CIM Região de Coimbra na “vanguarda” da adaptação às alterações climáticas
26 Fevereiro, 2020 355 visualizações

CIM Região de Coimbra na “vanguarda” da adaptação às alterações climáticas

image_pdfimage_print

O Espaço Inovação Mealhada acolheu, hoje, a apresentação pública do projeto “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”.

A apresentação pública contou com a presença dos autarcas dos municípios parceiros, a participação do POSEUR e da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH) do Centro.

Este projeto, liderado pela CIM Região de Coimbra, em parceria com os Municípios de Condeixa-a-Nova, Mealhada e Montemor-o-Velho, consiste na implementação de ações de demonstração e de disseminação de boas práticas em matéria de adaptação às alterações climáticas, com base nas opções e medidas de adaptação identificadas nos diversos planos e estratégias existentes à escala municipal e intermunicipal.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, referiu que “a CIM Região de Coimbra está muito empenhada em mitigar o impacto das alterações climáticas para evitar fenómenos como o Furacão Leslie, tempestades e incêndios”. O responsável garantiu que existe “um compromisso dos 19 municípios que formam esta região em fazer este trabalho com muito empenho para termos melhores condições para o nosso território”.

Por sua vez, Pedro Cardoso destacou a importância do projeto com o facto do POSEUR ter recebido 22 candidaturas para este aviso, “mas devido à dotação só conseguimos aprovar seis projetos, os que tiveram mais mérito e com melhor pontuação, onde se inclui este projeto da CIM Região de Coimbra”.

Nuno Bravo, da ARH do Centro, realçou que “a CIM da Região de Coimbra está claramente na vanguarda da adaptação às alterações climáticas na Região Centro, prova disso é o Plano intermunicipal que está em implementação, com mais este projeto apresentado hoje”.

O projeto engloba 11 ações: Instalação de equipamentos de sombreamento e de ventilação em infraestruturas de transporte público coletivo de passageiros (paragens) que irá abranger os 19 municípios e ações de divulgação, comunicação e disseminação das boas práticas e dos aspetos associados à adaptação às alterações climáticas. Plantação de espécies autóctones no Mercado Municipal de Condeixa-a-Nova. Arborização de passeios, praças e espaços verdes e eliminação de áreas relvadas por mulching natural e/ou inertes nas urbanizações e Parque Verde da Ribeira de Bruscos, em Condeixa-a-Nova. Tela de sombreamento nos Paços do Concelho de Condeixa-a-Nova. Colocação de velas tensadas para sombreamento no Mercado municipal de Montemor-o-Velho. Pesquisa e captação de águas subterrâneas na urbanização da Quinta de São Luiz, em Pereira do Campo. Implementação de sistemas diferenciados para efeitos de reforço e diversificação das origens de água para rega, através da captação de rega da envolvente do Convento dos Anjos, em Montemor-o-Velho. Aplicação de pavimento rugoso permeável no recinto da feira de Mealhada. Criação de espaço de sombreamento e cobertura verde no edifício da portaria da escola EB2 de Mealhada, bem como instalação de espécies resistentes ao stress hídrico e instalação de sistema de drenagem de águas pluviais e instalação de sistema de rega inteligente. Instalação de três sistemas de nebulização fixos e mascote de nebulização móvel no Parque da Cidade de Mealhada. Construção de um caminho permeável pedonal em saibro e sistema de micro-aspersão para rega das hortas urbanas na Quinta do Vale de S. Romão, no Município da Mealhada.

Este projeto, financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e Portugal 2020, conta com um investimento total de 991.272,37 euros, distribuído por um investimento elegível de 876.838,09 euros e não elegível de 114.434,28 euros, comparticipado em 75% pelo Fundo de Coesão (657.628,57 euros).

Anterior Maratona tecnológica desafia participantes a encontrar soluções sobre Propriedade Industrial
Seguinte Secretária de Estado do Turismo em visita de dois dias ao Centro de Portugal

Notícias Relacionadas

Região

Voluntários vão plantar mil árvores na Serra da Estrela

Mil árvores vão ser plantadas, no domingo, na Mata Nacional da Covilhã, área da serra da Estrela que foi afetada pelos incêndios em 2017.

Informação

Serra da Estrela integra rede espanhola de estâncias de esqui

A Estância de Esqui da Serra da Estrela vai integrar a Associação Turística de Estâncias de Esqui e Montanha (ATUDEM), organismo que integra várias estâncias de esqui espanholas.

Educação

“Ritmo do Coração” assinalou os Dias Mundiais do Coração e da Música em Oliveira do Hospital

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, e do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de outubro, decorreu no passado

Sociedade

Santuário de Fátima propõe passagem de ano para jovens de todo o país

Um fim de ano diferente e alternativo centrado na ‘Luz e no Tempo’ da mensagem de Fátima é a proposta do Santuário de Fátima para os dias de festa da

Politica

IC6: “Vamos ser sérios. Uma coisa é não haver nada. Outra coisa é haver um plano de intenções”

A visita do Primeiro Ministro ao concelho e o IC6 marcaram hoje o debate político na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospita. O presidente da Câmara …

Última Hora

Coimbra entre os sete distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo, na terça e quarta-feira, devido à agitação marítima, informou hoje o Instituto

Última Hora

Abril com vento, descida da temperatura e neve

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que a precipitação está de regresso um pouco por todo o país e o vento vai soprar com

Última Hora

Viseu: Cerca de 300 pessoas exigiram alargamento da urgência e criação de centro oncológico

Três centenas de pessoas concentraram-se, na tarde do passado sábado, no Rossio de Viseu para exigir a concretização rápida das obras de alargamento do serviço de urgência e a criação

Desporto

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

A 25ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou um empate ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e uma derrota à Associação Desportiva Nogueirense.

Última Hora

  GNR identificou suspeitos de vandalismo no concelho de Seia

Na passada quinta-feira, cinco homens, com idades compreendidas entre os 14 e os 39 anos, foram identificados pelo Comando Territorial da GNR Guarda por suspeita de atos de vandalismo, no

Destaque

Torneio 24 Horas: PIDS pretende “promover o desporto, a igualdade, o respeito, a emoção e a amizade”

É já este fim-de-semana, 13 e 14 de julho, que se realiza o “5º Torneio 24 Horas” na freguesia do Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital que,

Última Hora

Góis promove Orçamento Participativo pela primeira vez

O Município de Góis avanÇAa este ano, pela primeira vez, com o Orçamento Participativo de Góis. Como forma de potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na