“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital
18 Abril, 2017 2736 visualizações

“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a investigar “descargas ilegais” que estarão a a ser feitas na ETAR da cidade, ao que tudo indica por parte de unidades industriais, durante a noite e com recurso a “tratores”.

Na ETAR da cidade há já muito tempo que são conhecidos os problemas no tratamento de águas residuais por aquela não estar ajustada à dimensão da população que serve. Porém, a situação agravou-se nos últimos tempos com descargas que estarão a ser feitas naquela infraestrutura de modo ilegal e por parte de algumas empresas.

Em reunião pública do executivo, José Carlos Alexandrino mostrou-se preocupado com esta situação que disse estar a ser investigada pelos serviços da autarquia, mas ainda sem resultados. “A ETAR já tinha problemas de dimensionamento em relação à cidade. As descargas fazem com que deixe trabalhar”, notou o presidente da Câmara que suspeita mesmo que as descargas sejam feitas através de “tratores” durante a noite.

O autarca garantiu que os serviços da autarquia estão atentos a esta situação e que também a GNR já foi alertada. Alexandrino disse ter respeito pelas empresas do concelho, mas garantiu que não deixará os infratores impunes, pelo que as coimas “serão elevadas”  e aplicadas por uma questão de “prevenção e proteção das linhas de água”. “Tem que haver consciência”, registou.


A ETAR de Oliveira do Hospital vai ser alvo de intervenção num investimento de 1,5 milhões de Euros. A medida decorre da política promovida pelo executivo municipal de erradicação das fossas sépticas e situações de esgotos a céu aberto. Em reunião da autarquia, o executivo aprovou a construção do sistema de águas residuais de Galizes, inclui ETAR e ligações, no valor de 300 mil Euros, acrescidos de IVA. A obra é subsidiada em 85 por cento. “Com certeza que o ambiente agradece”, afirmou José Carlos Alexandrino, anunciando para breve a cerimónia de assinatura de contratos de água e saneamento com a presença do presidente da Águas de Portugal e um membro do governo.

Anterior Homem encontrado morto em Coimbra com sinais de violência
Seguinte Oliveira do Hospital promove Concerto do 25 de Abril - Celebração da Liberdade

Notícias Relacionadas

Informação

Temperaturas máximas deverão subir entre 10 e 13 graus até quinta-feira

As temperaturas máximas deverão subir entre 10 e 13 graus Celsius até quinta-feira em Portugal continental, prevendo-se que os termómetros subam acima dos 30 graus e em alguns locais dos

Nacional

Chuva e trovoada para o fim-de-semana

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões apontam para trovoadas e aguaceiros nas regiões Centro e Sul e com vento forte e rajadas nas terras

Informação

Pastagens estão na base da “alimentação animal” e no “ordenamento do território”

Oliveira do Hospital foi palco da 40.ª Reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF), subordinada ao tema “Pastagens e Forragens na Alimentação Animal e no Ordenamento do

Última Hora

“A Escola e o Meio” está de volta na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube

Informação

Centro de Portugal foi a região de turismo que mais cresceu em setembro

O Turismo do Centro de Portugal aumentou significativamente durante o mês de setembro. A região centro foi a que mais cresceu na procura turística, …

Região

Incêndio de Pedrógão Grande foi há 2 anos.Chamas mataram 66 pessoas e atingiram cerca de 500 casas

O incêndio que deflagrou há dois anos em Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos provocou a morte de 66 pessoas e 253 feridos, …

Última Hora

FCOH continua firme ao vencer o Marialvas. AD Lagares empata em Pampilhosa. ADN empata em casa frente ao Águeda

  O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua a somar pontos ao vencer em casa por 2-0…

Nacional

Onze distritos em alerta amarelo devido ao mau tempo

Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada.

Informação

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota hoje orçamento para 2020

Está marcada para as 14h30 desta sexta-feira, 27 de dezembro, a reunião da Assembleia Municipal destinada à discussão e votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de

Destaque

Médicos assistiram mais de 70 pessoas em ação solidária em Lagares da Beira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira acolheu, no passado dia 10 de dezembro, uma ação médica de solidariedade.

Educação

Eptoliva é a melhor escola profissional do país no congresso nacional “Cientistas em Ação”

Os “cientistas em ação” da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil voltaram à cidade de Estremoz e foram distinguidos…

Última Hora

Exposição solidária reverte para vítimas dos incêndios

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, até ao final do mês de dezembro, uma exposição de Pintura coletiva de caráter solidário.