Clube Ciência Viva no AEOH “vai permitir que alunos façam atividades experimentais em parcerias com instituições de ensino público”
8 Novembro, 2019 1266 visualizações

Clube Ciência Viva no AEOH “vai permitir que alunos façam atividades experimentais em parcerias com instituições de ensino público”

image_pdfimage_print

O Clube Ciência Viva é, agora, uma realidade no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH).

Segundo o diretor do Agrupamento, o Clube, que foi oficialmente inaugurado no passado dia 6 de novembro, “vai permitir que alunos, desde o pré-escolar ao 12º ano, façam atividades experimentais, em parcerias com instituições do ensino público”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira explicou que o Clube Ciência Viva “insere-se num conjunto de outros clubes e outras atividades que o Agrupamento tem” e, entre outras iniciativas, pretende realizar palestras e ações de informação a pais, alunos e encarregados de educação.

À Rádio Boa Nova, o diretor adiantou que o Clube estará em funcionamento não só na escola sede, como também nas escolas da Cordinha, Lagares da Beira e Ponte das Três Entradas.

Por sua vez, Rosa Machado, Coordenadora do Clube Ciência Viva do AEOH, sente-se sensibilizada, uma vez que foram os próprios alunos a tomarem iniciativa e quererem tornar o clube numa realidade. “Fico muito agradada por dizer que, na verdade, o Clube começou por iniciativa dos alunos”, afirmou.

Segundo a responsável, “o clube surgiu no âmbito de uma rede nacional de Clubes Ciências Vivas, uma parceria com a Direção-geral da Educação”.

“O objetivo do Clube é sensibilizar os alunos para o ensino das ciências e estabelecer parcerias com instituições universitárias de investigação. Seria importante trazer esses investigadores até aos alunos para esses contactarem com a investigação”, disse, defendendo que são importantes “aulas de campo ou de laboratório em contexto diferente do contexto formal de aula”.

De forma a assinalar este arranque do Clube, foi descerrada uma placa alusiva ao mesmo com a presença de professores, alunos e encarregados de educação. Seguiu-se uma visita ao Clube de Aquariofilia também existente no AEOH e, por fim, realizou-se uma sessão de informação/ sensibilização denominada “Gestão Sustentável dos Recursos Florestais e Serviços dos Ecossistemas”. A sessão contou com a intervenção de responsáveis da Escola Superior Agrária de Coimbra, da CERNAS e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Anterior Ca$h Resto Z€ro: “ O Interior ao perder pessoas e votos ajudou o Livre, o Iniciativa Liberal e o Chega a chegar ao Parlamento”
Seguinte Jovem de Oliveira do Hospital reforça Comunicação do Sporting

Notícias Relacionadas

Destaque

L’Artista entregou donativos a favor de crianças e animais

A Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, procedeu hoje à entrega dos valores angariados por ocasião de uma festa popular de cariz solidário.

Última Hora

Três empresas de Arganil entre as melhores do país

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Município de Arganil destaca as  três empresas do concelho de Arganil reconhecidas com o Estatuto…

Cultura

Sociedade Recreativa Penalvense promove XVI Encontro de Tunas

A Sociedade Recreativa Penalvense promove, no próximo domingo, dia 24 de novembro, o XVI Encontro de Tunas, a ser realizado na sua sede em Penalva de Alva, no concelho de

Última Hora

Infraestruturas de Portugal garante que obras no IP3 começam em maio

A Infraestruturas de Portugal garantiu, ontem, que as obras de requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), que faz a ligação entre Coimbra e Viseu, começam em maio.

Politica

Pedro Passos Coelho em jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil

No próximo dia 29 de Abril, pelas 20h00, será realizado no pavilhão do Sarzedo um jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil.

Região

Detido por tráfico de droga em Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã detiveram, em Arganil, um indivíduo de 26 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Sociedade

Jantares românticos e vouchers de beleza e bem estar para quem “Namorar Oliveira do Hospital”

Fazer compras em Oliveira do Hospital, entre 2 e 9 de fevereiro, abre caminho a 12 jantares românticos e a 13 vouchers de beleza e bem estar, …

Última Hora

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai dar nova vida ao Parque dos Marmelos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já iniciou as obras de requalificação do parque dos Marmelos e da margem ribeirinha da ribeira de Cavalos.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital entrega 120 mil árvores autóctones para ações de reflorestação

O Município de Oliveira do Hospital começa a entregar a partir de quinta-feira, dia 19 de Dezembro, cerca de 120 mil árvores de espécies autóctones para incentivar os proprietários florestais

Última Hora

Abril com vento, descida da temperatura e neve

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que a precipitação está de regresso um pouco por todo o país e o vento vai soprar com

Última Hora

Incêndio alerta para lixeira dentro de casa

Um alerta para incêndio numa casa da Vila Ferreira, no Loreto, em Coimbra, revelou a existência de uma lixeira no interior da habitação.

Última Hora

Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Os relógios vão adiantar 60 minutos na madrugada de domingo, em Portugal Continental, e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, para a hora de Verão, segundo o Observatório Astronómico