Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria distribui 1515 tablets pelos 10 municípios associados
21 Maio, 2020 271 visualizações

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria distribui 1515 tablets pelos 10 municípios associados

image_pdfimage_print

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria deu início, no dia 19 de maio, à distribuição de 1515 tablets (com carrinhos para armazenamento, plataforma…

… integradora e conteúdos digitais) adquiridos no âmbito do projeto PICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova a CIRL refere que este é um “importante contributo para colmatar as carências sentidas por alguns agrupamentos de escolas, no contexto atual de pandemia, que levou ao encerramento das escolas e motivou o acesso ao ensino à distância, e que afetou principalmente o público-alvo do projeto PICIE (pré escolar e 1º ciclo do ensino básico)”.

A CIMRL, em parceria com os 10 municípios associados (Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leira, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós), pretende desta forma “promover a igualdade de oportunidades a uma educação de boa qualidade, através de ferramentas de acesso às aulas e aos conteúdos digitais adequados às faixas etárias do projeto, para além de uma componente lúdico-pedagógica, com desafios que as crianças e alunos são convidados a fazer”.

Os tablets possuem ainda uma plataforma integradora “Educa PICIE Região Leiria”, através da qual é possível a partilha de materiais, de vídeo aulas entre outras, que tem como missão reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover o sucesso escolar.

A CIMRL adianta que “para o início do próximo ano letivo estão previstas várias ações de capacitação de professores sobre as funcionalidades dos tablets e desta plataforma, tendo como principal objetivo poderem usufruir de todo o potencial destes recursos”. A aquisição destes equipamentos portáteis foi aprovada no âmbito da candidatura da CIMRL “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria 2017/2020” e representa um investimento de cerca de 248 mil euros, que contaram com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

Anterior Campanha do Banco Alimentar começa hoje com vales e internet (com vídeo)
Seguinte Mais de 1000 empresas de atividade turística do Centro de Portugal já são “Clean and Safe”

Notícias Relacionadas

Informação

GNR reforça patrulhamento no âmbito na operação Verão Seguro 2018

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, durante o verão, em todo o território nacional, as ações de patrulhamento e apoio na sua área de responsabilidade,…

Informação

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra suspende visitas a doentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) decidiu suspender temporariamente a visita a doentes internados em todas as suas unidades, face ao surto de Covid-19.

Sociedade

Paulo Campos entre os três ex-governantes de Sócrates sob escuta no caso das PPP

Mário Lino, António Mendonça e Paulo Campos, três antigos governantes de José Sócrates, estiveram sob escuta telefónica no âmbito da investigação do Ministério Público …

Sociedade

Caule comemora Dia da Árvore e alerta para a necessidade de maior aposta na prevenção de incêndios florestais

Foi com um grupo de alunos da Escola Básica do Vale do Alva que a Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemorou o Dia Mundial da Árvore no concelho

Região

Góis distinguido com bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável” 

A Câmara Municipal de Góis foi, pelo terceiro ano consecutivo, distinguida pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) como uma das Mais Familiarmente Responsáveis por adotar políticas efetivas de apoio às famílias.

Última Hora

Oliveira do Hospital é sede da “Capital dos Frutos Silvestres”

O concelho de Oliveira do Hospital foi o escolhido para servir de sede à Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres que também vai contar com um polo em Mangualde.

Vídeos

Alexandrino lamenta primeira morte por Covid-19 no concelho

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, lamentou a primeira morte por Covid-19 no concelho. À Rádio Boa Nova, o autarca referiu que se trata…

Última Hora

“Sem pasto e sem alimento seco não há leite. Se não há leite, não há queijo”, alerta a Confraria do Queijo Serra da Estrela

O incêndio de 15 de outubro provocou a perda de 50 por cento dos ovinos Serra da Estrela no concelho de Oliveira do Hospital,…

Última Hora

Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital…

Destaque

Carlos Maia reeleito presidente da Concelhia do PS de Oliveira do Hospital

Carlos Maia foi reeleito, no sábado, para a presidência da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista. O socialista foi único candidato à liderança da estrutura.

Região

Arganil com espetáculo solidário “A Diferença Num Só Gesto”

A Câmara Municipal de Arganil, em conjunto com o Coimbra Gospel Choir, vai realizar um espetáculo solidário, intitulado “A Diferença Num Só Gesto”, a acontecer dia 8 de dezembro, pelas

Informação

Covid-19: Região de Coimbra promove workshop online sobre as medidas de apoio às empresas

Depois do sucesso da primeira ação de workshops online sobre as Medidas de Apoio às Empresas, relativas ao impacto na economia da epidemia do Coronavírus – COVID19, a Comunidade Intermunicipal