CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal
21 Março, 2018 912 visualizações

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

image_pdfimage_print

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

… Luís Capoulas Santos, o contrato de financiamento para a constituição de um Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal.

O reforço da articulação e do funcionamento integrado dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais na sua área de intervenção, é um dos objetivos do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, constituído ao abrigo do Fundo Florestal Permanente.

O aumento de resiliência dos territórios, a divulgação das políticas florestais, disponibilização e difusão de informação técnica de âmbito florestal fazem parte da missão da nova estrutura da CIM Região de Coimbra a quem compete articular e compatibilizar os instrumentos de planeamento florestal de âmbito municipal, bem como promover a transposição homogénea dos Planos Regionais de Ordenamento Florestal para os Planos Diretores Municipais.

O Gabinete Técnico Intermunicipal da CIM Região de Coimbra assumirá o acompanhamento dos Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios, sendo, também, responsável pela identificação de unidades de planeamento e gestão das intervenções integradas de âmbito florestal à escala intermunicipal.

A produção e disponibilização de informação cartográfica e de âmbito florestal aos Gabinetes Técnicos Florestais é outra das atribuições.

Para João Ataíde, a constituição do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal “é mais um passo para consolidar a gestão intermunicipal da floresta e minimizar os riscos que lhe estão associados. Como verificamos este verão os incêndios não estão confinados aos limites dos municípios pelo que urge uma gestão a outra escala”.

Refira-se que recentemente a CIM viu aprovada uma candidatura para a realização de fogo controlado nas áreas de maior risco de incêndio florestal. A fileira florestal representa na região de Coimbra mais de 50 por cento das exportações sendo um dos setores mais importantes da economia regional.

Anterior Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)
Seguinte Crianças plantaram mil árvores em ação de reflorestação em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Informação

Trabalhos de poda de árvores levam a interdição de estacionamento na cidade

Estão a decorrer na cidade de Oliveira do Hospital trabalhos de poda de árvores que levam a alguns condicionamentos no estacionamento automóvel.

Informação

Arganil debateu o plano estratégico para a recuperação pós-incêndio

O Município de Arganil realizou, no 24 de fevereiro, uma reunião com diversas entidades do concelho no âmbito do Plano Estratégico para a recuperação pós-incêndio que está em preparação.

Última Hora

Seia: Mil e seiscentos seniores participaram em convívio

O Município de Seia voltou a proporcionar um dia de lazer e convívio aos idosos e pensionistas do concelho, com a realização de mais uma edição do Convívio Sénior, que

Educação

Manuais gratuitos para 500 mil alunos disponíveis a partir de hoje

Manuais escolares gratuitos, novos ou usados, começam a ser distribuídos a partir de hoje através da plataforma MEGA aos cerca de 500 mil alunos do 1.º ao 6.º ano.

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 72º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 3 de junho, o seu 72º aniversário.

Região

Circulação na Linha da Beira Alta retomada

A circulação na Linha da Beira Alta, interrompida desde as 08h00 de hoje, foi retomada às 14h40, disse à agência Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Informação

Feridos graves têm até 30 de maio para requerer indemnizações

Autarcas, dirigentes associativos e, sobretudo, vítimas dos incêndios de outubro passado deslocaram-se na tarde de ontem à Casa da Cultura de Oliveira do Hospital…

Informação

Arganil inaugura reabilitação de ETAR da ZI da Relvinha

Concretizada a empreitada de reabilitação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial da Relvinha, no Sarzedo, o município de Arganil …

Destaque

Associação valoriza 41 aldeias de montanha de nove municípios

São Gião e Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, integram o conjunto das 41 aldeias de montanha, de nove municípios, que compõem a…

Região

Acidente em Miranda de Corvo faz quatro feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, esta tarde, em Miranda do Corvo, cerca das 14h00, resultou em quatro feridos, um dos quais encarcerado.

Educação

“Papel do Enfermeiro na Saúde Escolar” em debate na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

O “Papel do Enfermeiro na Saúde Escolar” é o tema do debate que vai ter lugar, amanhã, pelas 14h30,…

Sociedade

Rancho Sampaense comemorou 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense comemorou no domingo, dia 11, o 40º aniversário numa festa marcada pela emoção e valorização da cultura da região.