Comandante Operacional da protecção Civil  quer “baixas zero” em nova época de incêndios
15 Maio, 2019 717 visualizações

Comandante Operacional da protecção Civil  quer “baixas zero” em nova época de incêndios

image_pdfimage_print

O Comandante Distrital das Operações de Socorro de Coimbra defendeu, esta manhã, que o objetivo em mais uma época de incêndios é de “baixas zero”.

Na apresentação do Plano Operacional Distrital de Coimbra, realizada no auditório da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Carlos Luís Tavares  deixou uma mensagem de “confiança” no envolvimento de todos os meios, na rápida detecção e extinção dos incêndios florestais. Reiterou por isso que o lema da estrutura que dirige, e que envolve todos os meios disponíveis em cada um dos concelhos do distrito é de “baixas zero e juntos somos mais fortes”. “A defesa da floresta tem que ser um desígnio nacional”, defendeu o responsável que no ano passado contabilizou 276 ocorrências no território, mas com pouca expressão em termos de área ardida.

José Carlos Alexandrino, presidente da CIM da Região de Coimbra considerou que em causa está “um trabalho difícil e de confiança, porque nem sempre as coisas são fáceis no terreno”. “No terreno deparamo-nos com dificuldades que não estão previstas”, referiu. O também presidente do Município de Oliveira do Hospital recordou os incêndios de Pedrógrão, em junho, e os de outubro de 2017 em que se percebeu “que não havia plano nenhum que desse resposta” ao que aconteceu. “Ninguém conseguiu antecipar o que aconteceu. Agora estaremos mais preparados , com respostas mais preparadas”, afirmou. Para o autarca e presidente da CIM da Região de Coimbra a “primeira intervenção é fundamental”.

Audios e Foto: Notícias de Coimbra

Anterior Proteção Civil sem os meios aéreos previstos para hoje
Seguinte Seia comemora Dia Municipal do Bombeiro

Notícias Relacionadas

Região

Seia: Câmara promoveu sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos e uso do fogo

A Câmara Municipal de Seia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, realizou durante a semana passada, nas freguesias prioritárias devido ao risco elevado de incêndio,…

Cultura

“A EXPOH foi um sucesso, sendo sobretudo um ponto de encontro”

Milhares de visitantes passaram pela EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, terminou no Parque do Mandanelho. Ainda a avaliar a afluência de visitantes que “melhorou”,…

Última Hora

Camião da Esperança “é um enorme contributo”  para Oliveira do Hospital (com vídeo)

O Camião da Esperança, que tem promovido a realização de testes à Covid-19 em vários concelhos do interior, está hoje em Oliveira do Hospital…

Informação

Virgílio Salvador é o novo presidente da JSD de Oliveira do Hospital 

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital elegeu, através de lista única, no passado domingo, os seus novos corpos gerentes para os próximos dois anos. 

Região

Celorico da Beira: Cinco homens identificados por caça ilegal ao javali

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda, identificou, no passado dia 29 de dezembro, cinco homens com idades compreendidas entre os 32 e os

Região

Arganil proporcionou Semana da Juventude repleta de aventura e animação

A Câmara Municipal de Arganil celebrou o Dia Internacional da Juventude, assinalado no dia 12 de agosto, com um programa diversificado, repleto de aventura e diversão, que se estendeu por

Última Hora

Sonae Arauco presente no maior evento ibérico do setor, a Maderalia 2020, em Valência

A Sonae Arauco, um dos maiores produtores mundiais de painéis derivados de madeira, com uma unidade de produção em Oliveira do Hospital, estará presente na FIMMA – Maderalia 2020,…

Última Hora

Feira de S. Mateus 2019 terminou com mais de 1,1 milhões de visitantes

A edição 627 da Feira de S. Mateus, em Viseu, terminou ontem, 15 de setembro e registou mais de 1,1 milhões de visitantes, segundo a organização.

Região

Região: Homem morre em despiste

Um homem de 40 anos morreu esta madrugada na sequência do despiste da viatura ligeira que conduzia, na Estrada Nacional 113,…

Região

Município de Seia promove ExpoSocial de 28 de setembro a 1 de outubro

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração dos parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro a 1

Informação

João Pires deixa comando do Nogueirense

O treinador do Nogueirense, equipa de Nogueira do Cravo que na última época desportiva foi despromovida do Campeonato Nacional, confirmou …

Última Hora

Região: Um bombeiro ficou gravemente ferido em acidente em Carrazeda de Ansiães

Um bombeiro de 33 anos ficou, hoje, gravemente ferido ao ser atingido por uma viatura durante o combate a um incêndio em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.