Coimbra é o distrito com mais municípios distinguidos por apoio à família. Oliveira do Hospital é um deles
12 Novembro, 2019 547 visualizações

Coimbra é o distrito com mais municípios distinguidos por apoio à família. Oliveira do Hospital é um deles

image_pdfimage_print

O distrito de Coimbra é aquele com mais municípios (12) distinguidos este ano com a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e Oliveira do Hospital é exemplo disso.

Em comunicado, o OAFR revelou que na edição deste ano 141 autarquias participaram no inquérito do organismo, tendo sido distinguidas 76 nesta 11.ª edição da iniciativa, ou seja, 25% da totalidade dos municípios portugueses (que ascendem a 308).

Os distritos com maior número de autarquias distinguidas foram os distritos de Coimbra, com 12, seguido de Lisboa e Santarém, ambos com oito.

“O trabalho desenvolvido pelo OAFR pretende reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família”, explicou Isabel Paula Santos, responsável do Observatório, citada na nota.

De acordo com a responsável, o reforço dos apoios às famílias “é fundamental para a construção de um país sustentável em termos sociais, mas também económicos”.

Isabel Paula Santos referiu que o reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional, que este ano contou com um número recorde de adesões: 286 municípios. No entanto, apenas 141 autarquias concluíram o inquérito, sendo este o número de participantes efetivos no Observatório.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos “acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral”.

O inquérito do Observatório avalia iniciativas dos municípios em 10 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

Entre as medidas valorizadas estão os apoios ao nascimento, pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, e transportes escolares gratuitos até ao 12.º ano. Por exemplo, Oliveira do Hospital, Alcoutim, Barcelos, Boticas, Cantanhede, Mértola, Oliveira de Azeméis ou Santarém têm atividades gratuitas para crianças durante as férias, ajudando as famílias com dificuldades financeiras ou que não têm alternativas para deixar os filhos nessas alturas.

Fonte: Lusa

Anterior Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima
Seguinte Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 preocupada com obras na via

Notícias Relacionadas

Informação

Criança de dois anos morre engasgada em infantário

Uma criança de dois anos morreu esta quinta-feira no infantário ‘O Pinheirinho’, na Sertã, confirmou a GNR.

Destaque

Limpeza de Terrenos: Coimas só serão cobradas em junho

O Governo decidiu adiar a aplicação de coimas por falta de limpeza de terrenos até junho. O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelo primeiro-ministro.

Destaque

Cooperativa Rádio Boa Nova elegeu novos corpos sociais para novo mandato até 2020

Na passada sexta-feira, a Rádio Boa Nova elegeu os novos corpos sociais, que vão assumir os comandos desta instituição até 2020.Padre António Loureiro é …

Informação

Festival Municipal da Canção realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove, amanhã, a edição do “Festival Municipal da Canção”. O evento decorrerá no Parque do Mandanelho com início às 21h00.

Cultura

28ª Feira do Vinho do Dão começa hoje em Nelas

A Câmara Municipal de Nelas, promove nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a 28ª Feira do Vinho do Dão, proporcionando aos seus munícipes três dias de visitas, provas,

Última Hora

Leiria: PJ deteve suspeito da prática do crime de Pornografia de Menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação, recolheu elementos de prova que levaram à detenção, no dia de ontem, em flagrante

Última Hora

Incêndio no Fundão combatido por 200 operacionais e oito meios aéreos

Duzentos operacionais, oito meios aéreos e 54 viaturas terrestres combatiam às 17h00 de hoje um incêndio florestal na freguesia de Pero Viseu,…

Desporto

AD Lagares: “A equipa está extremamente motivada para fazer uma grande época” (com vídeo)

A poucos dias de iniciar o Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, a Associação Desportiva (AD) de Lagares da Beira está “preparada” e “motivada” para

Informação

Semana com sol e subida das temperaturas

A partir de hoje e até à próxima sexta-feira, o sol vai brilhar por entre algumas nuvens, e as temperaturas vão subir.

Destaque

Jorge e Cidália dão ‘vida nova’ ao Intermarché de Oliveira do Hospital

Jorge Graça e Cidália Lopes são os novos responsáveis pela loja Intermarché de Oliveira do Hospital. Um projeto que abraçaram, desde o início de fevereiro,…

Última Hora

CIM da REgião de Coimbra promove Expo | Empresas, Artes e Ofícios em Condeixa-a-Nova

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, dia 26 de maio, a Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova.

Informação

PJ deteve suspeito de homicídio em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem, desempregado, pela presumível autoria de um crime de homicídio, na forma tentada, em Coimbra.