Concelho de Viseu regista 104 casos com 98 recuperados e zero mortes
16 Junho, 2020 325 visualizações

Concelho de Viseu regista 104 casos com 98 recuperados e zero mortes

image_pdfimage_print

O  autarca de Viseu informou, ontem, que o concelho registou, até ao momento, 104 casos de infeções com o novo coronavírus, sendo que 98 se encontram recuperados e não há registo de óbitos.

António Almeida Henrqiues anunciou que o concelho ainda se encontra “em estado de emergência municipal”, mas disse congratular-se por, até ao momento, “num concelho com 100 mil habitantes, que tem 507 quilómetros quadrados, registar 104 casos de infeções, sendo que 98 já estão recuperados e, felizmente, não registámos nenhuma morte por covid-19″.

O autarca aproveitou a ida aos quartéis dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Viseu para “dar uma palavra de apoio e incentivo, pelo trabalho realizado durante a pandemia”, mas também, “pela época de fogos que está agora a começar”.

Numa tarde dedicada à proteção civil, Almeida Henriques aproveitou a ocasião para entregar aos jornalistas o “relatório preliminar apresentado pela Comissão Municipal da Proteção Civil na reunião de sexta-feira” que, entre outras informações, tem dados sobre a pandemia no concelho.

O relatório adianta que foi declarado a 16 de março, pelas 18:00, “situação de alerta na totalidade do território municipal” com a ativação da Comissão Municipal de Proteção Civil e criação da Subcomissão de Acompanhamento covid-19 que realizou, diariamente, 56 reuniões de acompanhamento.

O documento revela ainda que no centro de rastreio montado no Pavilhão Multiusos de Viseu, juntamente com a Unilabs, a polícia municipal local registou 2536 entradas. Foram ainda feitos, em 22 dias, 1684 testes de diagnósticos realizados em 48 instituições com todos os resultados negativos.

A proteção civil fez “sete operações de descontaminação” em espaços públicos e realizou 50 visitas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e agentes de proteção civil para identificação de problemas e entrega de equipamento de proteção individual.

A Câmara Municipal de Viseu entregou ao todo, segundo o documento, 87.325 unidades de diverso material de proteção entre máscaras, viseiras, aventais, tapa-pés ou termómetros, por exemplo, e um total de 740 litros de desinfetantes de exteriores, superfícies e de mãos.

O município criou ainda uma linha de emergência social onde registou 1.350 ocorrências e, destas, encaminhou 381 para o Instituto de Segurança Social. Entre os tipos de apoio prestado estão 1.053 pedidos de supermercado, 173 de medicamentos, 29 refeições, cinco recolhas de lixo e quatro reparações.

Das ocorrências registadas, 1.041 foram tratadas, 237 invalidadas, 43 estão a aguardar tratamento e 25 estão em tratamento, restando quatro que se encontram em triagem.

No apoio ao comércio, a autarquia entregou 1.430 ‘kits’ que incluíam 2860 máscaras, 1430 viseiras e outros tantos desinfetantes e ainda 1.500 dísticos autocolantes com a informação do uso de máscara no interior do estabelecimento.

com: lusa.pt

Anterior País: Eurodeputado Francisco Guerreiro sai do PAN por "divergências políticas"
Seguinte Praias do concelho vão ter “assistentes de praia” e bandeiras sinalizadoras de lotação

Notícias Relacionadas

Última Hora

Nelas em contagem decrescente para o Natal

No fim-de-semana passado foi dado o pontapé de saída para que todos os munícipes do concelho pudessem usufruir de um Feliz Natal.

Região

Guarda: Homem detido após incendiar automóvel por vingança

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, após receção de comunicação de incêndio em viatura automóvel, desenvolveu diligências de investigação que permitiram identificar, localizar e

Informação

Pulseira electrónica para suspeito de violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Souselas, no dia 13 de fevereiro, deteve um homem de 49 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de

Informação

Páscoa com chuva, vento e queda de neve

O período da Páscoa vai ser marcado pela ocorrência de chuva, vento forte, queda de neve e temperaturas abaixo do valor normal para a época.

Informação

Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou em Lagares da Beira que ainda não tenha havido “o verdadeiro 25 de abril nos bombeiros portugueses” …

Última Hora

‘Violência [Doméstica]’ é a Palavra do Ano 2019, revela a Porto Editora

‘Violência [doméstica]’ é a vencedora do título de Palavra do Ano de 2019, recolhendo 27,7% dos mais de 20.000 votos registados, divulgou esta segunda-feira a Porto Editora.

Sociedade

Crianças sensibilizadas para a Igualdade de Género

A sensibilização da população para as questões da Igualdade de Género, em diferentes momentos da agenda pública, tem dominado o arranque das comemorações da Semana Municipal…

Região

Seia e São Romão servidas com 35 novas ilhas ecológicas

Novos equipamentos de deposição de resíduos – ilhas ecológicas – entraram em funcionamento ontem(20 de maio). O momento foi simbolicamente assinalado com a abertura da “ilha ecológica” instalada junto ao

Última Hora

Rodrigues Gonçalves apresenta livro “Um Caminho de Sabedoria- Como livrar-se das emoções tóxicas, e viver feliz e saudável”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Âncora Editora vão lançar o Livro “Um caminho de Sabedoria – como livrar-se das emoções tóxicas, e viver feliz e saudável

Informação

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, também nesta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.

Informação

Desporto de fim de semana

O Sampaense Basket defronta, hoje, a equipa do FC Porto B. No domingo, o FCOH desloca-se ao União FC, a equipa de Lagares recebe o Vigor Mocidade e…

Sociedade

Chuva regressa na quarta-feira

A chuva vai regressar ao território do continente a partir de quarta-feira, prevendo-se igualmente uma descida gradual das temperaturas, …