Cirurgia adiada justificada com operação “a doente muito prioritário”
25 Junho, 2019 698 visualizações

Cirurgia adiada justificada com operação “a doente muito prioritário”

image_pdfimage_print

A Unidade Local de Saúde da Guarda confirmou hoje o adiamento de uma cirurgia a um doente oncológico por, no mesmo dia, a máquina de sutura …

… ter sido “necessária para operar um doente com neoplasia”.

“Odoente foi operado ao seu problema oncológico em 2017; a cirurgia agora adiada visava a anastomose intestinal, para retirada do saco de colostomia e assim melhorar a qualidade de vida do doente. Este doente tinha já uma desmarcação da semana anterior por ter sido necessária uma intervenção cirúrgica de um doente muito prioritário com neoplasia maligna, ocupando assim o seu tempo operatório”, refere em comunicado o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

Numa declaração escrita divulgada na sequência de notícias sobre o cancelamento de uma cirurgia a “um doente oncológico”, a ULS acrescenta que, “infelizmente, no dia 19 do corrente mês, por rutura de ‘stock’ no fornecedor, apenas existia uma máquina de sutura na ULS e os hospitais limítrofes também não tinham para empréstimo, pelo mesmo motivo”.

“Como esta máquina foi necessária para operar um doente com neoplasia no mesmo dia, este foi privilegiado em detrimento do doente referido”, acrescenta, indicando que “a este foram explicados os motivos e obtida a sua total compreensão”.

A nota diz ainda que a ULS/Guarda está a aguardar que o fornecedor reponha, “com a máxima brevidade, o seu próprio ‘stock’, para serem intervencionados os cinco doentes em lista de espera para esta cirurgia de reconstituição específica, de acordo com a sua antiguidade na lista”.

A fonte garante ainda que “a questão das máquinas de suturas será ultrapassada rapidamente” e que “segundo a informação que acabamos de receber, o ‘stock’ será reposto na próxima quarta-feira, dia 26 de junho de 2019”, conclui o comunicado.

lusa.pt

Anterior Mais de 330 condutores detidos com taxa crime de álcool e 121 sem carta
Seguinte Sinistralidade: 16 detenções, 672 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Última Hora

Calor coloca nove distritos em aviso amarelo

Nove distritos estão hoje sob aviso amarelo por causa do calor, uma situação que se vai prolongar até às 20h00 de quinta-feira, …

Região

Município de Góis disponibiliza equipamentos informáticos a alunos para ensino à distância

A Câmara Municipal de Góis, em articulação com o Agrupamento de Escolas, após o levantamento de necessidades, disponibilizou cerca de 25 equipamentos informáticos a alunos …

Informação

Homem morre atropelado por comboio em Aveiro

Um homem de cerca de 40 anos morreu na manhã desta terça-feira ao ser atropelado por um comboio de mercadorias na linha do Norte, em Aveiro.

Informação

GNR deteve 46 pessoas por tráfico de estupefacientes no Boom Festival

A GNR deteve 46 pessoas por tráfico de estupefacientes durante o Boom Festival, que terminou no domingo, e levantou 85 autos de contraordenação por consumo de drogas.

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 5 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Fogos consumiram quase 210 mil hectares este ano

Os incêndios florestais consumiram este ano quase 210 mil hectares, o valor mais elevado dos últimos dez anos.

Informação

Nuno Alves não foi eleito vereador, mas assegura que o CDS cresceu e tem a sua base consolidada

Nuno Alves, candidato pela coligação “Construir o Futuro” não cumpriu o objetivo de ser eleito vereador para a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Região

Guarda: homem ferido com gravidade após ter sido eletrocutado em posto de energia

Um homem ficou gravemente ferido após ter sido eletrocutado em posto de transformação de eletricidade que serve o Instituto Politécnico da Guarda.

Última Hora

“Apesar de tanta desgraça, estamos todos aqui a comemorar os 96 anos desta Associação”

A realização de um minuto de silêncio pelas vítimas mortais da tragédia de outubro marcou, ontem, a comemoração do 96º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira Hospital

Última Hora

Aveiro: Homem detido por crime de incêndio florestal

 A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, no cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público de Ovar,…

Informação

Criação de passeios e ciclovia na requalificação das ruas Dr. Virgílio Ferreira e Alexandre Herculano, em Oliveira do Hospital

Estão praticamente concluídas a requalificação e beneficiação das ruas Dr. Virgílio Ferreira e Alexandre Herculano, na cidade de Oliveira do Hospital.

Cultura

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

  Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com