Comunidade Viseu Dão Lafões exige helicóptero no território
3 Junho, 2020 371 visualizações

Comunidade Viseu Dão Lafões exige helicóptero no território

image_pdfimage_print

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões exige que o helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que,..

… a partir de quinta-feira, vai operar a partir de Loures, fique no território, em prol da coesão territorial.

Em comunicado, a CIM refere que “foi com surpresa e estupefação” que, tal como os seus autarcas, soube pela comunicação social que o helicóptero do INEM que estava provisoriamente em Viseu “iria ser desviado” para a Área Metropolitana de Lisboa.

No seu entender, “esta é mais uma machadada na tão famigerada coesão territorial, deixando, mais uma vez, ao abandono, o interior do país”.

“O Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões manifesta, de forma veemente e unânime, o seu repúdio por tal decisão, exigindo que o mesmo se mantenha a operar no território como até aqui o vinha fazendo”, sublinha.

Esta estrutura pergunta ao presidente do INEM “quais foram as diligências por si empreendidas no sentido de, em parceria com a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios seus associados, encontrar soluções que mantivessem o helicóptero ao serviço de toda esta vasta região do interior”.

Na segunda-feira, o INEM anunciou que o helicóptero posicionado no Aeródromo Municipal de Viseu, e que anteriormente estava em Santa Comba Dão, vai deixar de operar a partir desta localização, sendo relocalizado temporariamente no heliporto de Salemas, em Loures, de forma a manter a operacionalidade deste meio aéreo e “sempre no cumprimento estrito de todos os requisitos e normas aplicáveis à operação aeronáutica”.

Segundo o INEM, o helicóptero vai operar a partir de Salemas até que seja implementada uma solução definitiva que permita a certificação do Heliporto de Santa Comba Dão como base permanente.

O Instituto Nacional de Emergência Médica avança que esta solução se encontra a ser trabalhada entre as entidades responsáveis, tendo sido garantido ao INEM que a criação das condições necessárias para a certificação do heliporto irá acontecer num curto espaço de tempo.

O INEM explica que, em outubro de 2019, “a Babcock (empresa responsável pela gestão da operação, aeronavegabilidade permanente e manutenção do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica), informou o Instituto, após notificação da Autoridade Nacional de Aviação Civil, que o helicóptero sediado no heliporto de Santa Comba Dão teria de suspender imediatamente a sua atividade nesta infraestrutura, uma vez que a mesma não estava certificada como base permanente para emergência médica”.

Na sequência dessa informação, o INEM viu-se na necessidade de tomar medidas imediatas para garantir as melhores condições para o cumprimento da atividade, tendo sido possível transferir este helicóptero para o Aeródromo Municipal de Viseu nesse mesmo dia, mas a solução encontrada era limitada no tempo.

“A saída do helicóptero de Santa Comba Dão não resultou de uma decisão do INEM”, frisa ainda o comunicado.

Anterior Sinistralidade: 257 infrações, 54 acidentes e 13 detenções no distrito de Coimbra
Seguinte Investigadores da UC querem tornar viável a produção de "caviar português" em aquacultura

Notícias Relacionadas

Informação

EPTOLIVA promoveu estágios internacionais

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, finalizou mais um período de Estágios Internacionais, o EPTOEUROPA VII, ao abrigo do Programa ERASMUS+,…

Informação

Morreu a cantora Madalena Iglésias

A cantora Madalena Iglésias morreu esta terça-feira, aos 78 anos, numa clínica em Barcelona, Espanha, disse uma fonte familiar.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: Vítor Neves olha para a Feira do Queijo e para os 33 anos da Rádio Boa Nova

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se na Feira do Queijo e na comemoração dos 33 anos da Rádio Boa Nova. “Cheira a festa em

Informação

Seia abraça campanha de sensibilização para os direitos das crianças e jovens

Crianças e jovens comemoram o Dia Internacional da Convenção sobre os Direitos da Criança (20 de novembro) com um “estendal público” no jardim dos Bombeiros Voluntários de Seia.

Destaque

Alexandrino preocupado com oliveirenses alvo de penhoras por incumprimento com operadoras de telecomunicações

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está preocupado com alguns oliveirenses que estão a ser alvo de penhoras no âmbito de contratos de fidelização com as operadoras

Sociedade

Rádio Boa Nova sem telefone e internet 18 dias após o incêndio

O corte nas comunicações foi uma das consequências do forte incêndio que afetou o concelho de Oliveira do Hospital e a região.

Sociedade

Funcionários de creches privadas em Oliveira do Hospital fazem teste de rastreio à Covid-19

Durante o dia de hoje, funcionários de creches privadas no concelho de Oliveira do Hospital realizam testes de rastreio à Covid-19, uma iniciativa do Centro Distrital da Segurança Social.

Sociedade

GNR intensifica patrulhamento com operação “Todos os Santos”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no período de 31 de outubro a 4 de novembro, altura em que é celebrado o dia de “Todos os Santos”, vai intensificar o patrulhamento…

Informação

Alexandrino “mantém confiança” no presidente da FAAD após buscas realizadas pela Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária realizou, na passada quarta-feira, buscas na Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), em Oliveira do Hospital, tendo recolhido alguns documentos.

Informação

Volta a Portugal “é um meio importantíssimo para a promoção da marca e do nome de Oliveira do Hospital”

É já na próxima segunda-feira, 5 de agosto, que Oliveira do Hospital vai ser palco da partida da 5ª etapa da 81ª Volta a Portugal Santander, com ligação à Guarda.

Região

Turismo Centro de Portugal congratula-se com prémios para museus da região

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de a região Centro de Portugal ter sido galardoada com alguns dos principais prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na

Informação

Neve encerra acesso ao maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está, hoje de manhã, encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse  fonte do Comando Distrital de