Coimbra: Dispositivo de combate a incêndios integra 219 bombeiros, 48 carros e três helicópteros
6 Junho, 2019 670 visualizações

Coimbra: Dispositivo de combate a incêndios integra 219 bombeiros, 48 carros e três helicópteros

image_pdfimage_print

O dispositivo de combate a incêndios no distrito de Coimbra para este verão inclui 219 bombeiros e 48 viaturas, no terreno desde o dia 01, apoiados por três helicópteros.

Dos três meios aéreos ligeiros, equipados com um balde para 900 litros de água, um já se encontra estacionado no aeródromo da Lousã desde janeiro, operando com uma equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.

Os restantes dois helicópteros “deverão ser colocados ainda esta semana” na vila da Pampilhosa da Serra e no aeródromo Bissaya Barreto, em Cernache, concelho de Coimbra, disse hoje o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS), Carlos Luís Tavares, à agência Lusa.

O plano operacional distrital para o período crítico foi apresentado no dia 15 de maio, no auditório da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, numa sessão em que intervieram Carlos Luís Tavares e o presidente da CIM e da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino.

Para agosto, o plano operacional prevê “um dispositivo máximo” com 344 bombeiros, 73 viaturas e cinco elementos de comando “sempre em prontidão”, segundo o CODIS.

“O objetivo deste plano é garantir a segurança dos cidadãos, do património e do ambiente, gerindo todos os meios de forma eficiente e eficaz”, acrescentou.

Tendo em conta a variação de fatores diversos, como o risco e o número de ocorrências, vai verificar-se o reposicionamento em diferentes locais do distrito de Coimbra de uma equipa constituída por 26 bombeiros e um elemento de comando, auxiliada por sete viaturas.

“Agrupamos meios dos bombeiros em determinados sítios estratégicos”, afirmou Carlos Luís Tavares, enfatizando a importância desta e de outras “medidas de mitigação do risco”.

Na totalidade, o dispositivo envolve 1.800 operacionais de 24 corpos de bombeiros, maioritariamente voluntários.

Destas instituições, 21 são de bombeiros voluntários, sendo as três restantes os corpos municipais da Lousã e da Figueira da Foz e a companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra.

Anterior Colisão em Nelas faz três feridos, dois em estado grave
Seguinte Equipa “+ Vida pela Vida” promove caminhada na luta contra o cancro (com vídeo)

Notícias Relacionadas

Região

13ª Milha Urbana da Serra da Estrela realiza-se no dia 9 de junho

A Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro (ACRSD) promove, no sábado, dia 9 de junho, em São Romão (Seia) a tradicional Milha Urbana da Serra da Estrela.

Vídeos

“Qualquer um dos elementos do executivo em permanência pode vir a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital”, garante Carlos Maia

Carlos Maia, reeleito presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Oliveira do Hospital afirmou, esta manhã, na Rádio Boa Nova…

Última Hora

Tensão entre presidente de Junta e presidente da Associação de Vítimas agudiza-se nas redes sociais 

O mal-estar entre o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, Nuno Oliveira, e o presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio

Nacional

Covid-19: Portugal regista apenas um morto em 24 horas. Há mais 270 infetados

O boletim epidemiológico desta sexta-feira revela que o novo coronavírus já matou 1.505 pessoas em Portugal e infetou 36.180 . Nas últimas 24 horas registou-se apenas um óbito…

Programas

Eptoradio na Rádio Boa Nova

No 6º programa Eptoradio apresentamos, na primeira parte, o Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde da Escola Profissional EPTOLIVA,…

Destaque

6ª Corrida do Alva vai contar com mais de 500 participantes em Penalva de Alva e Sandomil

É já no próximo domingo, dia 1 de março, que se realiza a 6ª Corrida do Alva entre Penalva de Alva e Sandomil, nos concelhos de Oliveira do Hospital e

Informação

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Última Hora

Incêndios: Projeto Fénix proporciona formação em Primeiros Socorros Psicológicos em Oliveira do Hospital

Na sequência da tragédia dos incêndios de outubro de 2017, o Município de Oliveira do Hospital é beneficiário do programa Fénix, …

Região

Guarda: Despiste de um motociclo provoca um morto e um ferido grave

O despiste de um motociclo na localidade de Corujeira, no concelho da Guarda, provocou um morto e um ferido grave.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital conta com “equipa de resposta rápida” e já dispõe de “espaços de acolhimento” 

Face à pandemia que afeta o país e o mundo, o Covid-19, o Município de Oliveira do Hospital criou uma “equipa de resposta rápida” para apoiar os oliveirenses.

Destaque

Oliveira do Hospital propõe rejeitar transferência de três competências do Estado

Habitação, Vias de Comunicação e Património Imobiliário Público sem Utilização são as três competências a que o Município de Oliveira do Hospital pretende dizer “não”, no âmbito…

Última Hora