CIM Região de Coimbra intensifica projeto de controlo à vespa asiática
16 Julho, 2020 320 visualizações

CIM Região de Coimbra intensifica projeto de controlo à vespa asiática

image_pdfimage_print

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra anunciou ter iniciado um projeto-piloto para controlo da vespa asiática.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a Região de Coimbra diz que o projeto conta com a “colaboração direta do município de Vila Nova Poiares, escolhido pela sua dimensão e centralidade na região, onde serão instaladas mais de 200 armadilhas construídas pelos alunos de várias escolhas da região, no âmbito do projeto ClimAgir, financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão”.

“O objetivo passa por verificar o efeito direto das armadilhas na captura desta espécie, utilizando diferentes iscos (por exemplo, groselha, vinho branco e cerveja), e quantificar o efeito que esta medida preventiva terá na redução de ninhos de vespa asiática criados, com vista à sua replicabilidade do método por todo o território” da Região de Coimbra, refere o comunicado.

A comunidade intermunicipal destaca que a “vespa asiática constitui uma enorme ameaça para a abelha comum, sendo um predador para o qual a abelha não está preparada”.

“Por isso, é necessário o seu controlo para o equilíbrio da biodiversidade e dos ecossistemas, protegendo a abelha comum, responsável pela polinização, que mantém e fomenta o crescimento da nossa natureza, mas também pela produção de mel, produto de elevado valor para a região”, conclui.

A Região de Coimbra integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada (distrito de Aveiro), Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua (distrito de Viseu), Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Anterior Portugal com mais três mortes e 339 casos confirmados
Seguinte Região: PJ desmantelou grupo suspeito de tráfico de estupefacientes

Notícias Relacionadas

Última Hora

Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade no Dia dos Museus

No próximo sábado, dia 18 de maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, os espaços museológicos municipais em Seia têm entrada gratuita e promovem atividades para visitantes.

Região

Purever Industries ofereceu unidade de triagem Covid-19 ao Hospital de S.Teotónio-Viseu

A Purever Industries, através da sua unidade localizada em Nelas, a Purever Tech, dotou o  Hospital de S. Teotónio – Viseu de uma unidade modular para triagem Covid-19.

Destaque

Alexandrino revela que no executivo (PSD) anterior ao seu foram atribuídos 55 subsídios no montante de 349 mil Euros às fábricas da Igreja

A polémica em torno do subsídio de 6600 Euros atribuído pelo Município de Oliveira do Hospital às fábricas da igreja levou o presidente da autarquia a revelar que o executivo

Informação

Caule conhece exemplo coreano e constata que “Portugal continua a assobiar para o ar” na erradicação do nemátodo

Uma comitiva da Coreia do Sul esteve ontem reunida com responsáveis e técnicos da Caule – Associação Florestal da Beira Serra e outros especialistas…

Última Hora

Região: Dupla detida em flagrante delito por tráfico de estupefacientes

Um homem e uma mulher, com idades entre os 28 e os 66 anos, foram detidos em flagrante delito pela GNR em Mangualde por tráfico de estupefacientes.

Informação

Prisão preventiva para suspeito de violência doméstica na Covilhã

Um homem de 40 anos, suspeito de agredir e ameaçar a companheira reiteradamente, foi detido no concelho da Covilhã e vai ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Última Hora

Oliveira do Hospital mostra potencial turístico na BTL

O Município de Oliveira do hospital está hoje em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa com um filme promocional, uma ação de degustação e encontro entre operadores turísticos do

Última Hora

Açores: Situação de crise energética. Mais de 250 ocorrências e 53 desalojados. Sismo de 3.1 sentido no Faial

O Governo regional dos Açores declarou hoje situação de crise energética para garantir o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, devido aos estragos causados na sequência da passagem

Última Hora

GNR identificou quatro suspeitos de fogo florestal

A GNR anunciou, hoje, ter identificado um homem e três mulheres por suspeita da prática de crimes de incêndio florestal, nos concelhos de Tabuaço e de Penedono, no distrito de

Região

Acusado de atropelar peregrinos admite culpa, mas “não estava embriagado”

O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu hoje a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido “umas cervejas”,

Sociedade

90 Novas viaturas entregues hoje à GNR

As 90 novas viaturas que foram hoje entregues à GNR, representam um investimento de quatro milhões de euros, e segundo Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, visam aumentar

Última Hora

EN 17 e IC6 dominam discussão política na Assembleia Municipal (Atualizada)

A falta de intervenção na EN17 e o impasse em torno do IC6 volta a dominar a discussão na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…