CIM Região de Leiria apresenta estratégia intermunicipal de combate o insucesso escolar em tempos de pandemia
15 Junho, 2020 361 visualizações

CIM Região de Leiria apresenta estratégia intermunicipal de combate o insucesso escolar em tempos de pandemia

image_pdfimage_print

Em tempos de pandemia e com a maioria das crianças do pré-escolar e 1o CEB em casa, os 37 técnicos que compõem as 10 equipas…

… multidisciplinares municipais do PIICIE da CIMRL (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria) desenharam uma estratégia intermunicipal de intervenção, que inclui todas as áreas de especialidade que fazem parte deste projeto, desde meados de setembro de 2017, a saber: Mediação, Nutrição, Professores 1º CEB, Psicologia, Psicomotricidade, Sociologia e Terapia da Fala.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova “estas equipas estão integradas na atividade 2 “Sim (também) sou capaz!” do PICIE, promovido e executado pela CIMRL, em parceria com os 10 municípios associados, tendo como público alvo principal as crianças do pré escolar e os alunos(as) do 1o CEB e como principal objetivo a promoção do sucesso escolar em todos os agrupamentos de escolas deste território”.

A estratégia agora adotada visa “dar resposta aos anseios e dúvidas de toda a comunidade escolar, em especial aos pais, encarregados de educação, auxiliares de ação educativa, professores e educadores, tendo a criança/aluno na base de todas as medidas implementadas e nunca deixando de dar resposta individual às intervenções que já estavam a ser implementadas por estes técnicos ao longo de todo o projeto”.

Organizadas por área de especialidade de intervenção as cino atividades em curso são constituídas pelo seguinte portfólio:
Terapia da Fala: constituir e integrar atividades lúdico-pedagógicas para educadores e encarregados de educação, no Centro de Recursos Digitais, com o objetivo de promover a literacia emergente nas crianças do pré-escolar, através do desenvolvimento de competências na área da consciência fonológica.
Psicologia: realizar uma série de três webinários, em torno dos desafios do ingresso no 1ociclo,dando especial ênfase ao caso dos alunos condicionais. O primeiro webinário, intitulado “Estará o meu filho preparado para a entrada do 1o ciclo?” terá lugar no próximo dia 17 de junho; o segundo, intitulado “Escutar o pensamento, Sentir as Emoções” terá lugar no dia 24 de junho e o terceiro, “Regresso às aulas, e agora?”, realiza-se no dia 9 de setembro, todos entre as 21h00 e as 22h30. As inscrições são obrigatórias e podem ser efetuadas através do link: https://docs.google.com/forms/d/1eNGjWy9YDKRYTMH9eoysPXlApJw9F7xvxeDapo9hzPU/edit

Mediação: projeto “Estamos IN”, com a realização de duas conferências online, nos dias17 e 19de junho, com o objetivo de refletir e disseminar “Boas Práticas de Mediação Intermunicipal, em Contexto Educativo com a Comunidade Cigana” e “Boas Práticas de Mediação Intermunicipal, em Contexto Educativo – Desigualdades Sociais e Multiculturalidade”.

Nutrição: está a ser criada a rubrica “Dois dedos de conversa com Nu3ção”, no âmbito da qualse realizarão dois webinares, nas temáticas da “Alimentação, Economia e Gestão Familiar”, dia 18 de junho, e “Pequenos-almoços e lanches saudáveis para os mais pequenos”, com sessões nos dias 18 e 25 de junho, em formato streaming.

Professores de 1º CEB: apresentam um conjunto de desafios semanais – “O Pirata Balmós”, para alunos(as) do 1o ano de escolaridade onde, através das aventuras do Pirata Balmós e do Pombo, os alunos poderão consolidar conteúdos programáticos das diferentes áreas curriculares.

Todas estas atividades, inscritas no programa intermunicipal de combate ao insucesso escolar da CIMRL, estão publicadas no sítio da internet “Conver`gente”: https://picie.cimregiaodeleiria.pt/ e foi também criado um canal de Youtube, com vídeos das atividades (recursos pedagógicos): https://www.youtube.com/channel/UCg_7DVU7s4E7zjUK_0GdhTA/?guided_help_flow=5 Desafiada pela diversidade e unida pela criatividade, a equipa intermunicipal PIICIE abraça, desta forma, a missão de consolidar um projeto inclusivo de combate ao insucesso escolar.O “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria 2017/2020” da CIMRL conta com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

Anterior João Leão já tomou posse como ministro de Estado e das Finanças
Seguinte Município requalifica Bairro da Barrosa em Arganil e estradas em S. Martinho da Cortiç

Notícias Relacionadas

Última Hora

Embaixador Vítor Sereno, com ligações familiares a Oliveira do Hospital, vence prémio de diplomata económico do ano

O embaixador Vítor Sereno, com ligações familiares ao concelho de Oliveira do Hospital  – ( a mãe Margarida Sereno é natural das Caldas de S. Paulo onde sempre viveu com

Última Hora

Avião amarou na barragem do Sabugal quando combatia incêndio

Um avião que, ontem, combatia um incêndio no Sabugal, distrito da Guarda, amarou numa barragem, na sequência de uma avaria mecânica, disse fonte da Proteção Civil.

Cultura

Rancho Folclórico Sampaense comemora 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense, de S. paio de Gramaços, comemora domingo, dia 11, 40 anos de “centenas de atuações” em festivais no país e no estrangeiro. O objetivo do grupo,

Educação

Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro

Hoje comemora-se em Oliveira do Hospital o Dia Municipal para a Igualdade. A efeméride criada em 2011 no âmbito do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”…

Informação

Conheça o calendário desportivo. FCOH e ADN jogam última jornada

A época desportiva da Série C do Campeonato Nacional termina este domingo, dia 12 de maio, pelas 17h00, com jogos da 34ª jornada.

Região

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Última Hora

ANPC emite aviso sobre o aumento de temperatura para a próxima semana

Autoridade Nacional de Proteção Civil emite aviso sobre o aumento das temperaturas para os próximos dias, já a partir de domingo e os cuidados com o tempo seca e perigos

Informação

Covid-19: Primeiro caso detetado na Guarda é de um homem residente em Viseu

O Laboratório de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda confirmou, ontem o primeiro caso positivo de doente infetado com o vírus da Covid-19.

Região

COVID-19: Câmara de Seia associa-se a empresa local na produção de máscaras

A Câmara Municipal de Seia vai associar-se a uma empresa de confeções, com sede no Concelho, que está prestes a iniciar a produção de máscaras…

Última Hora

Alexandrino apela à reciclagem no dia em que inaugura “Compostor Comunitário”. Promete aplicar coimas a quem deposite resíduos em matas (com vídeo)

A população de Oliveira do Hospital dispõe, desde hoje, Dia Mundial do Ambiente, de um compostor comunitário que possibilita a transformação das aparas domésticas em fertilizante. 

Informação

Região: Colisão entre viatura ligeira e moto provoca um morto

Uma colisão entre uma viatura ligeira e uma moto provocou hoje um morto em Gatões, Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

Última Hora

Município de Penacova investiu 165 mil euros no apoio à natalidade

O município de Penacova atribuiu o título “Ser Penacova” a todas as crianças que atualmente estão abrangidas pelo Programa de Apoio à Natalidade…