CISE promove percursos pedestres em julho e agosto
3 Julho, 2019 606 visualizações

CISE promove percursos pedestres em julho e agosto

image_pdfimage_print

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE volta a realizar, em julho e agosto, percursos dirigidos a todos os amantes do pedestrianismo, …

… utilizando os percursos pedestres do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e a rede de Caminhos de Montanha das Aldeias de Montanha.

Os itinerários propostos são de pequena rota, realizam-se às quartas-feiras, e procuram dar a conhecer a riqueza natural e cultural das Aldeias de Montanha e da serra da Estrela.

 

A Rota da Garganta de Loriga, um itinerário entre o planalto superior da serra da Estrela e a vila de Loriga, é a proposta para o dia 10 de julho. O percurso tem uma extensão de 8770 m e compreende uma paisagem marcada, em quase toda a sua extensão, por vestígios glaciários característicos do último período frio que se abateu sobre esta área.

No trajeto, que se inicia na área das Salgadeiras (EN 338 / Km 27) e termina no largo da Carreira de Loriga, salienta-se uma sucessão de quatro depressões designadas por covões Boieiro, do Meio, da Nave e da Areia, que albergam um conjunto de espécies de fauna e flora raras e exclusivas dos ambientes de montanha.

O segundo percurso decorre no final de julho, no dia 24, apresenta 5 km de extensão e tem como cenário o planalto superior da montanha. Nas Salgadeiras, no covão do Passarão e no covão da Clareza, áreas situadas no setor superior da ribeira da Candeeira, a cerca de 1800 metros de altitude, encontra-se um número significativo de lagoas e charcos de origem glaciária, que se evidenciam pelo bom estado de conservação. Estas massas de água preenchem depressões criadas pela erosão dos gelos do último período frio, estando com frequência represadas por pequenas saliências rochosas. Aqui ocorrem algumas das mais singulares espécies da serra, de que são exemplo o melro-das-rochas, a orvalhinha, uma pequena planta insectívora, e a rara libélula-dos-juncos.

No pico do verão, a 7 de agosto, o CISE dá a conhecer a rota da Caniça, um percurso ao longo do vale da ribeira da Caniça, na Lapa dos Dinheiros. Este “caminho de montanha” tem cerca de 7km de extensão e regista uma paisagem montanhosa dominada por soutos, pinhais, lameiros, matos e afloramentos rochosos. Neste percurso merece especial destaque o souto da Lapa, um bosque de castanheiros centenários, que suporta uma elevada diversidade de espécies de fauna e de flora. Na ribeira e sua envolvente, justificam uma referência particular as quedas da Caniça, os Cornos do Diabo e o buraco do Sumo, setor onde o curso de água corre subterraneamente.

 

Quinze dias depois, a 21 de agosto, a sugestão recai novamente sobre a Rota do Maciço Central e Rede de Percursos do PNSE, desta vez com um itinerário de 7,5 km que segue até à Lagoa Comprida, numa vertente situada a uma altitude superior 1600 metros.

Aqui, na transição entre os andares intermédio e superior da serra da Estrela, encontra-se uma elevada biodiversidade, quer a nível faunístico quer florístico.

A vegetação desta área é dominada, essencialmente, por matos de zimbro e urzes e prados de altitude, podendo ser observadas espécies únicas em Portugal, como o heléboro-branco e a lagartixa-da-montanha.

Destaca-se ainda, que resultado da menor pressão de rebanhos transumantes, nesta encosta é possível encontrar, com uma frequência cada vez maior, bosquetes de pinheiros-silvestres e bétula, bem como um conjunto de espécies associadas, anteriormente pouco comuns a estas altitudes.

Anterior Sinistralidade: 10 detenções, 688 infrações e 54 acidentes no distrito de Coimbra
Seguinte Um avião anfíbio médio de combate a incêndios Fire Boss, sofre acidente na barragem de Castelo do Bode.

Notícias Relacionadas

Sociedade

Acidentes nas estradas provocaram 305 mortos este ano

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram este ano 305 mortos, menos 22 do que em igual período de 2015, indicou hoje a Autoridade Nacional …

Destaque

Alexandrino garante que amianto vai ser retirado da escola de Oliveira do Hospital

De visita à Escola de Lagares da Beira onde, de forma simbólica, assinalou o arranque do novo ano letivo no concelho de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal

Informação

“Uma Caminhada por Todos” somou 700 euros à conta solidária do Município de Arganil

A conta solidária da Câmara Municipal de Arganil recebeu, no passado dia 28 de junho, um significativo e precioso reforço de 700 euros,…

Última Hora

Mulher de Mangualde e jovem de Viseu são novos casos de “Baleia Azul”

Estão confirmados mais dois casos relacionados com o jogo “Baleia Azul”. Segundo a PSP e a GNR trata-se de uma jovem de 14 anos de Viseu e uma mulher, de

Informação

11 detenções e 51 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações realizadas na semana de 11 a 17 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 11 detenções e 51 acidentes no

Informação

Rádio Boa Nova promove “Mesa dos Presidentes” em dia de aniversário

No dia 19 de março, a Rádio Boa Nova senta os “presidentes” à volta do seu 31º aniversário. A “Mesa do Presidentes” tem início às 18h00.

Última Hora

Homem sofreu amputação de braço em acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital (com audio)

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou na sexta feira de manhã, cerca das 11h00, …

Informação

Carnaval com chuva devido a um anticiclone

A época de mais folia do país, o Carnaval, vai contar com chuva, devido a um anticiclone. Está prevista a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde

Última Hora

Greve motoristas: Trabalhadores vão deixar de cumprir requisição civil e serviços mínimos

O porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pardal Henriques, anunciou, na manhã desta quarta-feira,…

Região

CineECo vai chegar aos concelhos da CIM das Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) está a implementar um pacote de programação designada “Cultura em rede das Beiras e Serra da Estrela” através de uma candidatura

Informação

Benfica faz a festa do tetra na Luz perante os seus adeptos

Benfica venceu o Guimarães por um conclusivo 5-0 e é Campeão Nacional 2016/2017 A festa começou na Luz e vai até ao Marquês de Pombal.

Informação

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que