CIM Região de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mira vão criar Ecopista no litoral
19 Setembro, 2017 1018 visualizações

CIM Região de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mira vão criar Ecopista no litoral

image_pdfimage_print

O Turismo de Portugal acolheu positivamente a proposta de execução do percurso da Ecopista, nos Municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, …

… que permitirá ligar os referidos Municípios à rota Eurovelo 1, que integra a rede Europeia de Ciclovias, constituída atualmente por 15 rotas cicláveis de longa distância que cruzam o continente Europeu.

 Na reunião realizada em Lisboa, os representantes da CIM Região de Coimbra e dos três Municípios foram incentivados pelo Turismo de Portugal a desenvolver o projeto destinado à valorização da oferta de Cycling & Walking atráves da ligação intermunicipal entre a Ecopista do Dão, Ecovia do Mondego, Ecopista do Vouga e Eurovelo 1 e que contribuirá fortemente para o aumento da atratividade turística destes territórios e do país.

Ao assegurar a conclusão da malha da Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica – no território da CIM Região de Coimbra, a proposta, que será candidatada ao Programa Valorizar, permite a adequação das características naturais e potencialidades do território à criação de novas abordagens turísticas, com reflexos no impulso de novas atividades económicas ligadas ao turismo.

Nos objetivos da iniciativa, que cruza com outros projetos da CIM Região de Coimbra, incluem-se a promoção da conexão aos Portuguese Trails, turismo de natureza, bem como o reconhecimento internacional da marca, conhecimento do território e a valorização dos recursos endógenos.

Permitindo a circulação em cerca de 83 km, o percurso estende-se ao longo da costa atlântica entre o limite Norte do município de Mira e o limite Sul do município da Figueira da Foz, apresentando uma forte potencialidade e interesse para o turismo e para o lazer, visando potenciar e valorizar turisticamente a Região de Coimbra e a Região Centro.

A execução do projeto, que representa um investimento de 1 milhão e 250 mil euros, torna-se, assim, decisivo para a conclusão do percurso da Eurovelo1, estando o mesmo devidamente conectado, a Norte e a Sul, com os concelhos limítrofes, de forma a garantir a continuidade da rota.

Anterior Campanha eleitoral arranca hoje. Em Oliveira do Hospital são quatro as candidaturas à Câmara Municipal
Seguinte Incêndio em Penacova mobiliza 139 operacionais e três meios aéreos

Notícias Relacionadas

Informação

Marcelo não vai propor renovação do Estado de Emergência

O Chefe do Estado esteve, durante a manhã de hoje, reunido na sede do Infarmed para ouvir as conclusões dos peritos sobre a evolução pandémica em Portugal.

Sociedade

CDOS de Coimbra faz balanço de ocorrências no distrito

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra revelou, há instantes, o quadro de ocorrências decorrentes das atuais condições meteorológicas adversas. Os dados dizem respeito ao período compreendido entre

Destaque

Covid 19: Sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital serve refeições a alunos mais carenciados (escalão A)

A escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a Escola Secundária, integra o conjunto de 800 escolas que a partir desta segunda-feira,…

Última Hora

Casimiro Santos alcança 2º lugar no Concurso Nacional de Pizzaiolos com pizza de requeijão e doce de abóbora

O pizzaiolo Casimiro Santos, do restaurante L’Artista de Oliveira do hospital, conseguiu ontem o 2º lugar no Concurso Nacional de Pizzaiolos, que decorreu no Cais de Gaia,…

Informação

Aveiro: Homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem com 32 anos de idade, sem ocupação profissional definida, fortemente indiciado pelo crime de

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital vai contrair empréstimo de dois milhões de Euros para realização de obras nas freguesias

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou  pela contratação de um empréstimo de dois milhões de Euros destinados à realização de obras nas freguesias. A medida, aprovada em reunião

Região

CIM da Região de Coimbra promove Fórum das Centrais de Compras

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, 17 de abril de 2018, o  Fórum das Centrais de Compras das Comunidades Intermunicipais, …

Região

Neve coloca amanhã dez distritos sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental vão estar, amanhã, sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve.

Última Hora

Centro de Portugal é a região que tem mais praias com “qualidade de ouro”

A região Centro de Portugal é aquela que apresenta, este ano, mais praias classificadas com “qualidade de ouro” pela associação ambientalista Quercus. No total, são 93 as praias desta região…

Cultura

Bobadela em destaque no IV Festival Internacional de Cine Arqueológico de Castilla y León (Zamora, 2019): “Splendidissima Civitas” (Portugal)

Bobadela em destaque no IV Festival Internacional de Cine Arqueológico de Castilla y León (Zamora, 2019): “Splendidissima Civitas” (Portugal) Este documentário está a concurso em Espanha num festival de cinema

Última Hora

Mundo: Nasceu um bebé em pleno ataque de Nice

O atentado a Nice chocou o mundo e instalou o pânico entre as pessoas que se encontravam no local. Contudo, o medo do cenário bárbaro que se viveu…

Última Hora

Coimbra: Polícia recupera ouro e dinheiro furtados do interior de casas

No âmbito de um inquérito de investigação, relacionado com crimes de furto no interior de residências em Coimbra, praticados entre fevereiro e outubro de 2018, foram recuperados vários artigos que