próximos de Portugal” e “mais acessíveis de carro”.

À Rádio Boa Nova, Tiago Fernandes afirmou que “leva uma ideia” do que tenciona ver e percorrer “mas é muito difícil ter tudo planeado porque as coisas nem sempre correm como se quer”. “Não vale a pena planear muito. À medida que as coisas vão acontecendo, vamos vendo a melhor forma de prosseguir a viagem”, contou.

O fascínio pelos lugares que foi conhecendo levou-o a querer partilhar com os outros as suas experiências. Foi assim que surgiu “Tiago pelo Mundo”, uma página no Facebook, onde Tiago expõe fotografias e regista alguns momentos das suas viagens.

No que diz respeito ao acolhimento por parte da população do país que visita, o jovem refere que, apesar de algumas vezes dormir no seu carro, também lhe são abertas portas para pernoitar. “Vão-nos convidando para as suas próprias casas e acho que isso é muito interessante porque conheçamos a colher um bocadinho de cultura em cada sítio onde passamos e aprender diferentes línguas”, referiu.

Quanto aos maiores entraves que surgem nas suas aventuras, Tiago Fernandes confessa que a burocracia é o que mais teme. “Nós, ao passarmos uma fronteira, temos de ter uma série de documentos e requisitos. Por vezes sentimos medo de ter de voltar para trás porque implica fazer uma série de vistos e o sonho morreria ali numa fronteira”, explicou, mostrando-se feliz por nunca ter acontecido.

“Acho que as pessoas têm uma ideia um bocadinho errada de África porque têm a ideia de pobreza e, embora seja um continente considerado pobre, as pessoas têm uma alegria muito especial e isso faz a diferença”, afirmou, confessando que a sua maior aprendizagem foi percecionar que se “pode viver com muito pouco e sermos mais felizes”.

Nestas suas viagens, o jovem mostra sempre preocupação por causas solidárias. À Rádio Boa Nova, o oliveirense adiantou que já protagonizou entrega de bens como material escolar, equipamento médico e roupas em “várias comunidades”. Para este ano, Tiago Fernandes espera “reforçar este lado solidário”, numa viagem que vai realizar novamente em África.

Quanto ao futuro, o aventureiro perspetiva percorrer mais quilómetros, afirmando mesmo que, “se for possível”, gostaria de viajar para o resto da sua vida.

“Tenho algumas coisas planeadas na Europa e tenho vários projetos para uma grande viagem de novo. Um deles será, provavelmente, a volta a África novamente e tentar que o lado solidário dessa viagem seja bastante maior. Tenho outros para fazer. Não sei se vão todos acontecer mas há projetos para a Ásia, uma viagem de comboio até ao Vietnam e outros”, concluiu.

Oiça a entrevista na íntegra»»»»»

Beatriz Cruz

Anterior Homem de 38 anos morre em despiste de mota na Lousã
Seguinte Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos

Notícias Relacionadas

Região

Coimbra: Incêndio provoca explosão em prédio

Um incêndio, seguido de explosão, num apartamento obrigou, esta terça-feira, à retirada de todos os residentes de um prédio de um bairro da cidade de Coimbra. Apesar do aparato, o

Informação

Estão abertas as inscrições para o Festival Municipal da Canção

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai promover a segunda edição do “Festival Municipal da Canção”, cuja final decorrerá no dia 3 de junho, no Parque do Mandanelho.

Última Hora

S. Sebastião da Feira renova galardão de “praia acessível”

A Praia Fluvial de S. Sebastião da Feira, no concelho de Oliveira do Hospital, hasteou esta tarde a bandeira de “praia acessível”, renovando o galardão pelo segundo ano consecutivo.

Informação

Governo procura “soluções legais” para habitações sem licença

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, informou que estão a ser procuradas “soluções legais, bem difíceis” para as pessoas afetadas pelos incêndios do ano passado, no Centro

Última Hora

Detido coautor de homicídio de homem em Vila Nova de Foz Côa

Foi detido pela Polícia Judiciária o coautor foragido de um homicídio que ocorreu no dia 5 de julho e que vitimou um homem de 39 anos, em Vila Nova de Foz Côa. O suspeito

Informação

Quercus e FNAPF assinalaram Dia da Floresta em Oliveira do Hospital e pediram maior investimento na floresta nacional

A Quercus e a Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) assinalaram, ontem, o Dia Internacional da Floresta no concelho de Oliveira do Hospital, com a plantação simbólica de

Nacional

GNR realiza Operação Floresta Segura 2019 até 6 de dezembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, a partir de hoje, 15 de janeiro e até 6 de dezembro, em todo o território nacional, a operação “Floresta Segura 2019”, através do Serviço de Proteção da

Última Hora

DGS recomenda uso de “máscaras sociais” em espaços fechados

A DGS recomenda à população o uso de máscaras não cirúrgicas em espaços fechados, como supermercados e transportes. “É uma medida adicional”, sublinha a ministra da Saúde.

Última Hora

Prosseguem as buscas por dois desaparecidos em Lamego

Foram retomadas pelas 7h30 as buscas pelos dois desaparecidos no seguimento das explosões na fábrica de pirotecnia em Lamego. O incidente que marcou esta terça-feira …

Última Hora

Suspeito de atear fogo fica internado para tratamento de alcoolismo

Um homem de 37 anos, suspeito de ter ateado um fogo no concelho de Penacova num “quadro de alcoolismo” ficou sujeito à medida de “internamento para tratamento”,…

Última Hora

‘Startup’ de Oliveira do Hospital reforça presença na Europa

A Enging, ‘startup’ especialista em manutenção preditiva está a estudar a entrada nos mercados da região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) no próximo ano preparando-se, assim, para ganhar rapidamente escala

Politica

Oliveira do Hospital quer integrar Zonas de Montanha e evitar penalização dos agricultores

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou uma moção de apelo ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para que integre o concelho e as suas freguesias nas