Coimbra celebra ano jubilar dos Mártires de Marrocos e de Sto. António
15 Outubro, 2019 411 visualizações

Coimbra celebra ano jubilar dos Mártires de Marrocos e de Sto. António

image_pdfimage_print

Coimbra celebra em 2020 o “Jubileu dos mártires de Marrocos e de Santo António”, assinalando os 800 anos do martírio dos primeiros frades franciscanos e a sua importância na vocação de Santo António, foi hoje anunciado.

A evocação, que decorre entre 12 de janeiro do próximo ano e 17 de janeiro de 2021, em Coimbra, integra, além de celebrações religiosas, diversas iniciativas, designadamente de caráter científico e cultural, como concertos, entre os quais “Missa de Santo António”, de António Vitorino de Almeida, que estreará, em 19 de julho de 2020, no grande auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, foi anunciado, durante uma conferência de imprensa de divulgação do programa.

Promovidas pela Diocese de Coimbra, igreja de Santo António dos Olivais de Coimbra e Mosteiro de Santa Cruz (Coimbra), em colaboração com a Câmara Municipal e juntas de freguesia da cidade e Turismo Centro de Portugal, entre outras entidades, as comemorações, além dos seus “objetivos específicos”, pretendem também tornar-se numa “possibilidade de um conhecimento mais aprofundado do Mosteiro de Santa Cruz” e da sua importância para Coimbra e para o País, disse o bispo Virgílio Antunes.

É no Mosteiro de Santa Cruz que se encontram as ‘Relíquias dos mártires’ e onde Fernando de Bulhões foi sacerdote e estudou – “não foi por acaso” que veio, mais tarde, a ser “consagrado como um dos poucos doutores da Igreja’ – referiu o bispo de Coimbra.

Tão impressionado ficou com o martírio dos frades que decidiu tornar-se frade franciscano, ingressando no convento de Santo António Abade dos Olivais, também em Coimbra, assumindo o nome de António, e de onde partiu para o mundo, “numa missão” que fez dele “um dos santos mais notáveis da cristandade”.

Os mártires de Marrocos invocam “todo o esforço no passado e no presente para o diálogo inter-religioso”, sustentou ainda o bispo Virgílio Antunes, salientando que se trata de “um caminho que se tem vindo a fazer, mas que está em grande parte por fazer”.

É necessária, apelou, a “congregação de esforços e de pessoas” para que “seja erradicada a realidade dos mártires”.

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, explicou a cooperação desta entidade com a iniciativa, designadamente com a importância do turismo religioso para a região e para o país — “e não apenas o mariano e o associado ao caminho português de Santiago”.

Subscrevendo a ideia de que perder a memória é perder o futuro, o presidente do município de Coimbra, Manuel Machado, recordou, designadamente, que Pádua (outra referência, para além de Lisboa e Coimbra na vida de Santo António) é cidade geminada com Coimbra.

Para além da estreia do concerto de António Vitorino de Almeida, outras iniciativas integram o programa comemorativo, como a oratória “De Fernão se fez António” (concerto de encerramento, 17 de janeiro de 2021) ou, por exemplo, a criação de um roteiro turístico antoniano, em Coimbra.

‘Diálogos com António 2020’ é designação de um ciclo de conferências, nas quais serão abordados diferentes assuntos, nem sempre diretamente relacionados com os protagonistas das celebrações.

lusa.pt

Anterior Biblioteca promove sessão “À conversa com…”
Seguinte Oliveira do Hospital promove Trail “Colcurinho Sky Race” com mais de 250 participantes

Notícias Relacionadas

Última Hora

Programa municipal “Casa Digna” já recuperou 40 habitações no concelho de Oliveira do Hospital

O Programa municipal Casa Digna, lançado em 2015 com o objetivo de apoiar a recuperação de casas e a criação de condições de habitabilidade a pessoas com dificuldades socioeconómicas, já

Informação

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia do Pai com iniciativa “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou novamente os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus

Informação

Vaga de assaltos a carros em Seia preocupa populares

Pelo menos 24 carros foram vandalizados e furtados nas últimas 48 horas em Seia. A GNR está a investigar a vaga de assaltos, mas até ao momento não há suspeitos

Última Hora

17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor até sexta-feira. Risco de incêndio muito elevado

Todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, estão até ao final do dia de sexta-feira sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor, informou o

Região

Pastores da Serra da Estrela sem camisa para quebrar padrões de beleza

Um calendário que junta os 12 “pastores mais belos da Serra da Estrela”, uma iniciativa do jornal “Notícias de Gouveia” para valorizar…

Última Hora

Previsão de chuva, vento e descida das temperaturas nos próximos dias

A chuva, o vento e a descida das temperaturas estão de regresso a Portugal continental devido à passagem de sucessivas superfícies frontais a norte da Península Ibérica.

Informação

Fogo no concelho de Nelas está em fase de resolução

O incêndio na localidade de Lapa do Lobo, concelho de Nelas, distrito de Viseu, estava às 06h30, em fase de resolução, segundo a Proteção Civil,…

Cultura

Meruge foi a Coimbra convidar a região para a 17ª Feira do Porco e do Enchido (com vídeo)

A caminho da 17ª edição da Feira do Porco e do Enchido que se realiza no próximo domingo, dia 10, a organização do certame…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Politécnico de Coimbra reúne 22 países na semana internacional “Erasmus+ Global Week”

O Politécnico de Coimbra organiza a 3ª edição da “Erasmus+ Global Week” de 20 a 24 de maio, com o objetivo de fortalecer os laços com os atuais parceiros…

Última Hora

Prosseguem as buscas por dois desaparecidos em Lamego

Foram retomadas pelas 7h30 as buscas pelos dois desaparecidos no seguimento das explosões na fábrica de pirotecnia em Lamego. O incidente que marcou esta terça-feira …

Região

Guarda: Homem detido após incendiar automóvel por vingança

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, após receção de comunicação de incêndio em viatura automóvel, desenvolveu diligências de investigação que permitiram identificar, localizar e